Novembro 1, 2021

5 Passos para vender roupa online (+ Exemplos)

Descubra como vender roupa online de uma forma simples e eficaz .

Segundo um estudo internacional, apesar da diminuição de 8,59% na taxa composta de crescimento anual devido ao impacto da COVID-19, o mercado global do comércio electrónico de moda prevê uma recuperação para 672,71 mil milhões de dólares em 2023.

Portanto, se está a planear vender roupa online neste momento, faça-o! Mesmo quando já está familiarizado com a venda de roupa online no Facebook, Instagram ou outros mercados populares como o Etsy, ter uma loja online autónoma é o que precisa para expandir o seu negócio a longo prazo.

“Mas eu não sei nada sobre tecnologia, como vou criar uma loja para vender roupa online?”

Bem, Shopify é a sua escolha mais adequada. Porquê? Porque esta plataforma foi concebida para ser uma solução de comércio eletrónico para ajudar qualquer pessoa a criar facilmente a sua própria loja online sem conhecimentos técnicos.

É por isso que neste artigo, vamos lhe dar um guia detalhado sobre como iniciar uma loja online no Shopify.

Porque é que Shopify é uma escolha adequada para vender roupa online?

Antes de avançarmos para as etapas específicas da construção de uma loja boutique, vamos ver o que a Shopify pode fazer pelos comerciantes da indústria do vestuário e do vestuário.

1. Shopify é uma solução complete de comércio eletrónico

Como mencionado no início, qualquer pessoa (mesmo os não-empreendedores) pode inscrever-se e criar a loja online dos seus sonhos. Os comerciantes podem utilizar a interface backend intuitiva para personalizar o design da sua loja, gerir produtos, encomendas e dados de clientes, observar e analisar para melhorar as suas estratégias de marketing. É como um pacote tudo-em-um de comércio eletrónico. Além disso, a segunda maior indústria que utiliza Shopify é a do vestuário e da moda, o que indica que Shopify é uma plataforma popular entre os comerciantes que estão no ramo do vestuário.

2. Espaço e domínio prontos a receber a sua loja boutique

Um grande ponto doloroso do proprietário de uma loja quando se trata de iniciar uma loja online é encontrar um fornecedor de domínio e alojamento. E ainda, como manter e atualizar o site a longo prazo é uma questão assustadora.

Ao utilizar Shopify, os comerciantes podem facilmente iniciar uma boutique online com alojamento gratuito, domínio e certificado SSL disponível em qualquer plano (a partir de apenas $29).

3. Rastreio de inventário

Gerir stocks é aquilo a que todo o comerciante deve prestar atenção não só para lojas de vestuário, mas também para muitos outros tipos de negócios. Com o Shopify, pode criar rastreio de inventário, consultar o seu inventário e ajustar as suas contas de inventário para evitar a venda de produtos que se esgotaram. Pode também encomendar mais a fornecedores ou produzir mais dos seus produtos, se necessário.

4. Envio e entrega

Se a sua boutique online estiver sediada nos EUA ou Canadá, pode candidatar-se à rede Shopify Fulfillment Network (SFN); o envio será mais rápido e acessível. Tudo o que tem de fazer é preparar e enviar o seu inventário para os centros de atendimento; e uma vez feita uma encomenda, eles irão recolher, embalar e entregar à porta dos seus clientes.

Os dados do seu negócio e dos seus clientes, o rastreio dos envios e o inventário estarão todos no mesmo local, o que é muito conveniente de gerir.

Com comerciantes de diferentes regiões, a Shopify permite-lhe adicionar ou integrar um armazém de terceiros para preparar e enviar os seus produtos.

5. Shopify POS

Mesmo quando já tem uma boutique física de tijolo e cimento; ou quando pretende abrir uma loja pop-up para apoiar a sua loja online, pode sincronizar dados comerciais como encomendas, rastreio de inventário, etc. da sua loja online com Shopify POS.

6. Marketing Shopify e apps de SEO

Se estiver bloqueado com a forma de promover a sua boutique online ou obter mais tráfego para gerar vendas, Shopify tem um enorme ecossistema de parceiros de aplicação que podem apoiar a sua viagem de comércio eletrónico.

