Da verificação da velocidade de carregamento do site à relevância do conteúdo, e mais- Criamos uma lista de ferramentas para facilitar o seu trabalho e manter-se à frente da sua concorrência.
Qualquer comerciante digital sabe que o SEO se torna mais importante do que nunca. Com o advento de novas tendências (por exemplo, pesquisa de voz, indexação móvel primeiro, revolução da IA), precisa de controlar o desempenho SEO do seu website desde o início e corrigir quaisquer possíveis problemas para se manter à tona hoje.
Mas o grande problema é que muitos profissionais de marketing digital sabem muito sobre SEO, mas não têm uma imagem clara do SEO do seu website. De acordo com este relatório, 61% dos profissionais de marketing continuam a verificar e a melhorar o seu desempenho de SEO e a sua presença orgânica como a sua principal prioridade de marketing. Assim, se quiser encaixar-se nestes 61%, é tempo de levar a sério o SEO e começar a acompanhar o seu progresso.
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Como comerciante experiente, quer completar mais tarefas de SEO em menos tempo. Quer se trate de acompanhar as suas classificações ou verificar quão bem as suas páginas web estão otimizadas para determinadas consultas de pesquisa, as ferramentas de SEO podem ser um verdadeiro salva-vidas para qualquer comerciante.
Felizmente, há muitas ferramentas úteis disponíveis online que ajudam a ver o seu próprio website da forma como o Google o vê e identifica as áreas que necessitam de alguma melhoria.
Espero que estas seis ferramentas tornem o seu trabalho muito mais fácil de se manter à frente da sua concorrência.
1. Verifique o tempo de carregamento do site
Muitos proprietários de websites subestimam frequentemente a importância deste parâmetro ou mesmo não estão cientes dele. De acordo com as pesquisas do Google, a probabilidade de um visitante deixar um web site aumenta em 90% após 5 segundos de carregamento da página. Após 6 segundos, a probabilidade de saltar aumenta em 106%.
Para as pequenas empresas, se o seu website for lento, então o seu SEO vai ser pobre. Isto significa que poderá enfrentar diferentes problemas, incluindo quedas no ranking do Google Rankings, altas taxas de ressalto, e baixos resultados de vendas.
Para grandes empresas como eBay ou Walmart, conteúdos de qualidade e ofertas interessantes não são suficientes. O tempo significa milhares de milhões de dólares por segundo. Por exemplo, a Amazon assinalou que poderia perder $1,6 mil milhões de dólares em vendas por ano devido a um abrandamento de apenas uma vez por segundo na carga de páginas.
A lentidão da velocidade do site tem impacto nas classificações do seu website e requer melhorias para SEO.
2. Rastrear rankings de palavras-chave para certas frases-chave
É essencial saber como está a funcionar cada uma das suas páginas web com base em frases-chave para o ajudar a aumentar o tráfego. Encontrar as palavras-chave certas, certificando-se de responder completamente à consulta de pesquisa e satisfazer a intenção do utilizador é a melhor forma de sucesso SEO a longo prazo.
Uma vez conhecida a sua classificação por palavras-chave, pode determinar se está no caminho certo. Uma das formas mais rápidas de verificar a classificação da página para uma palavra-chave específica é procurar no SE Ranking. O software oferece diferentes conjuntos de ferramentas, um dos quais é um rastreador de classificação de palavras-chave.
A ferramenta permite ver quais as palavras-chave que a sua página web está a classificar, o volume de pesquisa mensal das palavras-chave, KEI, previsão de tráfego e classificação de visibilidade. Pode também comparar o desempenho da sua página com a concorrência, encontrar palavras-chave mais rentáveis, monitorizar a qualidade das ligações em atraso, e tirar o máximo partido de oportunidades SEO semelhantes na página de Internet.
Juntamente com os rankings globais, o SE Ranking monitoriza as características do Google SERP, os resultados dos mapas e as posições dos anúncios do Google para diferentes locais e dispositivos.
3. Verifique a facilidade de utilização do telemóvel
Na era do índice mobile-first, uma boa aparência em mobile é uma necessidade e não uma carência. Não é surpresa que os utilizadores de mobile ocupem a parte maioritária dos utilizadores online. Segundo esta investigação, 72,6% dos utilizadores terão acesso à Internet utilizando os seus dispositivos mobile até 2025, o equivalente a quase 3,7 mil milhões de pessoas.
