Novembro 29, 2021

O que é um consultor profissional de SEO e porque precisa de um

SEO é um tópico complexo e trabalhar com um consultor de SEO é a opção mais sensata para crescer o seu negócio. Tem tentado lidar com o SEO sozinho, apenas para ver os seus concorrentes nos resultados de pesquisa, e nunca a sua própria página nos primeiros lugares do Google?

É possível que a sua concorrência tenha uma equipa interna dedicada a SEO ou talvez tenha contratado um consultor profissional de SEO para ajudar com uma estratégia de inbound marketing, que permite levar a página web para o topo das SERPs (páginas de resultados de mecanismos de pesquisa), aumentando o tráfego e as taxas de conversão.

Contratar o consultor certo pode reverter essa situação e só assim irá ultrapassar a concorrência. Aqui está o que deve saber sobre os consultores de SEO e porque é que precisa de um.

consultor seo Portugal

Perceber a consultoria de SEO

A consultoria de SEO é um serviço (ou grupo de serviços) que é bastante subutilizado por marcas de tecnologia, empresas de SaaS e muito mais. Se a sua marca ainda não está a atingir o seu potencial orgânico / não pago tal como deseja, provavelmente está na altura de procurar um consultor profissional de SEO.

A maioria dos fundadores, proprietários e equipas de marketing sabem que o SEO é importante para o sucesso da marca, mas quão importante é?

Quando se trata de consultoria de SEO, uma série de serviços de SEO são incluídos como parte do acordo. Esses serviços incluem tudo, desde a pesquisa de palavras-chave de SEO e análise de dados até às estratégias de marketing orgânico feitas sob medida para si. A consultoria de SEO também faz denotar como a pesquisa orgânica pode influenciar e mudar sua marca para melhor.

Por exemplo, considere as empresas de tecnologia. A otimização dos motores de busca, integra-se da seguinte forma:

  • Adaptação de palavras-chave à intenção dos clientes de produtos tecnológicos
  • Publicação de conteúdo informativo, de alta qualidade, em torno de palavras-chave e tópicos de tecnologia
  • Promoção de conteúdo otimizado para alcançar um público desejado, ou seja, clientes que procuram produtos tecnológicos

Com a ajuda de um consultor, será capaz de atingir cada uma destes objetivos, de forma a trazer um novo padrão de sucesso para sua marca

Agora que sabemos o que é a consultoria de SEO, o que é exatamente um consultor profissional de SEO? Quem são eles?

Em primeiro lugar, um consultor de SEO é alguém especialista na otimização de motores de busca, obvio. Apesar de, em conjunto com a sua equipa poderem ter entendimento prático do que SEO é, e como executá-lo num nível básico de trabalho, um consultor é especializado em certas áreas de marketing de pesquisa, para aumentar a visibilidade de uma marca de várias maneiras orgânicas. Essas áreas podem incluir:

  • SEO técnico
  • Ferramentas de SEO
  • SEO na página
  • SEO fora da página
  • Palavras-chave e estratégias temáticas
  • Insights de desenvolvimento da web
  • Estratégias de marketing
  • Redação e edição de SEO
  • Processamento de linguagem natural
  • Otimização da taxa de conversão (OTC)
  • IA (inteligência artificial)

Por outras palavras, um consultor profissional de SEO é alguém com competências em todos os aspetos da otimização de motores de busca - até mesmo nas áreas que talvez você ainda desconheça!

Ao atribuir responsabilidades de SEO a um especialista, em detrimento de as atribuir a um elemento da sua equipa interna, pode aumentar o sucesso da estratégia de SEO da sua marca, graças à experiência e know-how.

O que, realmente, faz um consultor profissional de seo?

Um consultor é responsável por muitos elementos diferentes de otimização dos motores de busca. Geralmente, esse consultor irá rever, analisar e trabalhar no sentido de melhorar a sua página web e os resultados do motor de busca, para obter maior visibilidade e tráfego orgânico.

Este profissional irá ainda rever, analisar e melhorar as ligações de entrada que são veículos importantes para por em prática os conselhos do consultor de SEO. Ele irá oferecer orientações, recomendações e tarefas acionáveis ​​para o ajudar a obter ativamente mais tráfego orgânico, construir links e alcançar posições SERP e cliques mais altos na sua página web.

