Novembro 29, 2021

Consultor SEO Portugal: Ajuda Profissional para o seu negócio

Um consultor de SEO é cada vez mais um elemento fundamental para melhorar a performance do seu negócio online. Ter um plano eficiente, e uma estratégia de SEO implementada por um consultor especializado em SEO irá aumentar de forma exponencial os retornos do seu negócio enquanto poupa em anúncios pagos.

Contratar um Consultor de SEO em Portugal

Durante mais de 10 anos, a Local SEO tem ajudado de empresas internacionais a pequenos negócios a posicionar os seus negócios online e a aparecer na primeira página dos motores de busca com estratégias personalizadas e desenvolvidas para cada cliente.

Contamos com mais de 200 projetos bem sucedidos em diversas áreas desde Hotéis, clinicas de saúde a empresas de advocacia.

Se pretende perceber de que forma a nossa equipa pode ajudar o seu negócio, agende já uma reunião connosco para podermos avaliar o seu projeto sem qualquer compromisso.


SEO é um tópico complexo e trabalhar com um consultor de SEO é a opção mais sensata para crescer o seu negócio.

Tem tentado lidar com o SEO sozinho, apenas para ver os seus concorrentes nos resultados de pesquisa, e nunca a sua própria página nos primeiros lugares do Google?

É possível que a sua concorrência tenha uma equipa interna dedicada a SEO ou talvez tenha contratado um consultor profissional de SEO para ajudar com uma estratégia de inbound marketing, que permite levar a página web para o topo das SERPs (páginas de resultados de motores de busca), aumentando o tráfego e as taxas de conversão.

Contratar o consultor certo pode reverter essa situação e só assim irá ultrapassar a concorrência. Aqui está o que deve saber sobre os consultores de SEO e porque é que precisa de um.

consultor seo Portugal

Perceber o que é um consultor de SEO

A consultoria de SEO é um serviço (ou grupo de serviços) que é bastante utilizado por marcas de tecnologia, empresas de SaaS e muito mais. Se a sua marca ainda não está a atingir o seu potencial orgânico / não pago tal como deseja, provavelmente está na altura de procurar um consultor profissional de SEO.

A maioria dos fundadores, proprietários e equipas de marketing sabem que o SEO é importante para o sucesso da marca, mas quão importante é?

Quando se trata de consultoria de SEO, uma série de serviços de SEO são incluídos como parte do acordo. Esses serviços incluem tudo, desde a pesquisa de palavras-chave de SEO e análise de dados até às estratégias de marketing orgânico feitas à medida do seu negócio. A consultoria de SEO também faz denotar como a pesquisa orgânica pode influenciar e mudar a sua marca para melhor.

Por exemplo, considere as empresas de tecnologia. A otimização dos motores de busca, integra-se da seguinte forma:

  • Adaptação de palavras-chave à intenção dos clientes de produtos tecnológicos
  • Publicação de conteúdo informativo, de alta qualidade, em torno de palavras-chave e tópicos de tecnologia
  • Promoção de conteúdo otimizado para alcançar um público desejado, ou seja, clientes que procuram produtos tecnológicos

Com a ajuda de um consultor da Local SEO, será capaz de atingir cada uma destes objetivos, de forma a trazer um novo padrão de sucesso para sua marca. Fale já connosco para saber como podemos ajudar o seu negócio.


Agora que sabemos o que é a consultoria de SEO, o que é exatamente um consultor profissional de SEO? Quem são eles?

Em primeiro lugar, um consultor de SEO é alguém especialista na otimização de motores de busca, obvio. Apesar de, em conjunto com a sua equipa poderem ter entendimento prático do que SEO é, e como executá-lo num nível básico de trabalho, um consultor é especializado em certas áreas de marketing de pesquisa, para aumentar a visibilidade de uma marca de várias maneiras orgânicas. Essas áreas podem incluir:

  • SEO técnico
  • Ferramentas de SEO
  • SEO na página ( On page)
  • SEO fora da página ( Off page)
  • Palavras-chave e estratégias temáticas
  • Insights de desenvolvimento da web
  • Estratégias de marketing
  • Redação e edição de SEO
  • Processamento de linguagem natural
  • Otimização da taxa de conversão (OTC)
  • IA (inteligência artificial)

Por outras palavras, um consultor profissional de SEO é alguém com competências em todos os aspetos da otimização de motores de busca - até mesmo nas áreas que a sua equipa nem conhece. Na nossa equipa da Local SEO temos consultores especializados em todas as àreas de SEO de forma a garantir uma cobertura completa de todos os serviços associados.

