Março 7, 2022

SEO para WordPress: 10 formas de melhorar o seu site

Otimizar o SEO do seu site em WordPress pode ser mais complicado do que imagina se não tiver nenhumas bases de SEO. Mas se deseja ter o maior número possível de olhos no seu website - quer o seu objetivo seja entreter e informar os leitores, promover o seu trabalho ou vender os seus produtos e serviços, SEO é sem duvida o melhor caminho a seguir. Em termos simples, quanto mais visitantes tiver, mais fácil será construir uma audiência com a qual pode contar e obter clientes

Mas por onde começar?

Há muitas maneiras de conduzir o tráfego para o seu site, mas a Otimização para Motores de Pesquisa (SEO) é uma das mais eficazes. SEO é uma combinação de estratégias e técnicas destinadas a ajudar as suas páginas a subir na classificação nos resultados dos motores de busca. Isto aumenta a visibilidade do seu site e pode ajudá-lo realmente a arrancar.

Além disso, existem muitas formas simples de melhorar a SEO do seu site WordPress, mesmo que seja um principiante total. Neste post, vamos explorar 13 técnicas que pode começar a utilizar imediatamente!

Profissionais em SEO para WordPress

Nem sempre é facil ter tempo para aprender coisas técnicas e a melhor solução para quem gere um negócio é trabalhar com alguem especializado e capaz de impulsionar o seu negócio. A nossa equipa trabalha com SEO para WordPress há vários anos e já ajudamos mais de 200 negócios nacionais e internacionais a melhorar a sua presença online e a otimizar o SEO dos seus sites com estratégias bem definidas e implementação das mesmas.
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SEO Para WordPress

Formas simples de impulsionar o SEO no seu site WordPress

Ao compilar esta lista de estratégias de SEO, começámos com uma suposição: está ocupado. Portanto, estas técnicas são aquelas que pode implementar agora mesmo (não é necessário um compromisso a longo prazo). Obviamente, há muitas outras técnicas, mas este é um ótimo local para começar. E lembre-se: não tem de usar todas estas técnicas (embora certamente possa) - mesmo algumas devem dar um impulso ao seu site WordPress nos SERPs.

Além disso, vamos concentrar-nos em conselhos dirigidos ao Google, uma vez que é de longe o motor de busca mais popular e divulga a maior parte da informação sobre os seus algoritmos. Dito isto, muitas destas estratégias deverão também ajudá-lo noutros sites, tais como Yahoo Search ou Bing.

1. Escolha um tema que esteja otimizado para motores de busca

O seu tema é uma das escolhas mais importantes que fará para o seu site WordPress. Determina a aparência e layout do seu site, pode fornecer novas funcionalidades, e também desempenha um papel no seu SEO. Por exemplo, o seu tema pode afetar a velocidade do seu site - o que (como já discutimos) é vital. A forma como um tema foi desenvolvido também importa, uma vez que o código limpo dá ao seu site a melhor oportunidade em SERPs.

Portanto, ao escolher um tema, vai querer optar por um construído com SEO em mente. Estes temas são frequentemente referidos como 'SEO-friendly'. Poderá também querer procurar um tema que ofereça características especificamente concebidas para melhorar o seu SEO, tais como novas opções de etiquetas de cabeçalho. Felizmente, há muitos temas disponíveis que se encaixam no perfil.

2. Use um Plugin de SEO dedicado

Se é novo no WordPress, pode ainda não estar familiarizado com os plugins. Estes são pequenos pedaços de software adicional que pode instalar, que acrescentam novas características e funcionalidades ao seu site. Há um plugin para ajudar o seu site a fazer quase tudo - incluindo uma classificação superior nos motores de busca. De facto, há muitos plugins concebidos especificamente para melhorar o SEO do seu site.

Estes plugins podem fornecer características pequenas e específicas, tais como a criação de um mapa do site (falaremos mais sobre isso dentro de momentos). Para resultados ainda melhores, pode também optar por um plugin de SEO abrangente, como o Yoast SEO, que adicionará ao seu site um conjunto completo de características centradas na otimização.

3. Altere a sua estrutura de 'Permalink'.

Permalinks são os URLs permanentes que apontam para as mensagens, páginas e outros conteúdos individuais do seu site. São o que as pessoas irão utilizar para referenciar e linkar de volta ao seu site, e a sua aparência é importante. As ligações claras e descritivas que descrevem o seu conteúdo são mais fáceis para os motores de busca fazerem sentido e tendem a obter um impulso na classificação.

O WordPress oferece uma série de opções de ligação automática permalink.

Algumas baseiam-se em números (tais como as opções simples e numéricas), o que não é ideal, uma vez que transmitem pouca informação útil aos motores de busca. Em vez disso, é melhor com a estrutura de Post Name, uma vez que comunica claramente do que se trata o conteúdo ligado. Pode facilmente alterar a sua estrutura de permalink (ou criar um personalizado) visitando a parte de trás do seu site indo até Settings > Permalink.

4. Criar um ‘Sitemap’

Um sitemap é uma lista de todas as páginas e outros conteúdos do seu site, geralmente organizados numa hierarquia. Fornece uma forma rápida de ver como o seu site está disposto e o que inclui. Embora estes sitemaps tenham sido em tempos concebidos para ajudar os utilizadores a navegar nos sites, o seu principal objetivo agora é comunicar informações aos motores de busca (também conhecidos como "crawlers").

Embora acrescentar um sitemap ao seu site não aumente diretamente a sua classificação nos motores de busca, continua a ser uma valiosa ferramenta de SEO. Permite aos crawlers verem todas as páginas do seu site e compreenderem como se relacionam entre si. Isto facilita aos motores de busca a indexação, e a apresentação de conteúdos relevantes nas pesquisas dos utilizadores. Adicionar um sitemap ao WordPress é simples - pode fazê-lo com um plugin específico como o Google XML Sitemaps, ou através de uma ferramenta SEO abrangente como o Yoast SEO.