Resumindo, um consultor profissional de SEO é alguém que torna a presença online da sua marca melhor e mais acessível. Com a ajuda dele, disponibilizará ao seu público-alvo a atenção que pretende, de forma mais eficaz e através de estratégias comprovadas de Inbound marketing.

Outros elementos do trabalho de um consultor de SEO

O trabalho de um consultor profissional de SEO também exige que o consultor seja estratégico, integrador, analítico e tático relativamente às suas capacidades de pensamento crítico para otimizar as seguintes conexões, para a marca:

  • Estratégia de redes sociais
  • Controlo de qualidade de conteúdo (garantia de qualidade)
  • Intenção do usuário
  • Concorrência empresarial
  • Atualizações e alterações do algoritmo do motor de busca
  • Chamadas de Ação (CDAs) 

Porque é que deve contratar um consultor de seo profissional

Pode estar a pensar que trabalhar com um consultor profissional de SEO parece interessante, mas talvez não esteja convencido de que precisa de contratar um. Lembre-se de duas palavras: Inbound marketing.

O Inbound Marketing tem tudo a ver com o crescimento da sua marca, criando e nutrindo conexões reais entre si e os seus consumidores e potenciais clientes. Quando valoriza as pessoas e tem o objetivo de lhes fornecer os produtos certos, pode capacitá-las, demonstrando que entende o que elas precisam.

Quando se trata da metodologia de Inbound marketing, há três categorias que deve ter em conta:

  1. Atrair: Contratar um consultor profissional de SEO é uma excelente maneira de atrair clientes. Eles tratarão de adaptar a sua estratégia de SEO às suas especificações para atrair as pessoas certas usando conteúdo, mensagens, palavras-chave e muito mais, para estabelecer a sua marca como uma autoridade para os produtos e / ou serviços que oferece.
  2. Envolver: O seu consultor também pode lançar mão aos serviços de SEO para aumentar o envolvimento do público e apresentar soluções que direcionem o público até si. Os potenciais clientes podem deixar de ser potenciais e passar a ser clientes
  3. Encantar: graças à ajuda da consultoria, agora pode fornecer ajuda e suporte aos clientes para que tenham sucesso e satisfação ao estabelecer relações comerciais consigo, aumentando assim a retenção.

O que torna um consultor de SEO, bom?

Agora que sabemos o que é um consultor profissional de SEO e porque é que deve contratar um, como é que avança com isso?

Procure estas características para escolher o consultor de SEO certo:

Muita experiência em SEO: Muitas pessoas trabalham em SEO, mas isso não as torna necessariamente um especialista na área. Ao procurar um consultor profissional de SEO, certifique-se de que ele possui vários anos de experiência, um sólido histórico de clientes e projetos anteriores e referências ou testemunhos.

Compreensão dos três aspetos principais de SEO: o consultor deve ser um especialista em SEO on-page, off-page e técnico. Eles devem ter um conhecimento profundo de SEO e de como trabalhar com tudo, desde palavras-chave e tags até à arquitetura e estrutura da página web.

Ótimas habilidades de comunicação: deseja um consultor que seja qualificado para comunicar claramente as mudanças necessárias a implementar, como fazê-las e o porquê.

Obtenha uma análise gratuita do seu conteúdo antes de pagar qualquer coisa

O SEO é um jogo rápido e de alto risco no qual as marcas são forçadas a envolver-se se quiserem competir na era digital. Embora muitos sejam tentados a resolver isso por conta própria, há muitos motivos pelos quais entrar em contato com uma agência de marketing online, e recorrer aos seus serviços pode fazer todo o sentido.

Os diversos benefícios que uma agência oferece significam um ROI sobre o dinheiro investido em serviços de SEO. Entre em contato connosco para saber mais sobre os nossos serviços de SEO, de modo a conseguir acompanhar os seus concorrentes e direcionar novos visitantes para a sua página web, tudo por uma fração do custo de uma equipa de marketing interna.

consultor SEO Portugal

Local SEO Portugal

Agência especializada em SEO e planeamento estratégico que ajuda negócios a aumentarem orgânicamente o seu tráfego e vendas através de SEO.
CONTACTE-NOS
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram