Vender online em Portugal é algo cada vez mais normal e sem duvida uma excelente forma de criar ou expandir um negócio já existente.
Existem diversas formas de vender online mas se o objetivo é criar algo minimamente profissional o melhor caminha a seguir é criar uma loja online em que possa vender produtos fisicos e digitais.
Durante os ultimos 10 anos, a nossa equipa tem criado lojas para clientes ou para projetos pessoais e depois de testarmos mais de 20 plataformas independentes e plugins para vendas online, chegamos à conclusão que criar uma loja online com o Shopify é a forma mais facil e eficaz de o fazer.
Antes de ser conhecido como Shopify, era uma loja online chamada Snowdevil que vendia equipamento de snowboard. Em 2004, três fundadores de negócios tentaram construir uma loja de equipamentos de snowboard online, mas acabaram por ficar insatisfeitos com as plataformas disponíveis no mercado. Então construíram um por si só. Pouco depois, a Snowdevil tornou-se conhecida como Shopify e é agora a principal plataforma de e-commerce.
O Shopify ganhou popularidade rapidamente devido à facilidade de utilização, funcionalidade robusta e preços acessíveis. Provavelmente já ouviu falar muito do Shopify e de como é uma das melhores plataformas para empresas de e-commerce para todos os tamanhos. Mas por que é tão popular? E o quão fácil é começar?
Neste guia, você vai aprender como o Shopify funciona, como começar a vender no Shopify, e como fazer crescer o seu negócio online.
O Shopify oferece 14 dias de teste para que possa testar a plataforma sem compromisso e sem custos. Se pretende abrir uma loja online, esta é sem duvida a melhor forma de testar as diferentes opções do Shopify.
Shopify: um arsenal do proprietário do e-commerce.
O Shopify é uma plataforma líder em e-commerce que detém 20% de cota de mercado. Não é apenas popular entre as marcas diretas ao consumidor - marcas de topo como Nestlé, Red Bull e Tesla também usam a funcionalidade avançada do Shopify Plus para gerir as vendas e operações das suas lojas online.
A plataforma é realizada a um nível muito elevado na indústria de comércio eletrónico. É fácil de usar, oferece uma grande funcionalidade de design, fornece opções de pagamento simples, e não custa muito começar.
Quem deve usar o Shopify?
O Shopify é uma excelente plataforma para pequenas empresas e startups que procuram uma forma rentável e uma maneira fácil de obter uma loja online em funcionamento. As grandes marcas empresariais também podem tirar partido do Shopify com o Shopify Plus, que oferece uma solução de e-commerce SaaS (Software as a Service) totalmente hospedada que suporta um grande volume de encomendas e tráfego de website.
Novos proprietários de sites
Se é um novo proprietário de um site de e-commerce ou acaba de adquirir um nome de domínio para uma loja online que pretende lançar, o Shopify oferece uma das melhores novas experiências de comerciante. A plataforma de e-commerce proporciona aos comerciantes uma seleção de diferentes temas shopify para escolher para construir a sua marca. Não são necessárias competências de design e desenvolvimento web. Pode carregar facilmente os seus produtos em minutos e criar páginas de produtos personalizáveis num instante.
Marcas de pequeno e médio tamanho.
O Shopify apoia as empresas que estão estabelecidas, mas que ainda gerem uma marca pequena e média. Oferece uma vasta gama de integrações de terceiros, o que facilita a adição de aspetos e funcionalidades que melhoram o seu website e a experiência geral de compras online. É também uma boa base para uma forte estratégia de marketing online, pois fornece ferramentas de marketing premium, tais como funcionalidades SEO (Search Engine Optimization) e análise avançada de e-commerce.
Proprietários de e-commerce “on a budget”.
O Shopify oferece tarifas acessíveis com planos a partir de apenas 25 euros por mês. Para esta taxa baixa, os utilizadores têm acesso às seguintes funcionalidades:
- Assistência a tempo inteiro.
- Uma loja online que vem com um blog.
- Características de criação de encomendas.
- Contas de staff (x2)
- E mais.
O plano Básico (25€) permite que os utilizadores vendam um número ilimitado de produtos, e o Shopify oferece fornecedores de pagamentos pré-definidos, como PayPal que permite o pagamento através de cartões de crédito, contas bancárias, crédito ao comprador ou por saldo na conta PayPal. Embora tenha de pagar por um plano de preços para ter acesso a funcionalidades avançadas, o Shopify Básico tem tudo o que precisa para começar sem comprometer o design e a funcionalidade.
Marcas de nível empresarial
Para as marcas que vendem um grande volume de encomendas por mês, os websites Shopify Plus são uma melhor opção. Oferece uma API aberta, opções de check-out personalizáveis, acesso a aplicações avançadas do Shopify e assistência mais dedicada à sua marca em crescimento.
