Quer tenha ouvido um pouco sobre o marketing PPC e esteja curioso para saber mais, ou já saiba que quer usar PPC para comercializar e crescer o seu negócio, mas não sabe por onde começar, veio ao sítio certo!
Primeiro, teremos de definir PPC e estabelecer um entendimento básico de como funciona a publicidade PPC. Vamos lá!
O Que é PPC?
PPC significa pay-per-click, um modelo de marketing digital em que os anunciantes pagam uma taxa de cada vez que um dos seus anúncios é clicado. Essencialmente, é uma forma de comprar visitas ao seu site, em vez de tentar "ganhar" essas visitas de forma orgânica ( SEO ).
A publicidade nos motores de busca é uma das formas mais populares de PPC. Permite aos anunciantes licitarem a colocação de anúncios nos links patrocinados por um motor de busca quando alguém procura numa palavra-chave relacionada com a sua oferta comercial. Por exemplo, se licitarmos a palavra-chave "Agencia de SEO", o nosso anúncio poderá aparecer no primeiro lugar na página de resultados do Google.
Sempre que o nosso anúncio é clicado, enviando um visitante ao nosso website, temos de pagar ao motor de busca uma pequena taxa. Quando o PPC está a funcionar correctamente, a taxa é trivial pois a visita vale mais do que aquilo que se paga por ela. Por outras palavras, se pagarmos 3€ por um clique mas o clique resultar numa venda de 300€, então teremos feito um grande lucro.
Muita coisa se faz na construção de uma campanha PPC vencedora: desde a pesquisa e selecção das palavras-chave certas, à organização dessas palavras-chave em campanhas bem organizadas e grupos de anúncios, até à criação de páginas de aterragem PPC que são optimizadas para conversões. Os motores de busca recompensam os anunciantes que conseguem criar campanhas pay-per-click relevantes e inteligentemente direccionadas, cobrando-lhes menos por cliques publicitários. Se os seus anúncios e páginas de aterragem forem úteis e satisfatórios para os utilizadores, o Google cobra-lhe menos por clique, levando a maiores lucros para o seu negócio. Portanto, se quiser começar a usar PPC, é importante aprender a fazê-lo correctamente.
A nossa equipa tem vindo a trabalhar com campanhas de PPC para clientes ao longo dos ultimos 10 anos com gestão de campanhas com orçamentos mensais de 200 a 10mil euros e estamos prontos a ajuda-lo a implementar uma estratégia eficiente de Google Ads PPC. Contacte-nos para saber como podemos ajudar a crescer o seu negócio através de PPC.
O Que São os Anúncios do Google PPC?
O Google Ads é o sistema de publicidade PPC mais popular do mundo. A plataforma de anúncios permite às empresas criar anúncios que aparecem no motor de busca do Google e noutras propriedades do Google. Caso pretenda dominar os motores de busca de forma orgânica, recomendamos falar com um dos nossos consultores de SEO para uma análise grátis do seu negócio.
O Google Ads opera num modelo pay-per-click, no qual os utilizadores licitam por palavras-chave e pagam por cada clique nos seus anúncios. Cada vez que uma pesquisa é iniciada, o Google analisa a lista de anunciantes de Anúncios e escolhe um conjunto de vencedores para aparecer no valioso espaço de anúncios na sua página de resultados de pesquisa. Os "vencedores" são escolhidos com base numa combinação de factores, incluindo a qualidade e relevância das suas palavras-chave e campanhas publicitárias, bem como a dimensão das suas propostas de palavras-chave.
Mais especificamente, quem aparece na página baseia-se na Classificação do Anúncio de um anunciante, uma métrica calculada ao multiplicar dois factores-chave – o CPC Bid (a maior quantia que um anunciante está disposto a gastar) e o Quality Score (um valor que tem em conta a sua taxa de cliques, relevância, e qualidade da página de aterragem). Este sistema permite aos anunciantes vencedores chegarem a potenciais clientes a um custo que se enquadra no seu orçamento. É essencialmente uma espécie de leilão. O infográfico abaixo ilustra como este sistema de leilão funciona.
Conduzir o marketing de PPC através dos anúncios do Google é particularmente valioso porque, sendo o motor de pesquisa mais popular, o Google recebe um grande volume de tráfego e, por conseguinte, proporciona a maior quantidade de impressões e cliques nos seus anúncios. A frequência com que os seus anúncios PPC aparecem depende das palavras-chave e dos tipos de correspondência que seleccionar. Embora uma série de factores determine o sucesso da sua campanha publicitária PPC, pode-se alcançar bastante concentrando-se em:
- Relevância da Palavra-chave - Elaborar listas de palavras-chave PPC relevantes, grupos apertados de palavras-chave, e textos publicitários apropriados.
