Aprender como escolher uma agência de Marketing e SEO pode poupar-lhe tempo, energia e muito dinheiro. Contratar a empresa de marketing e SEO certa deve melhorar a visibilidade do seu website nos motores de busca e, em última análise, providenciar retorno no investimento.
Se escolher uma empresa de SEO que falhe
Porque a otimização para motores de busca demora tempo, pode demorar meses até perceber que escolheu a empresa de SEO errada e pode ter de enfrentar resultados desastrosos.
Se está no mercado à procura de um parceiro de marketing digital para tratar o seu SEO, vamos cobrir que perguntas deve fazer aos candidatos, assim como o que evitar na escolha de uma agência de SEO.
Compreender otimização para motores de busca
Otimização para motores de busca tem de ser investigada profissionalmente, bem planeada e tecnicamente executada. Cada estratégia de SEO deve ser implementada de acordo com as necessidades únicas do negócio e da indústria.
A melhor empresa de Marketing e SEO
Embora existam muitas agências de SEO no mercado, nem todas conseguem acompanhar as mudanças constantes da indústria da otimização para motores de busca. Mesmo com as melhores intenções, muitas empresas de marketing não possuem capacidades para concorrer nas pesquisas competitivas do Google.
As verdadeiras agências de SEO gastam imensos recursos em pesquisa, desenvolvimento, testes, casos de estudo, tendências de marketing, compreender as melhores práticas do Google, e tecnologias emergentes.

As pessoas erradas a oferecer serviços de SEO
Já toda a gente recebeu chamadas automáticas ou e-mails de spam de empresas a oferecer serviços de SEO pouco recomendáveis. Qualquer pessoa a oferecer-se para tratar a sua campanha de SEO sem compreender a proposta de valor da sua empresa deve ser um sinal de alerta.
Burlas
A maior parte são só burlas que deve evitar de todo. Qualquer pessoa que lhe proponha um posicionamento garantido na primeira página do Google deve ser ignorada.
Pode ser difícil distinguir entre uma agência de SEO genuína e uma fraude. Abaixo ficam alguns erros que não vai querer cometer.
Erros comuns na escolha de uma empresa de SEO
- Escolher empresas de SEO que prometem resultados rápidos. Tenha cuidado ao escolher uma agência de SEO que promete posicionamento na primeira página ou em primeiro lugar para o seu site. Nunca escolha uma agência que afirma ter uma estratégia de SEO sem conhecer o seu negócio.
- Não saber que perguntas fazer para ajudar o seu negócio.
- Não escolher uma agência de SEO que desenvolve o seu site ao usar múltiplos iframes.
- Deve ter cuidado com agências de SEO que usam textos e links escondidos online.
- Evite qualquer agência de SEO cuja equipa esteja disposta a trabalhar com um site de um cliente que não está otimizado para telemóveis sem o otimizar.
- Não escolha uma agência de SEO com base em promessas irrealistas de resultados orgânicos.
- Fique reticente com agências de SEO que o deixam mudar o conteúdo de uma página otimizada sem consultar a empresa.
Contratar uma má empresa de SEO
Escolher uma má agência de SEO pode também trazer danos à sua marca e causar problemas ao seu negócio ao desindexar o seu website. Em alguns meios, este tipo de SEO chama-se Black Hat SEO.
Problemas causados por Black Hat SEO podem levar anos e muito dinheiro a corrigir e podem destruir pequenos negócios locais. Estes maus profissionais de marketing digital usam práticas pouco éticas que violam as diretrizes de motores de busca ao manipular resultados.
Algumas destas práticas pouco éticas em SEO são:
- Domínios “sombra” - usar redirecionamentos enganadores para canalizar os utilizadores para um site.
- Páginas “de entrada” - uma página cheia de palavras-chave que são criadas automaticamente dentro do site.
- Tentar esconder palavras-chave na página (esta técnica está defunta desde o início do Google).
- Trabalhar com informação WHOIS falsa ou usar vários alias.
- Conseguir tráfego a partir de motores de busca falsificados ou geradores de tráfego, assim como scumware ou spyware.
A empresa certa não vai fazer isto
O resultado de más práticas de SEO pode ser muito danoso para o seu website e para o seu negócio. Ou vai baixar a classificação do seu site para o fundo ou pior, vai remover completamente o seu site dos motores de busca.
Táticas online sem escrúpulos podem penalizar ou desindexar o seu website. Por essa razão, tem que ser muito cuidadoso na escolha da agência de SEO certa para o seu negócio.
Encontrar uma boa empresa de SEO
Encontrar um parceiro de marketing bom e de qualidade que faz previsões honestas e entrega resultados pode ser um desafio. Desenvolver uma boa estratégia de Otimização para Motores de Busca não é uma tarefa fácil e não deve ser subestimada.
Há muitos equívocos na escolha de em quem confiar a sua visibilidade online.
Alguns dos equívocos mais comuns na escolha de uma agência de SEO são:
- As melhores empresas de SEO são as que têm classificações mais altas.