Embora dependa do plano de negócios de um comerciante escolher os plugins certos para a sua loja, aqui estão algumas sugestões de aplicações adequadas para uma boutique online:

  • PageFly: Aplicação avançada de construção de páginas que o pode ajudar a personalizar qualquer página da sua loja (página inicial, página de produto e coleção, página de destino entre outras). Tem uma ferramenta de arrastar e largar para ajudar qualquer pessoa a criar uma página de alta conversão sem um conhecimento técnico. Além disso, a PageFly dá-lhe toneladas de modelos à escolha na indústria da moda e do vestuário para uma construção mais rápida das suas páginas.
  • Privy: Uma solução de marketing por pop-up e e-mail. Pode ajudá-lo a criar pop-ups cativantes para anunciar descontos ou eventos de vendas na sua loja. Além disso, a Privy pode automatizar o seu marketing por email com newsletters, promoções e outros emails de acompanhamento. Também lhe oferece testes A/B para qualquer plano que escolher.
  • ReConvert Upsell & Cross sell: Obviamente, com uma loja boutique, esta aplicação não pode faltar. Pode ajudá-lo com a sua estratégia de "upselling"; por exemplo, um vestido de seda empacotado com acessórios ou artigos como um cinto. Outra excelente vantagem sobre esta aplicação é que o seu plano é gratuito, pelo que não tem de se preocupar com mensalidade.
  • AVADA Size Chart: Um mapa de tamanhos gratuito que o pode ajudar a personalizar os mapas de tamanhos dos seus produtos de vestuário. Isto é muito importante para uma loja de boutique porque os clientes preocupam-se com a forma como os seus produtos os vão servir antes de tomarem decisões de compra.
  • Instagram Shop by SNPT: Esta aplicação é uma solução para transformar as suas redes sociais numa plataforma de compras. Pode ajudá-lo a exibir facilmente as fantásticas galerias Instagram e UGC (conteúdo gerado pelo utilizador) na sua loja web.

Uma última coisa é o básico de SEO da Shopify na página, que pode ajudar os utilizadores a optimizar facilmente títulos de produtos, meta-descrições, etiquetas de imagem, etc., para obter uma classificação mais elevada nos motores de busca.

7. Promova a sua loja de venda de roupa online nas redes sociais

Uma vez aberta uma boutique online, não pode perder os canais das redes sociais como o Facebook, Instagram ou Pinterest. Estas são plataformas onde os proprietários de lojas podem obter mais potenciais contactos e clientes para as suas lojas.

Com Shopify, os comerciantes podem integrar-se para vender os seus artigos de moda no Facebook, Instagram e fixar facilmente a sua loja no Pinterest.

Também, para outros canais de venda como a Amazon, eBay, Shopify apoia a venda nestes enormes mercados para expandir o seu negócio. Ou, se quiser migrar a sua loja de uma plataforma como Esty ou WooCommerce para Shopify, é totalmente possível.

8. Especialista Shopify

Se quiser personalizar a sua boutique online ou precisar de ajuda com soluções de marketing, pode encontrar Especialistas Shopify para o ajudar no desenvolvimento da sua loja. Por exemplo, Aeolidia é um Especialista Shopify que pode consultar para soluções de marca e design web, bem como para o design de produtos.

5 Passos para iniciar a sua Loja de venda de roupa online no Shopify

Bem, agora é o momento de produzir um resultado aqui. Vamos dar-lhe passos úteis e específicos para dar vida à sua boutique virtual.

Passo 1: Encontre um tema adequado para a venda de vestuário

A escolha de um tema para uma loja online depende do plano de negócios, estilo e aspeto desejado da loja pelo comerciante. No entanto, existem alguns temas Shopify recomendados que podem ser utilizados em particular para uma loja online de moda.

  • Brooklyn é um tema feito à medida para lojas de vestuário. É um dos temas gratuitos populares da Loja de Temas Shopify e centra-se na imagem de marca. Os utilizadores podem mostrar imagens de faixas grandes e deslumbrantes e das coleções mais vendidas, diretamente na página inicial.
  • Impulse é uma escolha perfeita para lojas de boutique, especialmente linhas de roupa topo de gama. Os comerciantes podem ter conteúdos promocionais personalizados para páginas de coleção, títulos e até mesmo uma coleção personalizada de filtros em barra lateral.
  • Broadcast - se quiser um visual moderno para a sua boutique online, então a Broadcast é uma ótima escolha. Pode exibir vídeos na página inicial e testemunhos de clientes com este tema. Além disso, para a página de produtos, a Broadcast suporta o modo "color swatch" para mostrar as cores disponíveis dos seus produtos.
  • Gemini é um tema criado pelo AdartStudio. É um tema adequado para lojas boutique com muitas coleções para comerciantes que queiram vender no Instagram ou nas redes sociais. Uma coisa ótima sobre este tema é que suporta uma barra de menu fixa, o que é realmente ótimo para a navegação.

Pode facilmente encontrar este tema no Etsy marketplace. Dorothy é um design de tema simples, muito adequado para acessórios e artigos de moda minimalistas.