Ao atribuir responsabilidades de SEO a um especialista, em detrimento de as atribuir a um elemento da sua equipa interna, pode aumentar o sucesso da estratégia de SEO da sua marca, graças à experiência e know-how.

O que, realmente, faz um consultor de SEO?

Um consultor é responsável por muitos elementos diferentes da otimização para motores de busca. Geralmente, esse consultor irá rever, analisar e trabalhar no sentido de melhorar a sua página web e os resultados do motor de busca, para obter maior visibilidade e tráfego orgânico.

Este profissional irá ainda rever, analisar e melhorar as ligações de entrada que são veículos importantes para por em prática a estratégia do consultor de SEO. Ele irá oferecer orientações, recomendações e tarefas acionáveis ​​para o ajudar a obter ativamente mais tráfego orgânico, construir links e alcançar posições SERP e cliques mais altos na sua página web.

Resumindo, um consultor profissional de SEO é alguém que torna a presença online da sua marca melhor e mais acessível. Com a ajuda dele, disponibilizará ao seu público-alvo a atenção que pretende, de forma mais eficaz e através de estratégias comprovadas de Inbound marketing.

Consultor SEO Portugal 2022

Outros elementos do trabalho de um consultor de SEO

O trabalho de um consultor profissional de SEO também exige que o consultor seja estratégico, integrador, analítico e tático relativamente às suas capacidades de pensamento crítico para otimizar as seguintes conexões, para o cliente:

  • Estratégia de redes sociais
  • Controlo de qualidade de conteúdo (garantia de qualidade)
  • Intenção do usuário
  • Concorrência empresarial
  • Atualizações e alterações do algoritmo do motor de busca
  • Chamadas de Ação (CTA's) 

Porque é que deve contratar um consultor de SEO profissional

Pode estar a pensar que trabalhar com um consultor profissional de SEO parece interessante, mas talvez não esteja convencido de que precisa de contratar um. Lembre-se de duas palavras: Inbound marketing.

O Inbound Marketing tem tudo a ver com o crescimento da sua marca, criando e nutrindo conexões reais entre si e os seus consumidores e potenciais clientes. Quando valoriza as pessoas e tem o objetivo de lhes fornecer os produtos certos, pode capacitá-las, demonstrando que entende o que elas precisam.

Quando se trata da metodologia de Inbound marketing, há três categorias que deve ter em conta:

  1. Atrair: Contratar um consultor profissional de SEO é uma excelente maneira de atrair clientes. Eles tratarão de adaptar a sua estratégia de SEO às suas especificações para atrair as pessoas certas usando conteúdo, mensagens, palavras-chave e muito mais, para estabelecer a sua marca como uma autoridade para os produtos e / ou serviços que oferece.
  2. Envolver: O seu consultor também pode lançar mão aos serviços de SEO para aumentar o envolvimento do público e apresentar soluções que direcionem o público até si. Os potenciais clientes podem deixar de ser potenciais e passar a ser clientes
  3. Encantar: graças à ajuda da consultoria, agora pode fornecer ajuda e suporte aos clientes para que tenham sucesso e satisfação ao estabelecer relações comerciais consigo, aumentando assim a retenção.

O que torna um consultor de SEO, bom?

Agora que sabemos o que é um consultor profissional de SEO e porque é que deve contratar um, como é que avança com isso?

Procure estas características para escolher o consultor de SEO certo:

Muita experiência em SEO: Muitas pessoas trabalham em SEO, mas isso não as torna necessariamente um especialista na área. Ao procurar um consultor profissional de SEO, certifique-se de que ele possui vários anos de experiência, um sólido histórico de clientes e projetos anteriores e referências ou testemunhos.

Compreensão dos três aspetos principais de SEO: o consultor deve ser um especialista em SEO on-page, off-page e técnico. Eles devem ter um conhecimento profundo de SEO e de como trabalhar com tudo, desde palavras-chave e tags até à arquitetura e estrutura da página web.

Ótimas habilidades de comunicação: deseja um consultor que seja qualificado para comunicar claramente as mudanças necessárias a implementar, como fazê-las e o porquê.

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O SEO é um jogo rápido e de alto risco no qual as marcas são forçadas a envolver-se se quiserem competir na era digital. Embora muitos sejam tentados a resolver isso por conta própria, há muitos motivos pelos quais entrar em contato com uma agência de marketing online, e recorrer aos seus serviços pode fazer todo o sentido.

