SEO para hotéis é a arte complexa de obter mais visibilidade para a sua marca e de mover o seu website para a posição mais alta possível nos resultados de pesquisa do Google, Yahoo e Bing. Enquanto as campanhas publicitárias pagas podem produzir resultados instantâneos, SEO para hotéis é um processo eficiente mas demorado. Precisa de um compromisso, mas, em última análise, SEO provará ser o seu mais fiel apoiante na luta contra concorrentes e OTAs.
Agência de SEO para Hotéis
A equipa da Local SEO tem trabalho com hotéis nacionais e internacionais no planeamento e implementação de estratégias de SEO que geram visitas e vendas. Se pretender ter apoio profissional para melhorar o SEO do seu estabelecimento, entre em contacto connosco para uma auditoria de SEO grátis.

Porque é que SEO para hoteis é importante?
Quanto melhor for o ranking de pesquisa do seu hotel, mais tráfego flui para o seu website, resultando em reservas adicionais, aumento das receitas diretas e menos comissões pagas a terceiros.
A utilização das dicas deste artigo dar-lhe-á uma enorme vantagem quando se trata de ser encontrado online por potenciais convidados ou planeadores de eventos e viagens de grupo. Conduzirá a uma maior exposição, a um orçamento mais baixo e a uma maior qualidade de visitas e reservas.
Siga estas boas práticas de SEO para obter melhores resultados de pesquisa orgânica e conduzir mais visitantes ao site do seu Hotel.
1. PESQUISAR E IDENTIFICAR AS PALAVRAS-CHAVE CERTAS
Uma estratégia de SEO bem-sucedida para hoteis começa com a selecão de palavras-chave. É necessário pesquisar exaustivamente que palavras-chave e frases-chave são utilizadas pelo seu público-alvo quando este pretende reservar alojamento na sua propriedade.
Há três tipos de palavras-chave em que se deve concentrar:
- Palavras-chave primárias. Estas são as palavras-chave principais incluindo uma ou duas frases-chave para as quais quer que cada página seja classificada (ou seja, ser encontrada em pesquisas). São sobretudo utilizadas para uma página de destino, para descrever o que é a página. Por exemplo, "Hotel em Braga" é a palavra-chave principal para uma página de desembarque de hotel em braga.
- Palavras-chave secundárias. Estas são menos óbvias do que as palavras-chave primárias, mas mais específicas. Por exemplo, se o hotel em Braga é um hotel de luxo, as suas palavras-chave seriam "hotel de luxo Galway".
- Palavras-chave longas. Lembre-se de incluir as palavras-chave londas contendo 5 mais palavras (Podem também incluir perguntas e como). Por exemplo, "hotel de luxo Braga com piscina". Como as frases mais longas são mais específicas e visam um nicho, há menos hotéis que competem por classificações de topo para estas palavras-chave em particular.
2. TORNAR AS IMAGENS LEGÍVEIS
As imagens são ouro SEO!
Os motores de busca não conseguem interpretar as imagens no seu sítio web, mas há formas de contornar esta situação.
- Certifique-se de que as imagens têm um nome descritivo contendo palavras-chave relevantes antes de carregá-las para o seu sítio.
- Dar contexto a imagens com texto relevante que reflita tanto a palavra-chave como o assunto. (Isto também beneficia os utilizadores deficientes visuais que utilizam leitores de ecrã quando navegam).
- Reduza o tamanho do ficheiro das suas imagens sem comprometer a qualidade. Isto ajudará a acelerar o seu tempo de carga e reduzirá a taxa de ressalto.
3. MANTENHA O SEU CONTEÚDO FRESCO E INTERESSANTE
Os motores de busca prosperam com conteúdos originais, relevantes e recentes. A geração de conteúdo pode fazer maravilhas para a sua classificação e há infinitas opções de conteúdo hoteleiro:
1. Artigos
2. Postagens no blog do hotel
3. Galeria de fotos
4. Visitas virtuais ao hotel
5. Guia das atracões turísticas locais
6. Vídeos
7. Podcasts
Atualizações frequentes não só enviam um sinal aos motores de busca de que o seu negócio está "vivo e de boa saúde", como também atrI audiências de volta ao seu site. Informações interessantes mantêm os visitantes por mais tempo nas suas páginas, sinalizando aos motores de busca que o seu website é digno de melhores posições.
Blogging também ajuda com outras táticas de SEO importantes: um blog é a plataforma perfeita para direcionar essas importantes palavras-chave longas (que são agora responsáveis por 80 -90% das pesquisas Google) e para incluir ligações internas.
4. ACELERE O SEU WEBSITE
Quanto mais rápido o seu site carregar, melhor será a classificação SEO. O objetivo mais importante do Google é fornecer os resultados certos em tempo recorde. É por isso que o gigante da pesquisa favorecerá websites que carreguem rapidamente e tenham uma baixa taxa de ressalto.