Os 10 passos para iniciar a sua loja Shopify para vender online em Portugal
Embora o Shopify seja uma das plataformas de e-commerce mais fáceis de começar, a criação de uma loja online vem com muitos passos e coisas a ter em conta antes de carregar no botão «Começar». Aqui estão os 10 passos a dar para começar a vender no Shopify.
1. Construa o seu plano
Antes de começar a construir uma loja online, tem de pensar primeiro no seu plano de negócios e marketing geral. Certifique-se de que sabe as respostas a perguntas como:
- Como é que a minha estratégia de marketing vai apoiar o crescimento da minha loja online?
- Como gostaria de mostrar e expor os meus produtos online?
- Quem é o meu público-alvo?
- Como aceitarei pagamentos?
- Qual é a minha estratégia de transporte?
- Venderei internacionalmente?
A sua loja Shopify tornar-se-á a base em que a sua estratégia de branding e marketing será construída e de como vende produtos aos clientes, por isso é importante pensar primeiro em toda a sua estratégia de negócio antes de projetar e desenvolver o seu site.
2. Fornecimento de produtos.
Antes de construir uma loja online, precisa de obter os seus produtos. Uma das principais formas de ter sucesso na venda online é encontrar um fabricante ou fornecedor acessível e fiável. Existem várias vias que pode tomar para obter produtos, desde trabalhar com lojas locais ou fornecedores para opções de distribuição em grandes volumes. Outra boa opção é procurar fornecimento de mercados globais como a Alibaba e a Índia, que ambos oferecem produtos em grandes volumes, a baixo custo.
Pode verificar potenciais fabricantes, investigando os seus negócios online, e analisando o que eles têm para oferecer. Alguns fornecedores oferecem períodos de experimentação gratuitos para os seus serviços ou amostras grátis. Os proprietários da loja podem usar isso a seu favor para determinar se um fornecedor é adequado para eles antes de fazer um investimento.
3. Realizar pesquisas de mercado
No ano passado, a Shopify reportou que 218 milhões de compradores fizeram uma compra numa loja Shopify. Conhecer o seu público-alvo e o seu mercado dentro e fora vai ajudá-lo a oferecer um produto que se destaca. Deve levar algum tempo a realizar pesquisas de mercado, que incluem analisar a sua indústria, identificar lacunas no mercado, compreender as necessidades do seu público, a concorrência e a sua estratégia de preços, fazer com que os utilizadores testem os seus produtos, e muito mais.
Quando se trata de construir um website Shopify que seja ideal para o seu público-alvo, talvez queira escolher alguns potenciais clientes e obter as suas ideias sobre as lojas online que eles gostam e não gostam. Pergunte-lhes o que pessoalmente pensam o que faz uma ótima experiência de compras on-line e porquê, e certifique-se de implementar o seu feedback enquanto constrói a sua loja online.
4. Crie o seu nome e logótipo, e compre um nome de domínio.
O “branding” começa com um grande nome. Antes de escolher um nome de domínio, vai querer ter tempo para criar um nome que detenha a essência do que vende e do que o seu negócio valoriza. Existem muitas ferramentas online para ajudá-lo com o processo de nomeação, incluindo o gerador de nomes comerciais do Shopify. Uma vez que tenha um nome, vai querer desenhar um logótipo. Você pode contratar um designer gráfico ou até mesmo tentar desenhar o logótipo por conta própria.
O Shopify oferece um URL gratuito que consiste em [yourshopifystore.shopify.com], mas ter este tipo de URL não vai ajudar o seu site a se destacar. Assim, comprar um nome de domínio e investir em hospedagem de websites adequados é ideal caso você queira construir um site poderoso que se destaca nos motores de busca.
5. Comece o design.
Se ainda está hesitante em usar o Shopify para construir a sua loja online, pode experimentar o Shopify através de um teste gratuito de 14 dias. Para ajudá-lo a tirar o máximo partido da sua primeira loja Shopify, o Shopify tem uma série de guias de design e assistência que pode aceder aqui que o ajudarão a navegar em todas as suas opções de design. Pode experimentar alguns temas diferentes, brincar com as opções de personalização, e criar alguns layouts de página de produto diferentes antes de escolher um visual e consistente para todo o seu site.
6. Carregar produtos para shopify.
Pode aceder aos detalhes de um produto a partir da página «Produto» localizado no painel de administração. A partir daí, os utilizadores podem facilmente adicionar produtos ou atualizar informação, como o seu preço ou disponibilidade. Se tiver vários produtos para carregar, pode facilmente importar todos os produtos de uma só vez usando um ficheiro CSV. Certifique-se de ter descrições de produtos bem redigidas, fotos de produtos e/ou vídeos, assim como avaliações de clientes.