- Qualidade da Página de Aterragem – Criar páginas de aterragem otimizadas com conteúdo persuasivo e relevante e uma clara chamada para a acção, adaptadas a consultas de pesquisa específicas.
- Quality Score - A Quality Score é a classificação do Google quanto à qualidade e relevância das suas palavras-chave, páginas de aterragem, e campanhas PPC. Os anunciantes com melhores Quality Scores obtêm mais cliques de anúncios a custos mais baixos.
- Criatividade - É vital atrair a cópia do anúncio; e se estiver a fazer publicidade na rede de exposição, pode usar ferramentas para criar anúncios de qualidade de designer que irão exigir cliques.
Pesquisa por Palavras-chave para o PPC
A investigação por palavra-chave para PPC pode ser incrivelmente demorada, mas é também incrivelmente importante. Toda a sua campanha de PPC é construída em torno de palavras-chave, e os anunciantes mais bem sucedidos dos Anúncios da Google crescem e refinam continuamente a sua lista de palavras-chave de PPC. Se fizer pesquisa de palavras-chave apenas uma vez ao criar a sua primeira campanha, estará provavelmente a perder centenas de milhares de palavras-chave valiosas, longas e de baixo custo e altamente relevantes que poderiam estar a conduzir tráfego para o seu site.
Uma lista de palavras-chave para PPC eficaz deve ser:
- Relevante - Claro que não quer pagar por tráfego da Web que não tem nada a ver com o seu negócio. Quer encontrar palavras-chave direcionadas que levem a uma maior taxa de cliques PPC, custo efetivo por clique, e aumento dos lucros. Isso significa que as palavras-chave que licita devem estar intimamente relacionadas com as ofertas que vende.
- Exaustiva - A sua pesquisa por palavra-chave deve incluir não só os termos mais populares e frequentemente pesquisados no seu nicho, mas também mais longas. As palavras-chave longas são mais específicas e menos comuns, mas são responsáveis pela maior parte do tráfego de pesquisa. Além disso, são menos competitivas, e, portanto, menos dispendiosas.
- Expansiva - O PPC é iterativo. Quer aperfeiçoar e expandir constantemente as suas campanhas e criar um ambiente em que a sua lista de palavras-chave esteja constantemente a crescer e a adaptar-se.
Se quiser encontrar palavras-chave de alto volume, específicas da indústria, para usar nas suas campanhas de PPC, não deixe de verificar as nossas populares palavras-chave.
Gestão das Campanhas de PPC
Uma vez criadas as suas novas campanhas, terá de as gerir regularmente para garantir que continuem a ser eficazes. De facto, a atividade contabilística regular é um dos melhores preditores do sucesso da conta. Deverá analisar continuamente o desempenho da sua conta e fazer os seguintes ajustes para otimizar as suas campanhas:
- Acrescentar palavras-chave PPC: Expanda o alcance das suas campanhas PPC adicionando palavras-chave que sejam relevantes para o seu negócio.
- Adicionar Palavras-Chave Negativas: Adicionar termos não-convertidos como palavras-chave negativas para melhorar a relevância da campanha e reduzir os gastos desperdiçados.
- Grupos de anúncios divididos: Melhore a taxa de cliques (CTR) e a Quality Score, dividindo os seus grupos de anúncios em grupos mais pequenos e mais relevantes, que o ajudam a criar páginas de texto e páginas de aterragem mais direcionadas.
- Rever as Palavras-chave PPC Mais Caras: Avalie as palavras-chave caras e de baixo desempenho e retire-as, se necessário.
- Refinar as Páginas de Aterragem: Modifique o conteúdo e as chamadas para ação (CTAs) das suas páginas de aterragem para alinhar com as consultas de pesquisa individuais, a fim de aumentar as taxas de conversão. Não envie todo o seu tráfego para a mesma página.
O desenvolvimento de campanhas PPC eficientes é um processo complexo e necessita de ser constantemente supervisão para garantir que não dá cabo do seu orçamento por não saber como otimizar a sua campanha. Se pretende ter uma equipa profissional e com mais de 10 anos de experiencia em PPC a gerir as suas campanhas, envie-nos uma mensagem e teremos todo o gosto em analisar o seu projeto sem qualquer compromisso.
