Novembro 18, 2021

Como fazer SEO Passo a Passo em 2022

Não é necessário estar envolvido em Marketing Digital há muito tempo para perceber que a otimização de motores de pesquisa – SEO – é um assunto sério. A prática de otimizar o seu conteúdo e website para aumentar a visibilidade nos resultados dos motores de pesquisa é um aspeto sempre em evolução no marketing atual.

No entanto, apesar da sua importância continuada, muito negócios não sabem dar o passo inicial no mundo do SEO. Com tanto a ter em consideração, é fácil perder-se. Por esta razão, muitas pessoas simplesmente ignoram esta prática.

Mas isso é um erro que pode custar muitas oportunidades de negócio. Porquê deitar tanto a perder quando pode impulsionar o seu negócio com um ótimo SEO?

Neste artigo, iremos demonstrar como fazer otimização de motores de pesquisa da forma mais correta para que possa subir nas classificações por forma a alcançar o seu público alvo em 2022 e em diante.

SEO passo a passo 2022

Como fazer SEO passo a passo no seu site em 2022

SEO exige tempo e paciência. É fácil perder-se entre tanta informação e perder interesse e esperança quando não nota impacto durante semanas ou meses. Aqui seguem 10 aspetos para assegurar-se que a sua campanha de SEO recolhe recompensas no final:

1. Considere a taxa de rejeição

A taxa de rejeição( ou bounce rate) é a percentagem de visitantes que saem do seu website após visualizarem apenas uma página. A escala de taxa de rejeição é a seguinte:

  • 25% ou menos: Algo está provavelmente danificado
  • 26-40%: Excelente
  • 41-55% - Mediano
  • 56-70%: Mais alto do que o normal, mas poderá fazer sentido dependendo do website
  • 70% ou mais alto: Mau. Algo está provavelmente com problemas ou então o seu website necessita de muito trabalho!

Porque que razão a taxa de rejeição interessa

A Google analisa o comportamento online dos utilizadores, recolhe dados em biliões de pesquisas todos os dias. Se as pessoas abandonam o seu website após a visita a apenas uma página, é uma lerta á Google de que o seu website não fornece as respostas que as pessoas necessitam.

Segundo a Google: A taxa de rejeição é a percentagem das sessões de uma única página no seu site, no qual os visitantes visualizam apenas uma página o que provocando apenas um único pedido ao servidor de dados analíticos.

Razões para uma taxa de rejeição elevada

Não tem interesse se uma pessoa sai do seu website após 3 segundos ou 10 minutos – continua a ser uma rejeição e uma taxa de rejeição elevada é um problema que pode influenciar negativamente a classificação do seu website no resultados de páginas do motor de pesquisa (SERP´s).

Aqui estão algumas razões para uma taxa de rejeição elevada:

- Página com carregamento lento

A Google prefere sites que carregam rapidamente, um site lento oferece uma má experiência aos utilizadores. As pessoas rejeitam mais facilmente um site lento do que um rápido.

- Titulos ou descrições enganadoras

Os seus titulos e descrições deverão ser o “gancho” dos SERP´s, chamando a atenção para atrair cliques e tráfego para o seu site. No entanto, se o conteúdo não estiver alinhado com a sua metadata, poderá frustrar os visitantes e eles poderão rejeitar a página depois de entrarem.

- Página em branco ou erro técnico

Uma taxa excecionalmente alta de rejeição pode resultar de um erro, como o erro 404 ou uma página em branco. Teste o seu site em vários dispositivos e browsers para se assegurar que não há problemas.

- Maus Links de outros sites

Uma taxa alta de rejeição de tráfego pode ocorrer devido a texto incorreto. Mantenha-se atento aos seus backlinks e negue os que possam ser de fontes respeitáveis

- Website de afiliados ou de uma única página

O conceito de marketing de afiliados tem o objetivo de desviar tráfego do seu site para o site de um comerciante. Portanto, um site de página única irá naturalmente ter uma taxa de rejeição elevada.