A utilização de fotografias amigáveis do seu hotel na Internet irá acelerar as suas páginas. Existem várias ferramentas em linha para otimizar as suas imagens para a Internet, como o Tiny JPG.
A excelente velocidade do site não só oferece uma experiência de utilizador superior, como também o Google irá ter em consideração e recompensar os seus esforços.
5. MELHORAR A EXPERIÊNCIA MÓVEL
No centro do SEO está o esforço incansável do Google para oferecer uma experiência de utilizador impecável.
Como as pessoas preferem agora dispositivos móveis em vez de computadores de secretária, mesmo as ideias mais brilhantes sobre o aumento de tráfego para o seu website não funcionarão se não forem amigos dos dispositivos móveis.
O design reativo que permite ao seu site exibir o conteúdo na perfeição, independentemente do tamanho do ecrã, é a solução mais frequentemente utilizada. Assegure-se de que o site do seu hotel:
- Ajusta automaticamente os tamanhos de foto e texto para ecrãs mais pequenos (móveis e comprimidos)
- Aplica separação suficiente entre as ligações para ajudar os clientes a bater e abrir sem sobreposição.
- Não utiliza flash ou outros programas que não sejam concebidos para ecrãs mais pequenos.
- Carrega em dispositivos móveis em menos de 3 segundos. Os visitantes que são móveis ficarão impacientes e deixarão o seu site se o seu site demorar mais tempo a carregar.
Se oferecer uma boa experiência móvel, as pessoas permanecerão no seu site e o Google estará confiante para enviar mais visitantes das pesquisas organicas.

6. OPTIMIZE A SUA LISTAGEM NO GOOGLE MY BUSINESS
Google My Business (GMB) é uma listagem gratuita fornecida pelo motor de busca onde as empresas podem incluir informações sobre os seus serviços.
Ter uma listagem GMB atualizada e verificada é excelente para SEO local, pois terá um impacto positivo nas suas classificações orgânicas e aumentará as suas hipóteses de aparecer em vários produtos Google.
Lembre-se de carregar fotografias, vídeos, números de telefone, preços, comentários, coordenadas GPS e um link para o seu endereço web. Se tiver vários negócios dentro do seu hotel (spa, health club, campo de golfe, restaurantes, etc.) reclame e otimize a listagem do GMB para cada uma destas comodidades.
Quanto mais personalidade der à sua listagem do Google My Business, maiores serão as suas hipóteses de estabelecer uma ligação com potenciais convidados.
7. CRIAR VÍDEOS YOUTUBE ENVOLVENTES PARA ALAVANCAR A SUA MARCA DE HOTEL
O segundo motor de busca de vídeos mais popular é o YouTube. Fornece a melhor oportunidade para criar e carregar algum conteúdo de vídeo divertido e informativo que apresenta as comodidades do seu hotel, pessoal e atrações locais próximas.
Coloque um link para o seu sítio web no topo da descrição da sua janela quando o estiver a carregar no YouTube. Não se esqueça de rotular as suas janelas com títulos claros e fáceis de pesquisar que chamem a atenção do público e tornem o seu conteúdo mais fácil de encontrar.
Tente tornar os seus vídeos tão divertidos e educativos quanto possível.
8. LIGAÇÃO COM PARCEIROS LOCAIS
Provavelmente, foi-lhe dito que deveria obter empresas locais e atrações turísticas para estabelecer uma ligação à sua página a partir do seu website. Estes backlinks (também chamados links de entrada) de fontes fiáveis têm um enorme peso no mundo em linha.
Os backlinks têm um impacto positivo a longo prazo na classificação do seu motor de busca, pois sinalizam aos motores de busca que o seu website é uma plataforma fiável e digna de confiança.
Concentre-se na qualidade, e não na quantidade, de links e tente associar-se a websites que sejam relevantes para o seu hotel - por exemplo, bloggers de comida, sites de revisão de spa e influenciadores locais.
9. SEJA ACTIVO NOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO SEU HOTEL
Tem de estar onde quer que o seu público esteja - Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest. O seu concurso também estará ativo nesse local.
Há uma vasta gama de atividades que pode fazer nas suas redes sociais. Cultive novas discussões, forneça ligações a artigos interessantes para os seus hóspedes ou ofereça visitas em vídeo ao seu hotel (incluindo Facebook, Instagram, ou LinkedIn ao vivo).
Informe os potenciais clientes sobre as ofertas únicas que tem quando reservam quartos diretamente através do seu website.
Esperamos que estas dicas ajudem a melhorar o SEO do seu Hotel e a sua estratégia de marketing para aumentar o numero de reservas diretas no seu site e evitar as comissões de agentes e plataformas de reservas online.
Se precisar de ajuda profissional para criar e implementar uma estratégia de SEO para o seu hotel, a nossa equipa está aqui para ajudar. Contacte-nos agora mesmo para receber uma auditoria de SEO grátis.