Os diversos benefícios que uma agência oferece significam um ROI sobre o dinheiro investido em serviços de SEO. Entre em contato connosco para saber mais sobre os nossos serviços de SEO, de modo a conseguir acompanhar os seus concorrentes e direcionar novos visitantes para o seu site, tudo por uma fração do custo de uma equipa de marketing interna.

Agencia de SEO Portugal

O que faz um consultor de SEO?

Os consultores de SEO lidam com todos os aspetos da otimização do motor de busca, desde pesquisar palavras-chave até analisar o tráfego orgânico, manusear a construção de ligações, a criação de conteúdos e o design ao longo do caminho. Alinham estratégias de marketing de conteúdo com estratégias SEO e formulam planos ações para aumentar o tráfego orgânico, vendas e leads dos seus clientes. Eles também vão ficar à frente das últimas tendências para garantir que a presença orgânica dos seus clientes está a acompanhar a concorrência.

Então, qual é o mal em contratar um colaborador de SEO internamente, em vez de contratar uma agência ou um consultor de SEO? Bem, há muitos. Vamos analisar afundo porque é que um consultor de SEO pode ser um melhor investimento do que uma contratação interna.

1.     AS AGÊNCIAS E CONSULTORES PODEM SER ACESSÍVEIS

Embora o salário anual de um marketing júnior possa parecer apelativo, deve estar ciente de que um único empregado é improvável ter as habilidades e experiência para lidar com todos os aspetos da sua estratégia de SEO e marketing de conteúdo. Se puderem, é provável que precisem de ser um candidato altamente experiente, o que significa um salário ainda mais alto. Por referência, o salário médio de um Gestor SEO é de cerca de 3000 Euros, e do Gestor de Marketing Digital ronda os 2000 Euros, embora os principais candidatos nestas posições ganhem mais de 4000 Euros. Além disso, tem de ter em conta os custos de recrutamento, férias anuais pagas, licenças por doença, prestações, pensões e todas as outras despesas associadas à adição de um novo empregado à folha de pagamentos. Quando contrata uma agência, pode conversar sobre o seu orçamento e obter um nível de serviço que se enquadre em conformidade. Quando concorda com as taxas, está seguro sabendo que está a receber toda a experiência e serviço de que precisa, sem as despesas adicionais de ter pessoal extra diretamente na sua folha de pagamento.

2.     NÃO É PRECISO PAGAR OS CUSTOS DE FORMAÇÃO DO CONSULTOR DE SEO

Há uma grande lacuna de competências na indústria do marketing neste momento devido à rapidez com que as tendências e tecnologias de marketing estão a desenvolver-se. Uma contratação interna, por mais experiente que seja, é improvável que tenha as competências necessárias para lidar com todos os aspetos da sua SEO e estratégia de marketing de conteúdo. Muitas empresas conseguem contornar isso fornecendo a colaboradores uma formação contínua, mas isso é caro e leva tempo. Nunca é preciso formar uma agência. é o seu trabalho estar atualizado com as últimas tendências e tecnologias, e o seu conhecimento coletivo significa que não tem que se preocupar com uma lacuna de competências.

3. PODE OBTER UMA NOVA PERSPETIVA

Quando contrata pessoal interno, eles podem obter uma compreensão mais profunda da sua marca, negócios e clientes porque estão a trabalhar de forma interna. Mas isto nem sempre é uma coisa boa. Uma agência pode trazer novas perspetivas, ver o seu negócio numa nova luz, e utilizar a sua experiência de outras indústrias para trazer novas ideias e técnicas que os funcionários internos podem nunca considerar anteriormente.

4. VER AS COISAS A PARTIR DE UM PONTO DE VISTA DE CONSUMO

Outro benefício para a nova perspetiva das agências ou consultores de SEO? Podem ver as coisas de um ponto de vista mais focado no cliente, algo que pode ser difícil para os funcionários internos fazer quando estão no ponto de vista do dia-a-dia.

5. PODERÁ EXPERIMENTAR NOVAS IDEIAS

Pode ser difícil para os funcionários internos correr riscos e fazer grandes alterações ao status quo, não só porque colocam o seu trabalho em risco quando experimentam novas ideias, mas porque podem não ter as competências e experiência necessárias para prosseguir com sucesso. As agências estão muito mais bem equipadas para experimentar novas ideias que podem ser um risco um pouco maior, mas com alta recompensa.

Local SEO Portugal

Agência especializada em SEO e planeamento estratégico que ajuda negócios a aumentarem orgânicamente o seu tráfego e vendas através de SEO.
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