5. Use Etiquetas de Título em Todo o seu Conteúdo

Embora um mapa do site seja útil para ajudar os crawlers dos motores de busca a ver como o seu site está organizado, não os ajuda a fazer sentido do conteúdo individual. Para isso, terá de usar etiquetas de cabeçalho. Estas são opções de formatação que pode aplicar aos cabeçalhos das secções dentro das páginas e dos posts.

Pode ver estas definições no seu editor WordPress, listadas como Título 1, Título 2, e assim por diante.

A utilização destes cabeçalhos para estruturar o seu conteúdo permite realizar duas coisas. Proporciona um benefício visual, quebrando o seu texto e tornando-o mais fácil de ler. Além disso, os crawlers prestam muita atenção às rubricas, utilizando-as para compreender como o seu conteúdo está organizado e de que se trata. Por isso, ao criar posts e páginas, não se esqueça de utilizar as opções de cabeçalho do WordPress com frequência e consistência.

6. Construa o seu conteúdo em torno de palavras-chave

É provável que já tenha encontrado o conceito de palavras-chave antes. Estas são frases curtas que descrevem o tópico do seu conteúdo. Por exemplo, poderá escolher a palavra-chave "receitas fáceis" para um post de blogue que partilhe opções de receitas simples para principiantes. Ao fazer isto, está a prever que muitas pessoas irão digitar a frase num motor de busca quando procurarem este tipo de post.

Escolher uma palavra-chave para cada post ou página e utilizá-la em vários locais - tais como o título, os cabeçalhos, e o próprio conteúdo - é uma forma comum de comunicar o seu tópico aos motores de busca e aumentar as hipóteses de mostrar o seu conteúdo em pesquisas relevantes.

7. Incorporar ligações internas e externas úteis

O Google e outros motores de busca não consideram o seu site no vácuo. Em vez disso, olham para o quão bem está conectado, tanto internamente como a outros sites. A utilização de muitas ligações através dos seus posts e páginas diz aos crawlers como eles se relacionam com conteúdos semelhantes. Também encoraja outras pessoas a ligarem-se novamente ao seu site o que, por sua vez, comunica aos motores de busca que o seu conteúdo é valioso!

Tal como com as palavras-chave, esta é uma estratégia que vai querer utilizar cuidadosamente. Se colocar demasiadas ligações no seu conteúdo ou utilizar muitas ligações que apontem para páginas irrelevantes ou existam apenas para promover produtos, é provável que as classificações dos seus motores de busca sejam prejudicadas.

Em vez disso, procure incorporar links onde estes se encaixem naturalmente, e apontar os leitores para websites de alta qualidade que já ocupam uma posição elevada nos SERPs. A utilização inteligente tanto de links internos como externos é fundamental para alcançar os melhores resultados de SEO possíveis.

8. Use Design Responsivo no Seu Site

Mais pessoas do que nunca estão a utilizar dispositivos móveis para navegar na Internet. Isto significa que o seu site precisa de ter uma aparência e um desempenho tão bons em qualquer tipo de dispositivo que um visitante esteja a utilizar. Pode assegurar isto seguindo a estratégia de design responsivo - por outras palavras, desenhando o seu site de modo a que reaja e se adapte ao dispositivo de cada utilizador.

O design responsivo é tão importante que o Google o utiliza como fator de classificação. Se o seu site for responsivo, as suas probabilidades de aparecer em alta nos SERPs serão muito melhores. Para os utilizadores do WordPress, a melhor maneira de começar com um design responsivo é escolher um tema que o suporte (o que muitos, se não a maioria, fazem agora). Só não se esqueça de verificar também as outras características SEO de cada tema!

9. Otimize as suas imagens

As imagens são importantes para praticamente qualquer website. Fornecem apelo visual e contexto, além de ajudarem a quebrar o texto e torná-lo mais legível. Como já deve ter adivinhado, também podem ter um impacto no seu SEO. Para um, a qualidade e tamanho das suas imagens pode afetar a velocidade de carregamento das suas páginas, o que é um fator de classificação. Além disso, os crawlers olharão para certas informações anexadas às imagens - tais como nomes de ficheiros e 'alt text' - quando tentarem indexar e compreender o seu site.

Abordar estas duas questões contribuirá em grande medida para o escoramento do seu SEO. Primeiro, certifique-se de otimizar as suas imagens e outros meios de comunicação, para que tenham o menor impacto possível no desempenho do seu site. Depois, dê a cada imagem um nome de ficheiro descritivo e texto alt (pontos bónus se utilizar uma palavra-chave num ou em ambos os locais).

10. Foco no Conteúdo de Qualidade

Quando o Google e outros motores de busca criam algoritmos complexos para classificar websites, o seu objetivo é ajudar os sites mais relevantes e úteis a pontuar altamente. Os fatores específicos da classificação e os seus efeitos mudam com o tempo, mas este tema subjacente permanece consistente. Se quiser ver sucesso nos seus esforços de SEO, precisa de se concentrar na criação de conteúdo de qualidade em vez de tentar enganar o sistema.

Já discutimos o conteúdo de forma longa, que é uma forma sólida de aumentar a qualidade dos seus posts e páginas. No entanto, existem muitas outras formas de alcançar este objetivo. Por exemplo, considere o que os seus leitores alvo querem ou precisam mais, e concentre-se em fornecer essas coisas com o seu conteúdo. Lembre-se também de verificar e rever cuidadosamente tudo o que acrescenta ao seu website - os detalhes são importantes!

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que seja capaz de melhorar o SEO para wordpress do seu site de uma forma simples e eficaz.

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