- Conteúdo de pouca qualidade

Por vezes, uma taxa de rejeição alta acontece devido á pouca qualidade do conteúdo, ou pela falta de otimização deste, para efeitos de leitura online. Até grandes escritores podem produzir conteúdo de pouca qualidade, online.

Tenha atenção ao seguinte:

  • Escrever frases simples e curtas
  • O seu conteúdo terá de ser de simples digitalização, bem formatado e com bastantes sub títulos, secções pequenas e marcadores.
  • Incluir boas imagens para separar o texto, fazendo-o fácil de “digerir”

No limite, necessita de criar conteúdo bem escrito, com boa pesquisa, relevante e atual, o qual interesse ás pessoas e deverá ser apresentado de uma forma facilmente percetivel para que os visitantes gostem de o ler e partilhar.

- Mau design UX

As pessoas esperam que os sites sejam suaves e simples de navegar. Inclua barras de menus, uma barra de pesquisa e design com qualidade para melhorar a UX. Se o site for confuso, as pessoas não irão ficar lá muito tempo.

- Website que não é legível em todas as plataformas mobile

Atualmente, o seu site deverá ser mobile-friendly. Se nos seus telemoveis os utilizadores considerarem que o site não tem a mesma aparência, sairão rapidamente. Uma abordagem mobile-friendly é cada vez mais crucial.

2. Visitantes que retornam

Se alguém visitar o seu website e voltarem a fazê-lo através do mesmo dispositivo no periodo de 2 anos, a Google considera que é um visitante que retorna. Existem algumas formas de garantir que um visitante volta ao seu site:

- Criar novo conteúdo

Como mencionado antes, um fluxo de conteúdo fresco manterá as pessoas interessadas. Se continuar com esta prática, construirá fidelidade no seio dos seus visitantes.

- Mantenha-se em contacto com as redes sociais

A criação de conteúdo é apenas parte da equação. Após fazer as publicações deverá trabalhar o marketing do seu conteúdo. Através das redes sociais, poderá alcançar uma vasta audiência e encontrar pessoas para amplificar a sua mensagem.

- Comece uma newsletter de email

Enquanto que redes sociais não são para todos, o email é praticamente universal. É possivel construir relações através do email para encorajar mais visitantes ao seu website.

- Ofereça um programa de fidelização de cliente

Construir fidelização de clientes éum ponto chave para um negócio sustentável. Se recompensar os visitantes, eles irão regressar, o que aumenta a reputação do seu site na Google.

- Use uma estratégia de segmentação 

Com estratégias de re segmentação, poderá chegar a pessoas que conhecem e confiam na sua marca. Eles podem já ter visitado o seu site portanto poderão ajudar com vendas futuras.

3. Otimização de pesquisa por voz

Otimização de pesquisa de voz vai continuar a crescer nos próximos anos, mudando o paradigma do SEO. As pessoas que utilizam a pesquisa de voz tendem a:

  • Usar frases e perguntas
  • Incluir verbos como fazer e poder
  • Têm uma alta intenção de compra

Portanto, os marketeers devem otimizar o conteúdo com pesquisa de voz em mente. Aqui ficam algumas estratégias:

  1. Reduzir o tempo de carregamento de uma página. O Google Voice dá prioridade a websites com um tempo de carregamento rápido, portanto deverá otimizar imagens, comprmir ficheiros grandes e garantir que o seu website funciona em dispositivos móveis.
  2. Foque-se em linguagem natural. Crie conteúdo baseado em palavras-chave e frases que representem pesquisas populares usadas nas pesquisas de voz.
  3. Opte por snippets em destaque. Estas respostas sumarizadas atraem bastante tráfego. Utilize dados estruturados e marcações de schema para fornecer mais informação sobre a sua marca para melhorar a sua classificação e atrair tráfego.
  4. Forneça informação local. Pode aumentar o tráfego das pesquisas de voz criando um perfil no Google My Business.
  5. Aumente a sua autoridade de domínio. Isto irá ter um impacto sifgnificativo na classificação da pesquisa o que será alcançando com a colocação de links de alta qualidade no seu conteúdo (e contruindo backlinks de websites com boa reputação)
  6. Adicione uma página de FAQ. Estas páginas podem ser formatadas para dar resposta a bastantes questões, oferencendo informação útil para os utilizadores.