- Para chegar ao topo dos motores de busca, só precisa de consultoria de SEO.
- Resultados de pesquisa orgânica podem ser garantidos.
- Qualquer SEO bom serve.
- Todos os preços de SEO são os mesmos.
- A única coisa de que precisamos para SEO é um conjunto de citações com o nome, morada e número de telefone corretos.
- SEO deve custar o mesmo independentemente do vertical de negócios e das necessidades de palavras-chave.
Seja cuidadoso e encontre o parceiro certo
Certifique-se de que não cai em nenhuma das armadilhas acima e que se salva de inúmeras horas de frustração e muitas perdas de dinheiro.
É melhor que se eduque sobre o que é SEO e como funciona. Aprender as bases de SEO vai ajudá-lo a compreender melhor os processos e estratégias usados pelos gurus de SEO.
Fazer as perguntas certas a potenciais empresas de SEO é um passo importante na escolha de um parceiro de marketing de Internet.
Escolher uma empresa de SEO
Ao escolher uma empresa de SEO para trabalhar no seu site, deve perguntar pelo menos o seguinte:
- Peça críticas a clientes antigos.
- Obtenha uma amostra de resultados de SERP bem sucedidas.
- Pergunte há quantos anos trabalham e que tipo de experiência em marketing têm.
- Quantas páginas tencionam otimizar por um preço específico.
- Oferecem monitorização, back-up e manutenção de sites?
- Qual é a sua estratégia online para redes sociais.
- Pergunte pelo seu processo para otimização de geração de tráfego e taxa de conversão.
- Qual é a sua estratégia de marketing de conteúdo.
- Pergunte se oferecem relatórios. Que relatórios podem ser entregues? Que processo vai ser usado para reportar sucessos e falhanços?
- Providenciam serviços de apoio de marketing digital e quais são?
Algumas agências de SEO providenciam auditorias de SEO para páginas web e até para sites inteiros. Analise a qualidade das suas auditorias grátis de SEO para ter uma ideia do que consideram importante.
O que faz então com que uma agência de Marketing e SEO seja boa?
Uma agência de SEO de qualidade é uma que:
- Consegue auditar um website com eficiência e eficácia.
- Tem capacidades para melhorar o posicionamento em motores de busca e métricas de SEO do domínio do website.
- Consegue providenciar pesquisa profunda de palavras-chave e criar uma estratégia completa de marketing digital.
- Deve conseguir explicar estratégias avançadas de links de entrada, como publicações de convidados.
- Uma boa agência de SEO deve ser capaz de definir a sua estratégia interna de links.
- Devem estar disponíveis fora de horas e oferecer bom serviço ao cliente.
- As melhores agências de marketing digital nunca prometem resultados.
- A agência de SEO oferece serviços de apoio para ajudar na sua campanha online de SEO?
- Qualquer bom SEO vive de relatórios, por isso deve ser capaz de entregar relatórios de desempenho detalhados.
- Apesar de críticas online serem úteis, também podem ser manipuladas por profissionais de marketing online experientes. Analise todas as críticas de pé atrás.
Escolher a melhor agência de SEO
Depois de encontrar bons candidatos, segue-se o processo de seleção. Verifique a capacidade da empresa para classificar um website, escolher as palavras-chave certas, medir o sucesso com base em objetivos, e depois avalie a qualidade do trabalho e estratégia de SEO.
- Verifique as suas capacidades de desempenho ao consultar o seu website. Qualquer empresa fiável de SEO tem de ter a capacidade de ter boas classificações. Procure com palavras-chave que contenham “SEO” e a cidade onde trabalham ou a sua especialidade específica, como SEO para imobiliárias.
- Procure classificações a longo prazo. Para verificar se o seu website consegue ter tráfego na sua indústria por um determinado período de tempo, peça à empresa amostras de resultados de clientes por um período de pelo menos 6 meses e se têm um gráfico de tráfego que mostre uma curva ascendente ao longo do tempo. Em alguns casos, empresas de Black Hat SEO vão conseguir classificar bem um site com rapidez, apenas para este acabar por cair súbita e acentuadamente.
- Conseguem encontrar palavras-chave de forma eficaz? Para verificar a capacidade de um SEO para encontrar palavras-chave, peça exemplos de palavras-chave que tenham encontrado e classificado com sucesso na primeira página do Google. Peça para incluírem volume de pesquisas para essas palavras-chave.
- Que produtos e serviços estão a usar? Pergunte que ferramentas de SEO utilizam? Como gerem os seus projetos? Tem acesso ao seu sistema de gestão de projetos? Podem oferecer uma auditoria de SEO gratuita? Se sim, quão detalhados são os resultados?
Os problemas de NÃO escolher a melhor empresa de Marketing e SEO
É melhor familiarizar-se com as maiores atualizações e penalizações do algoritmo do Google. Escolher a empresa errada para implementar a sua estratégia de marketing digital pode causar grandes problemas.