7. Determine como vai lidar com o envio de encomendas.
Antes de lançar o seu site, vai querer pensar na forma como irá cumprir e enviar as suas ordens. Tem algumas opções aqui: Pode realizar encomendas por si mesmo, fazer “dropshipping” (sem necessidade de stock), ou parceria com um 3PL que cuida de todo o processo de embalagem e envio.
Uma vez decidida a sua estratégia de envio, pode oferecer várias opções de envio com base de onde as encomendas estão a vir e ajustar as tarifas de envio em conformidade. Nota: Certifique-se de publicar a sua política de envio no seu site para que seja fácil para os clientes encontrarem.
8. Configurar o Google Analytics.
Antes de lançar o seu site, vai querer começar a rastrear o desempenho do site desde o primeiro dia. Certifique-se de que tem o Google Analytics configurado para que possa acompanhar o tráfego do site e outras métricas da loja online. Pode configurar o Google Analytics em «Definições».
9. Executar anúncios e promoções de marketing.
Promover o seu negócio de e-commerce é crucial para o crescimento, e as redes sociais e anúncios online ainda são as melhores formas de promover a sua loja online. Pode iniciar uma campanha publicitária no Facebook ou Instagram ou aproveitar os “Google Ads”.
Ao contrário de vender numa plataforma como a Amazon, ter a sua própria loja significa que as pessoas terão de ser capazes de encontrá-lo. Vale a pena analisar técnicas de marketing orgânico, como produzir conteúdo rico em SEO na forma de posts de blog e usar ferramentas de palavras-chave como Ahrefs ou Moz. Uma vez que o Shopify tem uma ferramenta SEO incorporada, criar páginas que sejam “SEO-friendly” é simples.
10. Melhorar continuamente.
Uma vez que as encomendas on-line começam a chegar, é importante continuar a melhorar o seu site regularmente. Proporcionar aos clientes novas funcionalidades e melhores formas de fazer compras é essencial para manter a fidelização do cliente e aumentar o seu negócio. Considere adicionar um inquérito ao seu site pedindo feedback aos seus compradores. Desta forma, pode obter ideias sobre como melhorar as taxas de abandono de carrinhos com feedback valioso dos visitantes do site.
O Shopify oferece 14 dias de teste para que possa testar a plataforma sem compromisso e sem custos. Se pretende abrir uma loja online, esta é sem duvida a melhor forma de testar as diferentes opções do Shopify.
A sua “checklist” antes de tornar o site público.
Então, tem o seu logótipo, páginas de produtos, e está pronto para espalhar a notícia. Fantástico! Mas antes de tornar pública a sua nova loja de e-commerce, há algumas coisas que deve verificar primeiro. Aqui estão alguns dos passos mais importantes que são geralmente negligenciados.
1. Publicar as suas devoluções e política de troca.
Antes de começar a vender produtos através da sua loja Shopify, vai querer criar uma política de devoluções e trocas e fazer uma página para que seja facilmente encontrada no seu site. Isto ajuda a criar confiança com potenciais compradores e fazê-los sentirem-se confortáveis em realizar uma compra. Se precisar de ajuda com o que incluir nestas políticas, consulte este guia sobre as políticas de devolução de e-commerce.
2. Verificar a cobrança de impostos sobre as vendas.
Outra coisa a resolver antes da sua loja se tornar pública é o imposto sobre as vendas. Para evitar quaisquer problemas de cobrança de impostos mais tarde, certifique-se de que cada produto no seu website tem o seu preço de imposto incluído no mesmo. O seu prestador de pagamentos também pode fornecer o que é necessário para reportar informações e compras com cartão de crédito.
3. Publique a sua política de privacidade e de cookies.
Vender online em Portugal? Certifique-se de que os seus cookies e rastreio estão prontos para o GDPR. Publicar as suas políticas de privacidade e cookies para os consumidores é importante para que os clientes saibam como armazena os dados e o que faz com os mesmos. Essencialmente, exibir estas políticas publicamente mostra aos seus clientes que respeita a sua privacidade. A política de cookies pode ser incorporada na política de privacidade da sua loja. Em alternativa, pode exibir as duas políticas de forma independente.
4. Realizar uma compra de teste
Não espere até à sua primeira encomenda chegar para resolver problemas. O Shopify facilita o teste do seu sistema de encomendas antes que surjam problemas. Utilizando o Shopify's Bogus Gateway, pode simular uma transação utilizando um verdadeiro prestador de pagamentos e cancelar imediatamente a encomenda. Utilizando este processo, pode certificar-se de que as definições de envio do Shopify estão corretas, verificar se a sua página de checkout está otimizada e até testar as notificações de e-mail pós-compra.
5. Incluir uma página de Perguntas Frequentes (FAQs).
Novos clientes que visitam a sua loja terão dúvidas sobre os seus produtos, a sua política de envio, entre outras coisas. Uma excelente forma de resolver esta barreira é incluir uma página de Perguntas Frequentes no seu site, adicionando um link no rodapé. Isto ajuda a responder a quaisquer questões que os clientes possam ter antes de contactarem a sua equipa de atendimento ao cliente.
6. Instalar plug-ins a partir da Loja de Aplicações Shopify.
O Shopify tem todas as funcionalidades básicas necessárias para gerir uma loja de e-commerce, mas a Loja de Aplicações Shopify leva o seu negócio de e-commerce para o próximo nível. Existem milhares de aplicações disponíveis que podem ajudar a melhorar a sua loja online, fornecendo soluções para o marketing de e-mail, gestão de devoluções, aplicações de atendimento ao cliente, comentários online, SMS, realização de e-commerce, design e muito mais.
Tornando-se uma loja Shopify de sucesso: como aumentar o crescimento.
Uma vez que a sua loja está aberta ao público e começam a chegar encomendas, não significa que damos por terminada a construção do seu negócio. Ter uma grande loja online que atrai os clientes certos é apenas o começo. Se quiser atrair ainda mais clientes e criar uma experiência de e-commerce de ponta a ponta, terá de pensar na sua loja online como o hub e como outras partes do seu negócio se ligam a ele. Aqui estão algumas boas práticas para ajudá-lo a ter mais sucesso no Shopify.
1. Foque-se no marketing e na projeção da marca.
Embora se tenha tornado relativamente fácil pôr a sua loja online a funcionar, a concorrência continua alta. Vai sempre querer procurar formas de melhorar a sua estratégia de marketing e manter-se competitivo sem gastar excessivamente em anúncios. Se certos canais estão a gerar mais vendas do que outros, foque mais tempo e dinheiro nesses.
Em vez de depender plenamente de anúncios pagos, trabalhe em outras formas únicas de reduzir os custos de aquisição dos clientes, desde conteúdos de propriedade e redes sociais até estratégias de retenção como caixas de e-mail marketing e subscrições.
A chave aqui é ser criativo. A fundadora da BK Beauty, Lisa J, estabeleceu uma marca de maquilhagem de sucesso ao partilhar o seu vasto conhecimento sobre maquilhagem com a sua comunidade de marcas através de vídeos divertidos e relacionados com beleza no YouTube. O seu conteúdo criou tanta projeção em torno da sua marca e produtos que agora tem mais de 150.000 subscritores no YouTube.
Promover o envio rápido e/ou gratuito (por exemplo, adicionar um banner de envio gratuito ao topo da sua página inicial), também é uma forma segura de se manter competitivo. Ao promover o envio gratuito, pode atrair mais clientes, aumentar o volume médio de encomendas (VME) e melhorar o valor vitalício do cliente (VVC).
2. Torne a sua loja online “mobile-friendly”.
Mais de metade dos compradores com sede nos EUA usaram um dispositivo móvel para fazer uma compra online. Aqui estão algumas formas de garantir que a sua loja Shopify é móvel:
- Ao escolher um tema Shopify, certifique-se de que é adequado para smartphones.
- Minimize o texto nas páginas do produto.
- Executar um teste de velocidade no site para encontrar formas de melhorar o tempo de carga.
- Edite o menu para se certificar de que é fácil fazer compras na sua loja e ver o seu carrinho de compras a partir de um smartphone.
3. Mostrar comentários de clientes
Os consumidores não querem apenas ouvir o que tem a dizer sobre a sua marca. Também querem saber o que os outros têm a dizer sobre isso! Mantenha as opiniões do seu cliente publicamente exibidas, para que quando um novo comprador esteja a tomar uma decisão, ele pode facilmente ver todas as avaliações positivas relacionadas com um produto específico.
As avaliações não só mostram a sua lealdade à marca, como também proporcionam aos compradores a oportunidade de esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter sobre um produto ou serviço. Por exemplo, se um comprador online estiver à procura de um par de calças, pode olhar para as críticas para ver se as calças ficam pequenas ou grandes.
Vender Online em Portugal: Conclusão
O Shopify é uma plataforma de e-commerce fácil de usar e acessível que as startups e marcas de e-commerce de nível empresarial têm encontrado sucesso. O Shopify foi construído para facilitar a experiência de compras online, e para os comerciantes se exporem num instante. Mas há muito mais matéria envolvida na venda no Shopify, incluindo a experiência pós-compra. Esta é uma ótima maneira de começar a vender online em Portugal e projetar o seu negócio para novos públicos e mercados.