4. Conteúdo que se foque em E.A.C (Experiência, Autoridaden e Confiança)

Experiência

A sua mensagem deve ser comunicada por forma a mostrar conhecimento e experiência sobre o tópico em questão. Seguem algumas formas de o fazer:

  • Descubra o que o seu público – alvo deseja e vá de encontro a esses desejos. Esta abordagem começa com a pesquisa de palavras chave.
  • Durtante a pesquisa de palavras – chave, deve tentar perceber as intenções de quem faz as pesquisas
  • Encontre o equilibrio entre conteúdo compreensivo e legibilidade. Para alcançar isto, formate o seu conteúdo de forma a que seja facilmente percetível, com muito sub títulos, paragrafos curtos, e imagens visuais a quebrar o texto.

Autoridade

Quando outras marcas ou peritos utilizam o seu site como fonte, isso ajuda a melhorar a sua reputação na indústria. Considere os seguintes pontos para aumentar a sua autoridade:

  • Links de websites relevantes são um fator importante no que diz respeito a classificação de sites, como por exemplo fazer um backlink para uma entidade jornalística de destaque.
  • Conteúdo partilhado. Se o seu conteúdo é fortemente partilhado nas redes sociais, este é um sinal de crescimento da sua autoridade.
  • Volume de pesquisa com marca. Se mais pessoas pesquisarem o nome da sua marca, é sinal que está no bom caminho.
  • Ter uma página de wikipedia para a sua marca é um sinal de que é uma autoridade.

Confiança

Enquanto a experiência e a autoridade são fatores que influenciam o posicionamento SERP, a confiança – ou a falta dela – pode influenciar a sua classificação no Google.

Pense no seguinte:

  • No seu website, providencie uma forma clara de contacto
  • Inclua detalhes da localização física do seu negócio
  • Publique especificações compreensiveis de produtos e inclua concelhos de segurança quando apropriado.
  • Adicione biografias de autores aos seus artigos e cite fontes externas onde relevante, especialmente para estatísticas, citações e estudos. Linkar a sites com autoridade é uma boa forma de melhorar o seu SEO. Por outro lado, se incluir estatísticas ou mencionar estudos sem um link, os leitores irão dificilmente acreditar nas suas palavras.

5. Otimização de conteúdos em vídeo em 2022

- Escolha a plataforma certa – pense nos seus objetivos para marketing de vídeo. Quer mais consciência de marca ou mais contactos? Está a tentar chegar a um segmento específico do público? Defina bem os seus objetivos e escolha uma plataforma que os complemente.

- Acrescente valor – As pessoas adoram ver vídeos. No entanto você não pode publicar qualquer coisa. Crie videoa de qualidade que ofereçam informação valiosa e que ajude os utilizadores a resolver problemas.

- Coloque vídeos no seu domínio – Se pretender que o conteúdo de vídeo melhore o SEO do seu website, deverá hospedar o vídeo diretamente no seu domínio. Se inserir um vídeo de Youtube, o tráfego de pesquisa irá ser direcionado para o Youtube primeiro.

- Crie conteúdo interativo – se o video estiver hospedado no seu site, adicione conteúdo interativo como questionários por exemplo. Irá tornar os seus vídeos mais envolventes, o que poderá levar a mais visualizações, partilhas e cliques.

- Otimize as suas palavras chave – uma boa pesquisa de palavras chave irá fazer com que os seus vídeos se destaquem online, atraindo mais tráfego.

- Foque-se nas miniaturas – as miniaturas podem influenciar os utilizadores, encorajá-los a clicar ou ignorar o vídeo. Escolha uma que leve as pessoas a querer clicar.

- Crie conteúdo “partilhável” – Não se trata apenas de criar vídeos, o conteúdo é muito importante, o seu público quer conteúdo com qualidade, criativo que ofereça algo único que se destaque dos restantes sites. O público irá envolver-se e partilhar com os seus contactos.

