Novembro 29, 2021

10 dicas de SEO para pequenas empresas em Portugal

Aprenda as melhores formas de fazer SEO para pequenas empresas de forma eficiente e que geram resultados.

Não adianta investir tempo e dinheiro para construir um site bonito se os seus clientes não a conseguirem encontrar. Mas como é que pode fazer com que o seu site se destaque no oceano de conteúdo que existe na Internet?

A otimização do motor de busca (SEO) é a forma de ajudar os clientes a encontrar a sua página web, quando estão a fazer pesquisas no Google, Bing e Yahoo. Ao construir a sua página web da forma certa, e otimizar as palavras-chave, irá direcionar mais tráfego para sua página e gerará mais vendas.

SEO Para Pequenas Empresas Feito por Profissionais

A nossa equipa de consultores de SEO trabalha há vários anos com empresas de todas as dimensões para planear e implementar estratégias de SEO que geram resultados. Deixe-nos tratar do SEO do seu negócio enquanto se foca no que realmente gosta de fazer.

Aqui estão 10 dicas para o ajudar a ter uma classificação mais elevada nas pesquisas online.

1. Encontre as palavras-chave certas

Pense nas palavras que os seus clientes provavelmente irão usar para procurar os seus produtos ou serviços na internet. Se vende eletrodomésticos, por exemplo, é mais provável que os seus clientes usem uma palavra formal como arca refrigeradora ou uma gíria como frigorifico?

Faça uma lista de 20 a 50 palavras-chave e vá para o Google AdWords. Depois de criar uma conta, se ainda não tiver feito isso, pode validar se as palavras-chave escolhidas são usadas com frequência nas pesquisas online.

Pode também usar um produto do Google AdWords chamado "Keyword Planner", que visa ajudar a encontrar mais palavras-chave e aumentar a sua lista.

Use as palavras-chave em cada uma das páginas da sua página web para fazer com que tenha uma classificação mais elevada quando os potenciais clientes pesquisarem e usarem essas palavras-chave.

Comece a usar palavras-chave no URL - o endereço que aparece no navegador da Internet para cada uma das páginas da sua página web. Inclua-os também nos títulos, bem como nas descrições de metadados (o texto breve que informa aos mecanismos de pesquisa sobre o que trata o conteúdo).

2. Concentre-se nas suas ofertas exclusivas

Lembre-se de que está a competir com outras empresas pela atenção online de potenciais clientes. Para se destacar nas pesquisas da web no seu setor, procure palavras que correspondam aos diferenciadores de mercado, como ofertas exclusivas ou localização geográfica.

A concorrência também é rígida nas palavras-chave que compra para cada campanha de custo por clique, em que um anúncio de sua empresa aparece acima ou ao lado dos resultados de pesquisa gratuitos. Paga à empresa de motor de busca, cada vez que o link é clicado. Terá de se concentrar em palavras-chave do seu nicho, caso não disponha de um grande orçamento.

3. Não sobrecarregue a sua página web com palavras-chave

Como afirmam as diretrizes para webmasters do Google: “Crie páginas principalmente para usuários, não para mecanismos de pesquisa.”

Se estiver apenas a espalhar palavras-chave no seu conteúdo, corre o risco de distorcer o significado e irritar os leitores. Por isso, não exagere.

A sua prioridade deve ser tornar o texto claro e fácil de ler.

Quantas mais páginas web tiverem links a direcionar para sua, maior será a sua classificação nas pesquisas. Peça aos proprietários de páginas web relacionados que carreguem um link para a sua. Ofereça-se para carregar um link da deles em troca de um link para a sua.

Foque-se na qualidade dos links. Um link direcionando para a sua página web, numa câmara de comércio ou site de uma universidade irá ajudá-lo, bem mais do que uma dezena de links de blogs obscuros.

5. Publique muito conteúdo de alta qualidade

A principal missão dos mecanismos de pesquisa é ajudar as pessoas a encontrar respostas para as suas perguntas. Portanto, a sua melhor estratégia para obter muito tráfego é criar conteúdo atraente - artigos, vídeos e fotos - que forneçam informações de qualidade aos seus leitores. Certifique-se de atualizar o conteúdo com frequência para que continue relevante.

Uma boa estratégia de conteúdo também o ajudará a posicionar-se como um líder inovador na sua área.

6. Socialize

As redes sociais são grandes aliadas na sua estratégia de SEO, sobretudo porque as pessoas também as usam como plataformas de pesquisa. Os clientes costumam pesquisar empresas ou produtos usando a função de pesquisa do Facebook, por exemplo. O perfil das redes sociais da sua empresa também será classificado nos resultados da pesquisa quando as pessoas pesquisarem a sua empresa ou termos relacionados.

7. Certifique-se de que a sua página web e fácil de usar

Tenha uma página web limpa e fácil de navegar. Certifique-se de que fica claro para os visitantes quem é e o que está a oferecer.

Use muitos títulos para melhorar a legibilidade e coloque as suas palavras-chave nos títulos. Os títulos destacam-se nos mecanismos de pesquisa e irão ajudá-lo a ter uma classificação mais elevada.

A velocidade da sua página web também é importante para o SEO. A última coisa que quer, é irritar seus visitantes com uma página web lenta.

Por fim, tenha a certeza de que a sua página web está otimizada para plataformas móveis. Os mecanismos de pesquisa agora penalizam sites que não são facilmente exibidos num smartphone.

8. Meça os resultados

Ferramentas gratuitas e de baixo custo, como Moz, SpyFu.com, SEMRush.com e Google Analytics, fornecem informações sobre o desempenho do SEO de uma página web e sobre os visitantes - como é que encontraram a página (motor de busca, site de referência, etc.), a sua localização geográfica e quanto tempo permaneceram em cada página.

Esta partilha do blog tem mais informações sobre como analisar os seus dados para otimizar o desempenho do seu SEO.

9. Seja paciente

Monitorize os resultados desde o primeiro dia, mas não espere resultados rápidos. Normalmente, leva alguns meses para subir significativamente nas classificações dos mecanismos de pesquisa.

Lembre-se também de que o SEO está em constante mudança. O que funciona hoje pode não funcionar em dois ou três anos. Continue a trabalhar nisso e mantenha-se atualizado sobre as alterações mais recentes que afetam as classificações.

10. Seja determinado

A maioria dos seus usuários não conseguirá passar da primeira página de resultados da pesquisa. Uma boa posição significa aparecer nas duas primeiras páginas de resultados de pesquisa. Após a página três, quase ninguém irá ver a página. Portanto, foque-se e seja determinado!

BONUS: Contrate uma equipa Especializada

Se não tem capacidade de dedicar o tempo necessário ao SEO do seu negócio, deixe a nossa equipa de especialistas em SEO cuidar do desenvolvimento do seu SEO.

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