Algumas preocupações a ter em conta ao escolher com quem trabalhar são:
- Externalização - Externalizar tarefas específicas não é fora do comum no mundo do marketing digital. Mas se uma empresa externaliza em demasia quase tudo, isto pode levar a problemas de controlo de qualidade.
- Qual é a sua principal estratégia de construção de links - Peça a sua estratégia de construção de links. Escrevem conteúdo e esperam por links de entrada? Oferecem PBN (Performance-Based Navigation)? Usam técnicas de Black Hat?
- Conteúdo original - Como é criado o seu conteúdo? Têm escritores consistentes? Vão usar conteúdo alterado com base em conteúdos preexistentes no seu site?
Coisas a considerar ao avaliar uma agência de SEO
- A empresa é um fornecedor de serviços curtos ou um parceiro a longo prazo?
- Qual é o seu plano e frequência de comunicação?
- Como é que a empresa mede sucesso e como é que o retorno no investimento vai ser referenciado e previsto. A resposta pode indicar se a empresa que escolher se vai manter consigo a longo prazo.
- Obtenha um plano de comunicação que estabeleça os componentes, frequência e extensão do contacto. Isto tem de estar alinhado com quão frequente e detalhado quer que seja a entrega de atualizações.
- Pergunte pelas suas capacidades de gestão de projetos. Como é que o projeto vai ser gerido, qual é o seu papel, e qual é o seu acesso a cronogramas, recursos, tarefas e objetivos. Isto tem que estar interligado com o plano de comunicação de maneira que o deixe satisfeito.
- Qual é a qualidade dos seus relatórios e análises? Os relatórios são ajustados para si?
As suas ferramentas de SEO podem dizer-lhe muito
Há centenas, talvez até milhares de ferramentas usadas por agências de Marketing e SEO fiáveis. O tipo e qualidade destas ferramentas pode providenciar uma perceção de qualidade de como funciona uma empresa de marketing digital. Só estão a usar serviços gratuitos? Fizeram um bom investimento no seu negócio?
Escolher o processo certo
Google Analytics e Google Search Console são os mínimos indispensáveis para qualquer empresa de SEO. Estes serviços são completamente gratuitos e qualquer profissional de SEO deve estar familiarizado com eles.
Muitas das maiores empresas de SEO investiram em websites pagos mais elaborados como SEMrush, Ahrefs, MOZ Pro e CORA para providenciar dados e uma perceção valiosa do que é necessário para conseguir boas classificações.
Regra geral, a maior parte das agências de SEO sérias gastam muito dinheiro em múltiplos produtos que lhes permitem fazer bem o seu trabalho.
Que ferramentas de relatório usa a agência de Marketing e SEO?
As suas decisões presentes e futuras devem basear-se em factos e estatísticas credíveis, não em “acho que devíamos tentar isto”.
Pergunte como é que a empresa vai usar análises para otimizar o seu site. Qualquer empresa profissional deve conseguir explicá-lo bem o suficiente para implementar qualquer recomendação feita. O que é que estão a usar para propósitos de obter dados analíticos e fazer relatórios?
Desempenho e tráfego passados na indústria
A empresa de SEO certa vai ter uma equipa que usa um conjunto de dados presentes e passados para ajudar a melhorar o desempenho e classificação dos seus clientes nacionais, assim como daqueles que estão a fazer SEO a um nível local.
É muito importante não só que consiga serviços de SEO de qualidade da empresa que escolher, mas também que se sinta confortável a trabalhar com eles. Devem ser um parceiro de negócios a longo prazo que partilhe dos seus sucessos.
Agência de Marketing SEO
A melhor agência de Marketing e SEO do mundo providencia um retorno no investimento aos seus clientes e pode agir como um recurso para todo o marketing digital.
Também discutimos acima que há muitas agências de marketing e SEO fraudulentas por todo o lado que teriam todo o gosto em ficar com o seu dinheiro.
Tem que estar sempre atento para que esses vigaristas não se aproveitem de si.
Se possível, peça um encontro em pessoa.
Como é que soam ao telefone?
Pode telefonar-lhe durante o horário de expediente e consegue falar com a mesma pessoa?
Escolha uma Agência de SEO com cautela
Não se esqueça de usar estas dicas para escolher uma empresa e tenha em mente que nada nem ninguém pode garantir que consegue ter o seu site em primeiro lugar nos resultados do Google. Tenha cuidado com as empresas de SEO que enviam e-mails aleatórios, e com aquelas que não explicam claramente como é que vão otimizar o seu site.
Trabalhe com a melhor Agência de Marketing e SEO do Mercado
Ao contrário da grande parte das empresas de Marketing, a Local SEO é especializada em estratégia e SEO. Ao longo dos anos temos testado e implementado as melhores práticas de SEO em clientes de todo o tipo de mercados e dimensões com sucesso e sentimos que somos a solução perfeita para o seu negócio.
Envie-nos uma mensagem para podermos agenciar uma reunião sem compromisso para analisar o seu negócio e apresentar uma proposta de como podemos ajudar o seu negócio a crescer.