- Adicione transcrição ao seu vídeo – poderá utilizar na transcrição dos seus vídeos boas palavras chave, o que ajudará os motores de pesquisa a aprender mais sobre o conteúdo do mesmo. Também melhora a experiência de quem visualiza os vídeos.

- Crie um mapa do site para o seu vídeo – com um mapa, os motores de pesquisa terão uma imagem clara do contexto do vídeo. Pode incluir detalhes específicos como o título do vídeo, descrição, assunto, duração bem como restrições locais, datas de validade ou live streams.

- Permita incorporação – Permita que as pessoas possam incorporar o vídeos nos seus blogues ou websites. Isto ajuda a amplificar o seu conteúdo.

6. Dê preferência ás pessoas e não aos motores de busca

Um bom SEO não se trata apenas de escrever para os motores de pesquisa. Deverá sempre escrever primeiro para as pessoas  e em segundo para os motores de pesquisa. Em vez de querer colocar palavras chave com alto volume em publicações não relacionadas, é melhor ter uma estratégia de conteúdos sólida que tenha como objetivo a qualidade, relevância e informação para a sua audiência.

Eventualmente a Google irá aperceber-se que o seu conteúdo é excelente pois os leitores voltam aos seu website, partilham posts e passam tempo nas suas páginas.

7. Caraterísticas de pesquisa e de dados estruturadas

Dados estruturados ajudam-no a alcançar a primeira página dos motores de pesquisa e mesmo a posição dos snippets incluidos.´

As pessoas gostam de websites fáceis de utilizar com uma navegação suave e um interface claro que faz com que tudo seja mais fácilmente localizável. Seguem algumas ideias para dados estruturados que pode incorporar no design do seu website:

  • Opiniões de produtos
  • “Como fazer”
  • FAQ
  • Morada
  • Livros
  • Eventos

É também boa ideia incluir uma barra de pesquisa para que os utilizadores encontrem as coisas facilmente, mesmo num site maior.

8. Marca e pesquisas sobre a marca

Quando as pessoas procuram pelo seu negócio no Google, você pretende estar no primeiro lugar. Ter o objetivo de ter uma boa classificação é importante, pois ajudará a melhorar a sua reputação.

O SEO pode mudar ao longo do tempo mas o branding é uma estratégia que nenhuma empresa deve ignorar. Mesmo que tenha dificuldades em estar bem classificado outros termos, não deve ter grandes dificuldades em ter uma boa visibilidade nas suas palavras chave relacionadas com a marca.

9. Otimização da conversão

A conversão é o maior objetivo da maioria das campanhas, e possivelmente, o ínicio de uma nova relação com novos clientes. Portanto, ao invés de se focar demasiado no topo da tabela, certifique-se os seus contactos têm o que necessitam para se converter.

Forneça-lhes boas avaliações, casos de estudo de consumidores e conteúdo persuasivo que os convença de que você têm a solução que eles procuram. Ao investir mais em otimização da conversão, garantidamente irá gerar mais ROI.

10. Sem preparação para dispositívos móveis

Como mencionado antes, o seu website deverá funcionar em todos os dispositivos móveis. Ao falhar com este ponto, irá aumentar a taxa de rejeição e diminuir a taxa de conversão.

E mais, sites mobile friendly são um aspeto da classificação portanto para estar em boa consideração da Google e evitar cair na obscuridade, o seu site terá mesmo de ser mobile friendly.

Resumo do SEO Passo a Passo

Portanto, aqui tem um guia compreensivo de como fazer SEO passo a passo em 2022. Existem bastantes aspetos a ter em conta e muitas vantagens inerentes. Vá um passo de cada vez, fazendo pequenas mudanças ao seu site e redes sociais.

SEO é um jogo a longo prazo que pode significar resultados incríveis para meses e anos, sendo um veículo para crescimento sustentável na era digital. Demora o seu tempo, paciência e muitas tentativas.  

Se não tem tempo para seguir todos os passos necessários para uma boa estratégia de SEO, contacte a nossa equipa para que possamos tratar do SEO do seu negócio por si.

SEO Passo a Passo Portugal 2022

  

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