Sabias que: Em vez de construir uma loja Shopify do zero, muitos comerciantes Shopify cortam os cantos e compram as lojas Shopify existentes no Exchange Marketplace, personalizam-nas à sua preferência, adicionam produtos e lançam as lojas.

Passo 2: Adicione os seus produtos e coleções

Ao gerir uma loja de boutique, pode ter muitas coleções e artigos. Assim, antes de criar a sua impressionante página inicial, adicionar os seus produtos e coleções é uma preocupação primordial.

Lembre-se de que ao adicionar produtos de vestuário, pode configurar imagens de variações, bem como variantes de produtos como tamanhos e cores a escolher pelos clientes.

Também pode utilizar aplicações de terceiros como a Tabela de Tamanhos AVADA para incluir guias de tamanho detalhados nas páginas de produtos.

Passo 3: Construa a sua página inicial cativante

A aparência é tudo. Uma vez que gere uma loja de moda, as pessoas adoram ver imagens belas. É por isso que precisa de exibir as suas melhores coleções, completas com fotografias deslumbrantes de produtos, diretamente na página inicial para captar a atenção das pessoas.

Também, com uma loja boutique, ter um logotipo único para promover a sua marca é muito importante. Assim, pode desenhar o seu deslumbrante logótipo com Hatchful e adicioná-lo na sua página inicial no quadro do editor Shopify.

Outra grande ideia poderia ser a de poder usar aplicações Shopify para inserir imagens impressionantes das galerias do Instagram na página inicial, e depois ligar os visitantes diretamente ao seu Instagram para obter fotos mais espetaculares.

E a última coisa que definitivamente não deve esquecer é a versão móvel do seu site. Muitas pessoas irão fazer compras na sua loja diretamente a partir dos seus smartphones, por isso é um fator crucial.

Passo 4: Criar cartões de oferta e códigos de desconto

Todos adoram presentes gratuitos e descontos. Com uma loja boutique, é indispensável oferecer aos clientes códigos de desconto e cartões de oferta para os seus eventos de vendas. E, pode configurá-lo facilmente no painel de administração da Shopify.

Num painel Shopify, escolhe Descontos >> Criar desconto >> Código de desconto >> Personalize o seu código de desconto

Passo 5: Obter um pop-up apelativo

Um pop-up é uma ótima tática de marketing para anunciar os seus eventos de promoção, adicionar botões CTA, ou pedir aos visitantes que se inscrevam por e-mail. Ao fazê-lo, pode ajudar a expandir a sua lista de potenciais contatos para os converter em clientes.

Pode pedir os seus e-mails em troca de um código de desconto de todos os artigos, por exemplo. E Privy é uma excelente aplicação com um plano gratuito disponível que o pode ajudar na criação de um pop-up apelativo.

3 Exemplos de lojas de roupa de Shopify com sucesso

  1. Clémence é uma marca de vestuário independente que tem um design muito simples mas elegante na web. Os seus produtos são principalmente desenhos para mulheres modernas, inspirados por linhas limpas e luxo minimalista. Esta marca também trabalha ativamente no Instagram, e utilizaram aplicações Shopify para ajudar os seus clientes a comprar facilmente os seus produtos nesta plataforma de media.
  2. Battenwear é uma marca de vestuário para aventureiros que precisam de equipamento bem feito e na moda para atividades ao ar livre. Numa entrevista com a Shopify, a equipa de Battenwear mencionou a eficiência e conveniência de usar as aplicações Shopify para fazer crescer o seu negócio. Até agora, a marca tem feito um trabalho bastante bom em grandes mercados como a América do Norte, Reino Unido, Japão e Coreia.
  3. Nisolo é uma marca de sapatos com sede nos EUA com uma história interessante de salários de vida na sua fábrica no Peru. A Nisolo partilhou que a sua loja online é o maior outlet. Mencionaram "Shopify é uma obrigação" que os pode ajudar a gerir o inventário e os dados dos clientes, e a executar relatórios analíticos facilmente numa base regular.

Conclusão

Qualquer pessoa pode vender roupa online, mas nem todos podem abrir facilmente uma boutique online. Shopify pode ser uma grande escolha para aqueles que precisam de um website mais profissional para o seu negócio de vestuário. No entanto, ainda precisa de ter um plano de negócios detalhado e estratégias de marketing adequadas para fazer crescer com sucesso a sua loja.

Ainda assim, Shopify poderia ser uma solução válida para o ajudar na viagem de crescimento da sua marca na indústria da moda. Pode experimentar o seu teste gratuito de 14 dias primeiro e tomar uma decisão depois disso. No fim de contas, a escolha é totalmente sua.

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