Precisa de uma estratégia de Marketing Digital para pequenas e médias empresas? A estratégia de marketing digital é uma parte importante do marketing geral de uma empresa, independentemente do seu tamanho ou do facto de ela estar ou não, a fazer negócios online.
O marketing de pequenos negócios, para uma empresa local pode incluir muitos métodos de publicidade local off-line, mas deve também lançar mão a estratégias de marketing digital para maximizar as vendas na economia dos dias de hoje. Um pequeno negócio cujos negócios se realizam sobretudo online, deve adotar uma estratégia de marketing digital que permita facilmente aos usuários online encontrar o negócio.
Existem diversas áreas-chave do marketing online, nas quais um pequeno negócio deve ter interesse. Algumas delas são especialmente importantes para os negócios locais que operam off-line, enquanto outras são mais eficazes para os negócios que operam exclusivamente on-line. Há negócios que simplesmente de momento, apenas atuam em áreas de marketing que são dada a sua complexidade, mais direcionadas para os pequenos negócios, na Internet. A nossa equipa de consultores especializados em SEO está pronta para o ajudar em todo o processo e basta contactar-nos para receber uma consultoria grátis para avaliar o seu negócio.
Marketing digital para pequenas e médias empresas por profissionais
A nossa equipa tem desenvolvido estratégias de Marketing digital para pequenas e médias empresas nacionais e internacionais ao longo de vários anos com resultados excelentes e temos a certeza que seremos a solução perfeita para o ajudar a crescer o seu negócio de forma eficiente.

Qual é a estratégia de marketing digital que melhor se adapta ao meu pequeno negócio?
Dê uma espreitadela e perceba em que é que os seus clientes consomem maior parte do tempo quando estão online. A sua base de clientes digitais pode ser um público diferente do que tem estado a segmentar. O orçamento poderá ser um fator importante ao decidir que estratégias de marketing digital deve implementar.
Não tenha medo de testar diversos métodos para decidir qual é a estratégia de marketing digital que melhor se adapta à sua empresa. Analise os resultados para ver quais são os métodos mais eficazes, tendo em conta os seus clientes habituais. Verifique ainda, se está a obter um retorno do investimento positivo (ROI). Algumas estratégias podem ser difíceis de avaliar, no entanto, é importante que seja consistente no seu método de as avaliar - uma sugestão é comparar a receita da empresa durante certos esforços de marketing com a receita gerada durante a execução de outras campanhas de marketing.
Atenção: deve rever o plano de marketing pelo menos uma vez por ano para se certificar que este está atualizado e ainda atende às necessidades de negócios.
Marketing de Motores de Busca
Esta parte do marketing é um ponto-chave para um pequeno negócio. Pois, oferece a possibilidade de competir com negócios maiores, sobretudo quando consegue alcançar mais visibilidade nos resultados do motor de busca. Uma vez que, as pessoas usam a pesquisa para encontrar produtos online e localmente, é importante que o seu negócio tenha uma posição elevada nos resultados de pesquisa para palavras relacionadas com o que vende. As empresas profissionais de marketing da Internet, oferecem esse serviço recorrendo à otimização do motor de busca (SEO), que permite aumentar a classificação das páginas web nos resultados do motor de busca através de meios como:
- Pesquisa e volume de palavras-chave
- Link building interno
- Otimização de conteúdo para produzir informações relevantes e de alta qualidade
Marketing de Busca Local
O marketing baseado na localização tem em conta a otimização do site para resultados de pesquisa mas, também integra a função de mapas e um mecanismo de pesquisa. Isto acontece mesmo com o Google. A localização do seu negócio pode aparecer na lista disponibilizada e conter informações sobre a forma de chegar e o endereço, dando aos potenciais clientes o que eles precisam poder para visitar o seu estabelecimento. O número de telefone e a sua página web, geralmente, também aparecem discriminados nessa lista. O atendimento ao cliente está frequentemente disponível para ajudar, o potencial cliente, a decidir se tem interesse no seu produto ou serviço.
Marketing de Conteúdo
Esta estratégia tem como objetivo facultar aos potenciais clientes informações sobre o seu produto ou serviço, bem como informações gerais. Hoje em dia, todos estão a tentar vender. Contudo, aqueles que conseguem dar informação tem mais probabilidades de obter mais vendas. Consoante o nível de informação facultada, as pessoas tendem a considerar aquela empresa mais ou menos especializada naquele nicho. Daí, a informação ajudar a inspirar confiança no consumidor que pretende comprar.
No passado, o marketing de conteúdo era sobretudo realizado através de brochuras e guias impressos. Hoje em dia a estratégia tende a basear-se na disponibilização de artigos e informações valiosas e relevantes, na sua página web, que aconselham e atraem potenciais clientes e servem como chamariz.
