Novembro 22, 2021

A importância do SEO Local para empresas locais

Pegue no seu telemóvel, abra o Google, e procure “melhores restaurantes italianos.” O que encontra? Os resultados de topo normalmente não são os melhores restaurantes italianos que há em Portugal – e que nem devem fazer parte uma cadeia gigante. São normalmente restaurantes locais na cidade que estão perto de onde se encontra no momento. Esse é o poder do SEO local. Como poderá a sua pequena empresa usar o SEO local para ficar acima da competição online? Continue a ler para aprender mais!

O Que é o SEO Local?

Otimização para motores de busca local faz parte da otimização para motores de busca (ou SEO) que se foca em melhorar a visibilidade de uma empresa local nos resultados locais do motor de pesquisa. Os resultados que aparecem nas pesquisas locais tipicamente respondem a questões  “perto de mim”, o que significa que um pesquisador está à procura de algo “na [CIDADE]” – ou o motor de pesquisa entendeu que há restrições geográficas na pesquisa.

Ao usar estratégias de otimização de buscas locais, as empresas podem melhorar a sua visibilidade nos resultados destas buscas locais ao usar termos relacionados ao negócio e aos seus produtos e serviços.

SEO Local Para Empresas Feito Por Profissionais

Durante os ultimos anos a equipa da Local SEO tem ajudado empresas dos mais variados nichos do mercado nacional e internacional a prosperar e a crescer através de estratégias eficientes de SEO Local. Se pretende ter uma equipa qualificada a gerir o SEO Local da sua empresa, envie-nos uma mensagem e receba uma avaliação gratuita sem compromisso.

SEO Local para empresas

Porque é o SEO Local Importante para Empresas Pequenas?

Hoje em dia, quase metade das consultas no Google são pesquisas locais. Mesmo quando alguém realiza uma pesquisa diária normal, as hipóteses do Google mostrar empresas locais nas proximidades continuam a ser elevadas.

Porque isso é importante para pequenas empresas? Bem, de 2017 a 2019, o Google relatou um aumento de 900% nas pesquisas que incorporem a frase “perto de mim agora/hoje.” Numa tentativa de atender às necessidades dos pesquisadores, o Google começou a fornecer mais resultados para pesquisas geográficas baseadas em:

  • Proximidade
  • Relevância
  • Proeminência

Isto significa que se a sua empresa estiver perto de onde uma pessoa está a fazer a pesquisa, oferecer serviços ou produtos dos quais estão à procura, e tem listagens de empresas locais otimizadas, então será mais provável ser encontrada por potenciais clientes online.

Quais São os Benefícios do SEO Local?

Para além de obter uma maior visibilidade nas páginas dos resultados do motor de pesquisa do Google (SERPS), investir num SEO local tem outras vantagens para as pequenas empresas.

Uma Solução de Marketing Rentável

Enquanto que é necessário tempo e esforço para gerir a informação da sua empresa em diretórios online, pode criar listagens de empresas locais através da web gratuitamente com ferramentas como o Google My Business e o Facebook, o que faz do SEO local uma opção mais rentável para publicidade online.

Ajuda Clientes Locais a Encontrá-lo

72% dos consumidores que procuram por comércios locais visitam uma loja no espaço de oito quilómetros. Portanto se o encontram nos resultados de pesquisa local ou no Google Maps, existe uma maior probabilidade de captar novos clientes para o seu pequeno negócio.

Alcança Clientes Com Desejos de Compra

80% das pesquisas locais que são realizadas em dispositivos móveis convertem-se em vendas. Isto deve-se ao fato do SEO local em Portugal o colocar à frente do cliente no exato momento em que eles procuram por um produto ou serviço, tornando-os muito mais suscetíveis de comprar ou, pelo menos, de pedir mais informações.

Oferece Mais Tráfego Qualificado de Pesquisa

As pesquisas locais podem ajudar a afastar os pesquisadores sem grandes probabilidades de contactar a sua empresa. Não é porque os motores de busca estejam a fazer um esforço conjunto para proteger as empresas dos clientes, mas é porque querem fornecer resultados locais relevantes com base na proximidade e intenção. Por isso alguém que está a 80 quilómetros de distância provavelmente não verá a sua empresa HVAC aparecer na busca, mas alguém a oito quilómetros sim.

Como Podem Pequenas Empresas Usar o SEO Local?

As ações que a sua pequena empresa pode realizar para aumentar a visibilidade nos SERPs locais são mais simples do que pensa. Aqui estão algumas das maneiras mais simples de melhorar os esforços do seu SEO local.

Crie Citações Locais Corretas e Consistentes

Citações locais são casos onde o nome da sua empresa, a morada e o número telefónico são mencionados online – por exemplo, numa listagem de empresas locais. Não importa onde adiciona as citações locais na internet, certifique-se que a informação está correta e é utilizada com o mesmo formato todas as vezes. Isto ajuda a que os motores de busca confiem nos seus dados.

Ponha a Sua Empresa em Diretórios Online Locais

A criação de listas de empresas locais nos principais motores de busca e diretórios de empresas online como Google My Business, Yelp, Yext, Bing Places, e Facebook facilita aos motores de busca a verificação de que o seu negócio é legítimo e que os seus dados estão corretos. (Mais uma vez, certifique-se de que os seus dados são exatos e consistentes!)

Crie e Mantenha Um Perfil de Google My Business

Ao criar um perfil do Google My Business para a sua pequena empresa, pode inserir a informação diretamente na Pesquisa do Google e no Google Maps. Para não falar que o Google My Business lhe permite monitorar avaliações empresariais no Google, fazer atualizações rápidas às suas horas, e até acompanhar os clientes através de funcionalidades como o Google Posts.

Responda Frequentemente às Avaliações (Boas e Más)

Demorar algum tempo a responder às avaliações online mostra aos clientes que se preocupa, o que pode ser um sinal positivo para a classificação na pesquisa local. Enquanto que as avaliações empresariais requerem algum esforço, assim que começar a recebê-las, deve estar pronto a respondê-las – independentemente de serem avaliações positivas ou negativas.

Adicione Conteúdo Hiperlocal ao Seu Website

Incluir palavras-chave locais à cópia do seu website pode ter um grande impacto. Especificamente, ter identificadores empresariais como “dentista em [CIDADE, DISTRITO]” inserido no conteúdo do seu website pode ajudar os motores de busca a compreenderem melhor não só o que devem fazer como também quais as áreas locais que abrange. Isto significa que é mais provável aparecer se alguém na sua área procurar por “dentistas perto de mim”.

Esperamos que as dicas de como contrataro um consultor de marketing digital em Portugal mencionadas neste artigo o ajudem a melhorar o seu site e a sua estratégia de marketing digital. Caso pretenda ajuda profissional para o Marketing Digital da sua empresa, entre em contacto connosco para uma auditoria gratuita.

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