É importante otimizar o seu website para utilizadores de mobile, uma vez que o Google ainda considera a facilidade de utilização do telemóvel como um dos fatores de classificação mais significativos. Desenhando para utilizadores de telemóveis, certifique-se de evitar longas listas, tenha em conta diferentes dispositivos e tamanhos de ecrã, e diferentes considerações para navegar em telemóveis. Pode consultar o novo recurso do Google para melhorar as experiências de navegação mobile. Para verificar se o seu site é amigo de mobile, Varvy tem a resposta. É uma ótima ferramenta para os proprietários de websites testarem o seu site em segundos e verem o desempenho dos seus websites. A ferramenta é gratuita, pelo que necessita de introduzir o URL para começar a utilizá-la.
Através deste processo, virá com recomendações e orientações sobre como os utilizadores podem melhorar a facilidade de utilização mobile do seu website e aumentar as classificações de mobile. Além disso, Varvy oferece uma série de outras características úteis, incluindo otimização da velocidade da página, segurança da página, localizador de links pagos, otimização para motores de busca, e muitas mais.

4. Verifique a estrutura técnica
Como pensa? O que faz um website de sucesso? O conteúdo de qualidade, apelo visual e funcional do seu website, perfis de backlink, pesquisa de palavras-chave, boa navegação, e muitas outras coisas. Mas a única coisa que todos eles têm em comum: a sua estrutura técnica. Afeta a classificação das suas palavras-chave e o envolvimento dos utilizadores.
Como Marc Robles assinalou no blogue LawRank, SEO técnico, ajuda a construir a sua sólida base e forma uma hierarquia. Se não quiser desmoronar a sua casa, precisa de cumprir cada nível da hierarquia das necessidades técnicas de SEO (crawlability do URL, indexabilidade, acessibilidade para bots e utilizadores, rankability e clickability).
Para compreender melhor o desempenho do seu SEO técnico, pode utilizar o HubSpot's Website Grader. É uma ferramenta gratuita que ajuda os proprietários de websites a detetar oportunidades de otimização para motores de busca. A ferramenta constrói relatórios personalizados com base no desempenho do website, SEO na página, telemóvel e segurança.
Só precisa de introduzir o seu URL e email para obter uma pontuação (1-100) e um relatório detalhado. A ferramenta também apresenta recomendações e orientações acionáveis sobre como aumentar a classificação do seu website. Para melhor dirigir os seus esforços de SEO, HubSpot oferece um monte de ferramentas de SEO pagas.
5. Verifique a relevância do conteúdo
Criar um conteúdo fantástico não é suficiente para gerar tráfego a partir de motores de busca e classificar alto para as suas palavras-chave alvo. É importante compreender o conteúdo do utilizador e utilizá-lo para melhorar o seu SEO. Como Ahrefs assinalou no estudo, 91% do conteúdo online recebe tráfego zero do Google.
Para tal, é necessário criar o conteúdo certo que ressoe com o seu público-alvo, otimizá-lo para ser relevante, e publicá-lo onde o quiser ver. Já vimos algumas das vantagens que pode oferecer utilizando o gráfico de conhecimento, caixas de resposta, pacotes locais, e outros resultados de pesquisa diferentes para palavras-chave combinadas.
Se não otimizar o seu conteúdo para a intenção do utilizador, este pode ser desvalorizado. Assegure-se de compreender melhor a intenção das palavras-chave alvo, realize a análise SERP destas palavras-chave, descubra que tipo de conteúdo está bem classificado, pesquise semanticamente palavras-chave relacionadas, responda a todas as perguntas que os utilizadores possam ter, e otimize o conteúdo para estes termos.
6. Auditoria de ligações internas
A ligação interna é crucial a partir de diferentes perspetivas de SEO. As ligações internas abrem as portas que lhe permitem passar de uma sala para outra. Mas quando um website envelhece, torna-se difícil manter uma sólida estrutura de interligação e manter a consistência através do seu website.
Como John Mueller assinalou, a forma como as suas páginas web estão interligadas ajuda o Google a compreender como as suas páginas estão relacionadas e os seus papéis. Escolha o tipo ótimo de estrutura que melhor se adapta às suas necessidades empresariais.
Para garantir que as suas ligações numa página web funcionam, pode considerar verificar as Minhas Ligações. É uma Extensão Chrome fixe para rastejar através da página web e detetar quais são válidas e quais as que estão quebradas. A ferramenta destaca as boas ligações em verde e as más em vermelho para facilitar a sua localização e tomar medidas imediatas para as corrigir.
Verificar SEO de Site: Conclusão
Não mencionei todos os elementos de SEO, mas estas devem ser áreas chave para verificar a SEO do vosso website. Juntamente com as ferramentas certas, pode olhar para ele de um ponto de vista mais holístico, sobreviver e ser mais esperto do que os algoritmos de mudança. Aqui recolhi seis ferramentas que oferecem muitas características úteis e podem alcançar resultados notáveis quando utilizadas corretamente. Seja qual for a ferramenta que escolher, certifique-se de maximizar todo o valor que pode obter com ela.