Marketing das Redes Sociais
Este tipo de estratégia pode ser ligeiramente complexa. Todos falam sobre as redes sociais mas, a verdade é que pode ser complicado para algumas empresas integrar os seus negócios nas redes sociais. O tipo de rede social utilizada, bem como a forma de a usar, depende muito do negócio. Para algumas empresas, estar em contacto com os seus clientes e oferecer-lhes noticias pode ser um elemento-chave para o sucesso.
Outros negócios, como restaurantes locais, tem tido sucesso recorrendo às redes sociais para partilhar com os seus clientes as suas especialidades, recentemente adicionadas ao menu. O aspeto mais importante das redes sociais é usá-las para fortalecer a sua base de clientes e conseguir repetir as vendas.
Tentar dar-se a conhecer numa ampla rede de plataformas de redes sociais, pode ser difícil para os quem tem pequenos negócios, com recursos limitados. Ao invés disso, descubra que canais online fazem mais sentido para o seu negócio, e para atrair os clientes que pretende alcançar. Está a tentar alcançar clientes profissionais? O LinkedIn pode ser a sua ferramenta ideal. O seu marketing tem um aspeto visual forte? O Instagram pode ser a melhor opção para o seu negócio.
Dica: O marketing das redes sociais visa promover o relacionamento com clientes – não é apenas para vender. Use a plataforma para ouvir e interagir com a sua clientela online.
Marketing através do E-mail
Talvez tenha recebido atualizações de ofertas sobre produtos, ou cupões para se inscrever. À medida que esta lista cresce, ela torna-se mais valiosa. Muitos profissionais de marketing consideram esta como uma estratégia de marketing muito importante, e de longo prazo para pequenos negócios.
Esta forma de marketing pode ser crucial para o sucesso online ou offline de um pequeno negócio. Sobretudo porque, o marketing através de e-mail promove produtos e serviços eletronicamente - por meio de newsletters, atualizações, promoções ou mensagens gerais - e depende da construção de uma lista de potenciais e atuais clientes. Essa lista de nomes e e-mails consiste em pessoas que estão interessadas no seu negócio, e tal é possível saber porque elas mesmas optaram por estar presentes na lista.
Mobile Marketing
A experiência do consumidor, hoje em dia, é amplamente orientada por meio de um dispositivo móvel - esteja ele a pesquisar o produto, a empresa, a fazer uma comparação de preços ou realmente a comprar um produto.
O Mobile Marketing visa atingir os clientes através dos seus smartphones ou tablets, usando meios como mensagens de texto, redes sociais, página web, e-mail e aplicações. Os negócios podem tirar proveito da tecnologia para alcançar a clientela com base num horário ou local, enviando aos potenciais clientes um código de desconto, quando eles entram numa loja.
Importante: Certifique-se de que sua presença online e estratégia de marketing digital são compatíveis com dispositivos móveis, já que os consumidores passam cada vez mais tempo nos telemóveis.
Marketing de Anuncios Pagos
O marketing de anuncios pagos (CPC) é levado a cabo através de anúncios online em que o negócio só paga se o anúncio for clicado. Existem diversos tipos de anúncios online: aqueles que são apresentados na parte superior e nas laterais de uma pesquisa, promoções que são veiculadas antes dos vídeos ou anúncios que aparecem em aplicações ou durante a navegação online.
Alguns dos benefícios do marketing CPC são o facto de que, o negócio apenas paga pelos resultados e o facto de os anúncios poderem ser redirecionados para uma localização geográfica específica.
O custo do marketing de CPC pode variar significativamente dependendo de quanto o negócio está disposto a investir em publicidade. O preço é baseado principalmente na competição de palavras-chave - palavras-chave populares que têm alta competição, custarão mais.
Por último
Muitas estratégias de marketing online são terceirizadas, porque, a menos que disponha de muito tempo para se dedicar, é difícil acompanhar as múltiplas mudanças que acontecem quando se trata de estratégia. Consegue facilmente tratar do marketing de conteúdo e e-mail sozinho, mas nunca é demais pedir conselhos a especialistas em estratégia, que o irão ajudar a começar.
Se tem um pequeno negócio, deve ter em consideração as áreas de marketing digital acima referidas. Crie um plano e combine-o com os outros esforços de marketing. Algumas dessas áreas de marketing são mais importantes e eficazes, dependendo do seu negócio. Pode ter profissionais para o ajudar ou optar por terceirizar, se não tiver mão de obra para lidar com as obrigações do marketing, internamente. Se acha que o seu negócio precisa de ajuda profissional para crescer e melhorar, entre em contato com a nossa equipa e descubra como podemos ajudá-lo!
