Os valores de SEO e u seu contributo para o sucesso de qualquer negócio é algo cada vez mais evidente e presente no dia a dia de qualquer negócio. Como muitos de vós sabem, a otimização para motores de busca tem um valor incrível para as organizações e empresas. No mundo atual da pesquisa, é necessário concentrar-se em SEO se quiser ganhar visibilidade de pesquisa, levar as pessoas ao seu site e convertê-las em clientes.
Se não estiver a investir em SEO, vai ficar para trás.
Infelizmente, o progresso proveniente de SEO pode levar algum tempo a fazer efeito, e muitos - tal como os decisores fora do seu departamento - não compreendem totalmente o conceito de pesquisa orgânica e o seu valor para conduzir o sucesso empresarial.
Os executivos e líderes que não compreendem o conceito e o valor da pesquisa orgânica verão isto como uma rápida oportunidade de redução de custos.
Não deixe que isto o desencoraje! Este artigo destina-se a lembrar-lhe de todas as vitórias que estão a acontecer na sua empresa devido aos seus esforços em SEO, e irá mostrar-lhe pontos-chave a fazer para reforçar o investimento em SEO na sua empresa.
Portanto, comecemos pelo início de tudo isto ...
O desafio com SEO
SEO é uma estratégia de marketing que é uma caixa misteriosa: ninguém tem uma compreensão completa da mesma.
Afinal, os resultados levam tempo, e podem mesmo ser imprevisíveis. Não é difícil compreender porquê - o Google pode ter uma atualização do algoritmo em qualquer altura e desequilibrar tudo.
Como um SEO ou membro da equipa de marketing de uma organização, enfrenta muitos desafios com a pesquisa orgânica. Desde atualizações de algoritmos do Google a flutuações inesperadas na classificação, competindo com as características SERP do próprio Google, até crises globais que têm impacto na pesquisa.
Mas também se persevera através destes desafios.
Estes são, evidentemente, desafios (e oportunidades) críticos para os SEOs: conhece o valor do seu trabalho, mas outros simplesmente não o percebem.
Agora é a sua oportunidade de provar o valor do seu trabalho e do canal orgânico!
Vamos analisar como estes desafios podem levar a outras questões se não forem abordados.
Porque é que este desafio é importante
Como um SEO (interno ou através duma agência de SEO) ou marketeer digital, teve de demonstrar a importância da pesquisa orgânica para ganhar a adesão da liderança. Talvez tivesse de demonstrar o seu valor para poder adotar uma plataforma de SEO na sua organização, ou talvez precisasse de mais investimento.
Uma coisa é certa: precisa de continuar a provar o valor SEO para que possa a.) investir mais na pesquisa orgânica, ou b.) manter o seu investimento existente no canal.
Se não for capaz de aumentar continuamente o seu SEO, está a perder - especialmente dado o ritmo a que o Google muda e a quantidade de outros conteúdos que estão a ser produzidos e publicados.
De acordo com o Statista, 4,5 milhões de vídeos do YouTube foram vistos a cada minuto em 2021. Pode imaginar quantos blogues, páginas de categoria, e outros tipos de conteúdo foram criados, lançados e consumidos.
E, de acordo com a Internet Live Stats, o Google processa mais de 40.000 mil consultas por segundo. Se não tem nenhum conteúdo ou estratégia de SEO em vigor, adivinhe? Ninguém vai encontrar o seu site, ninguém vai ler o seu conteúdo e ninguém vai converter.
Os superiores precisam de ser lembrados de que, se pretende crescer, precisa de visar uma gama mais vasta de palavras-chave e um público maior. Se a empresa está a tentar crescer, o SEO tem de continuar a fazer parte da imagem.
Por isso, aqui estão pontos-chave para lembrar aos executivos à frente da empresa, dos valores de SEO.
O valor de SEO para uma Empresa
1. SEO é um investimento a longo prazo
O SEO é um investimento a longo prazo que continuará a impulsionar resultados, mesmo depois de ter criado novos conteúdos ou otimizado um site. Como disse um bom amigo meu,
“... uma vez que comece a ver esses resultados, continuará a colher essas recompensas muito depois de ter implementado essa campanha ou de ter publicado esse conteúdo".
Agora, pode estar a perguntar-se como pode criar sucesso a longo prazo se todos os dias se está a criar tanto conteúdo como mencionei anteriormente. Pode classificar para palavras-chave específicas e de tamanho longo( conhecidas como Long tails) que sejam relevantes para a sua indústria e manter essas classificações por um longo período de tempo.
2. O SEO compõe-se ao longo do tempo
Não só os resultados SEO são a longo prazo, como também se constroem sobre si mesmos ao longo do tempo para oferecer sucesso adicional.
Se algum executivo lhe perguntar: "Porque devemos desperdiçar dinheiro em SEO se leva tempo para que os resultados sejam povoados quando poderíamos comprar resultados instantaneamente com PPC?" pode explicar que, ao contrário de PPC onde se paga, se obtém tráfego, e se tem de repetir o processo (e os gastos) para obter resultados, SEO é capaz de sofrer o efeito de bola de neve.
Quando criar mais conteúdo e construir os seus grupos de tópicos, os seus vários trabalhos em SEO e criação de conteúdo continuarão a reforçar-se e a crescer em cima de si mesmos.
Para não mencionar, o Google concentra-se na experiência do utilizador final, pelo que todos os conteúdos que povoam os assuntos SERP - os pesquisadores serão atraídos para essas listas orgânicas, não necessariamente anúncios.
Aparecer na SERP e dentro das características da SERP é uma ótima forma de construir a consciência da marca. Quando as pessoas virem a sua listagem, passarão a conhecer a sua marca, e se lhes proporcionar uma boa experiência e o conteúdo que procuram, passarão a confiar na sua marca. Ter uma estratégia a longo prazo de Link Building em Portugal é uma das melhores formas de se destar da competição e alcançar as primeiras posições do Google
Isto leva-nos ao ponto três ...
3. O SEO melhora a experiência do utilizador
O SEO não só traz tráfego para as suas páginas, como também assegura que os utilizadores se divirtam no seu site. Na Local SEO Portugal , sempre falámos de SEO como otimização da experiência de pesquisa.
O algoritmo de classificação do Google é bastante complexo, e ninguém sabe ao certo o que inclui, mas uma coisa é certa: eles querem servir ao utilizador as listas mais relevantes e dar-lhe a melhor experiência online.
Use as melhores práticas de SEO para assegurar o funcionamento adequado do seu site, tem uma rápida velocidade de carregamento de páginas, etc. Se os utilizadores não conseguirem navegar corretamente no seu site, eles irão voltar para o SERP e clicar noutra listagem (que provavelmente pertence a um dos seus concorrentes).
Se for este o caso, acaba de perder uma possível conversão e tem uma reputação de marca potencialmente danificada, o que não é a situação ideal de um executivo. Partilhe esta informação com os superiores hierárquicos, e eles perceberão que o investimento no seu trabalho é mais do que simples classificações - é o sucesso geral da empresa.
4. O SEO precisa de captar o tráfego impulsionado por outras campanhas publicitárias
Embora a pesquisa de palavras-chave SEO seja utilizada para atrair utilizadores de palavras-chave sem marca, SEO também é importante para palavras-chave relacionadas com marcas.
As campanhas de comunicação social pagas geram interesse num produto ou serviço que se oferece. SEO proporciona valor para captar essa procura. O seu site precisa de ser otimizado para aquelas campanhas de investimento pesado para garantir que capta o tráfego que pode pesquisar a partir dessas campanhas publicitárias.
Os lançamentos de novos produtos são um grande exemplo disso. A página do produto inclui toda a informação relevante para garantir a sua classificação? Precisa de criar conteúdos informativos para apoiar essa divulgação de produtos para fornecer mais informações ao utilizador?
Em casos como este, as pessoas tendem a esquecer SEO porque pensam que o website e outros canais de marketing serão suficientes, mas o conteúdo precisa de ser otimizado para a procura que se cria para os utilizadores que pesquisam no Google.
Esta é uma grande oportunidade para mostrar como SEO reforça o trabalho de outros canais de marketing.
Outro ponto sobre a menção de outros canais de marketing: certifique-se de que as melhores práticas de SEO estão em vigor e que as suas páginas albergam uma boa quantidade de conteúdo para quando esse tráfego de marca chegar ao seu site.
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Se precisar de ajudar para demonstrar os valores de SEO e implementar uma estratégia eficiente de SEO na sua empresa, entre em contacto com a nossa equipa de especialistas em SEO ainda hoje.