Novembro 23, 2021

Para que serve o SEO? Descubra tudo

Quando as pessoas procuram por informação online através dos motores de busca, fazem-no ao digitar o que procuram na caixa de pesquisa. De modo a que o seu website fique disponível quando se procura por informação, os motores de busca precisam determinar para o que site é útil, de forma a quando pessoas procurem online, o possam encontrar. Essencialmente, esta é a uma das pricipais razões pela qual o ramo de SEO existe – para se certificarem que os websites são apelativos para os motores de busca e para os utilizadores.

De modo a perceber o propósito do SEO, é  preferivel compreender como o seu site se enquadra no quadro geral. Aqui está mais informação sobre como o SEO funciona e o porquê das pessoas que possuem websites precisarem de se importar cada vez mais em desenvolver uma estratégia de SEO.

O que é SEO?

SEO, que é a sigla de Search Engine Optimization em inglês ou otimização de motores de busca em português, é o processo pelo qual as pessoas se certificam que os websites são apelativos para os motores de busca. Embora as técnicas variem dependendo do setor, a ideia principal é assegurar que as táticas básicas de otimização são seguidas regularmente. O ponto crucial da estratégia, no entanto, irá centrar-se nas palavras-chave e no intuito de cada pesquisa.

Ao direcionar certas palavras em diferentes técnicas de marketing dos motores de busca, os donos e gestores dos websites podem melhorar as suas probabilidades de aparecerem como resultado em uma busca específica. O que isto basicamente significa é que se as pessoas quiserem encontrar informação sobre uma determinada palavra-chave, pode-se usar uma variedade de táticas que ajudarão o site a aparecer nos resultados de pesquisa ( e de preferencia no topo dos resultados) . Se, recentemente, tem tido dificuldades com o tráfego na internet, poderá ser porque não implementou SEO na sua totalidade com o melhor das suas capacidades.

O principal objetivo do SEO é aumentar a funcionalidade do site para que possa atrair as pessoas certas através dos motores de pesquisa. O objetivo do site deve ser claramente definido de forma a ter a certeza que o site atingirá esse objetivo. Quando visitantes de um motor de busca vêm que o seu site correspondeu às expetativas depois de o encontrarem com uma busca na internet, isto significa que a funcionalidade é sólida. Se os visitantes ficarem desapontados, o site falhou o objetivo.

SEO e os Motores de Busca

O objetivo é acompanhar as melhores estratégias possíveis de classificação nos motores de busca, e para o fazer é necessário compreender como se pretende o que deve ser desenvolvido e implementado. Quando o motor de busca inspecciona o seu site, os robôs procuram por determinadas peças de informação. Se os robôs decidirem que a informação está atualizada, será recompensada com uma melhor classificação. Para se certificar que compreende do que eles estão à procura, ajuda familiarizar-se com os seus termos e condições e com as diretrizes do Webmaster ou gestor de SEO.

Devido a esta limitação, a batalha para ficar no topo do Google, Yahoo! Bing e similares é bastante desafiante. É necessária toda a ajuda possível! Um SEO competente que usa as táticas mais especializadas ou que segue à linha as melhores práticas dos motores de busca será um grande passo para o seu negócio na direção certa.

Estratégias de SEO

Todas as otimizações dos motores de pesquisa provêm de uma busca diligente de palavras-chave. Isto implica descobrir como as pessoas encontram o seu website – que termos usam, que questões fazem, etc. Se souber o que as pessoas fazem para procurar sites como o seu, só tem que lhes providenciar as respostas que procuram. É tudo sobre como atrair o seu público-alvo. Precisa de pensar em palavras-chave populares e relacionadas que se adequem ao conteúdo do site, e depois incorporá-las no conteúdo e nas técnicas de marketing que empregar.

Outra parte do SEO é o link building, que está sempre em constante mudança. Nos dias atuais, é necessário desenvolver a sua estratégia de link building com foco em qualidade e não em quantidade para não sofrer uma penalização por parte dos motores de busca. Link building é quando um link para o seu site existe em outros sites.

Táticas que resultaram no passado, tais como links em comentários em artigos escritos noutros sites, são agora considerados spam e se existem demasiados o site pode sofrer uma penalização. É preciso certificar-se de que os links são legítimos e que aparecem em sites bons que não fornecem spam aos seus leitores. Poderá acabar por ser mal associado a alguma outra empresa que o fará cair a longo prazo.

Para entender as diferentes componentes de SEO na sua totalidade, deve considerar procurar por um tipo de consultor para o guiar. Existem demasiadas técnicas de marketing diferentes, o que torna difícil encontrar o melhor para si. Pode usar a experiência de alguém para encurtar as suas opções e identificar a estratégia perfeita para ajudar a alcançar o público-alvo. O consultor/empresa pode-lhe fornecer relatórios do progresso para ver o quão bem os seus esforços ajudaram no tráfego. Depois é só repetir o processo e ser consistente. Entre em contato com a equipa da Local SEO Portugal para receber uma auditoria de SEO eficaz e desenvolvimento de um plano para o seu negócio e deixe os nosssos profissionais lidarem com o trabalho técnico por si enquanto se foca no crescimento do seu negócio.

Local SEO Portugal

Agência especializada em SEO e planeamento estratégico que ajuda negócios a aumentarem orgânicamente o seu tráfego e vendas através de SEO.
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