Julho 11, 2022

Guia de SEO para Farmácias

SEO para farmácias pode parecer um termo estranho mas a realidade é que o SEO é atualemtne um elemento fundamental do marketing digital de praticamente todas as farmácias a nivel nacional e Internacional.

Quando as pessoas precisam de encontrar a farmácia local, onde vão procurar? Como a maioria dos consumidores de hoje, provavelmente vão pesquisar no Google.

De acordo com um estudo recente, as pesquisas online de informações locais, incluindo serviços, produtos e empresas, representam 46% de todas as consultas do Google. Quando alguém procura "farmácias perto de mim", quer que o seu negócio seja a primeira coisa que vê. Mas sem uma boa estratégia de SEO, pode nem aparecer nas primeiras páginas dos resultados da pesquisa.

A otimização do motor de busca (SEO) é uma estratégia que permite que os sites apareçam nos resultados orgânicos (não pagos) do motor de busca. Desenvolver uma estratégia de SEO para a sua farmácia pode ajudá-lo a atrair mais visitantes do site, aumentar os negócios e levar novos pacientes até à sua porta.

Neste artigo, mergulhamos em algumas das mecânicas do SEO e nas melhores práticas para implementá-lo no seu site de farmácia.

Agência de SEO para Farmácias

Se é o responsável pelo Marketing de uma Farmácia, é importante perceber a importancia de trabalhar com uma agencia de SEO especializada e com anos de experiencia em SEO para farmácias.
A equipa da Local SEO Portugal trabalha há vários anos com diversas farmácias com excelentes resultados a nivel local, nacional e Internacional.

Entre em contacto connosco para perceber como podemos ajudar o seu negócio.

SEO para Farmácia

Como funcionam os motores de busca.

Os principais motores de pesquisa comerciais, Google, Bing e Yahoo, conduzem mais de 99% do tráfego web, de acordo com um estudo. A verdadeira quota de tráfego avaria-se assim:

  • Google: 92.97% (inclui Google Images, Google Maps e YouTube)
  • Bing: 4,40%
  • Yahoo: 2,48%

Cada um tem o seu próprio processo de triagem e classificação de informações do site. O Google, o motor de pesquisa mais popular, de longe, tem um sistema de classificação único composto por uma série de algoritmos que analisam cada consulta de pesquisa com base na escolha de palavras, localização geográfica, intenção de pesquisa e muitos outros fatores.

Quando se trata de agregar resultados de pesquisa, a maioria dos motores de pesquisa tem três funções principais: rastejar, indexar e classificar.

“Crawling”: Bots de motor de busca conhecidos como "crawlers" ou "aranhas" procuram na web conteúdo novo e atualizado. Feito de forma automática e consistente, é assim que os motores de busca captam nas suas últimas publicações nas redes sociais, blogs e atualizações de páginas do site.

Indexação: Uma vez recolhidas novas informações do site, é então classificada para qualidade e armazenada ou indexada em bases de dados gigantes para aguardar uma consulta de pesquisa.

Ranking: Quando uma consulta de pesquisa surge, o motor classifica-se através do seu índice à velocidade relâmpago, organizando informações por popularidade e relevância para o pesquisador.

O SEO melhora o conteúdo do site para motores de pesquisa para que as informações do seu website possam ser organizadas e classificadas de forma mais competitiva.

SEO móvel e local para farmácias

Como os motores de busca estão constantemente a atualizar os seus sistemas de classificação, é importante acompanhar novas mudanças, como a recente mudança da Google para a indexação de primeira capacidade móvel.

Desde 2016, a Google tem vindo a experimentar a categorização e classificação de dados com base na versão móvel de um site em vez de desktop. Em 2019, o motor de busca começou a implementar a primeira indexação móvel para todos os novos websites.

Com mais de 5 mil milhões de utilizadores móveis (67% da população) em todo o mundo a partir de 2019, faz sentido pesquisar e armazenar primeiros conteúdos móveis. À medida que a indexação móvel se torna a norma para motores de busca, otimizar o seu conteúdo móvel desempenhará um papel crucial na sua estratégia SEO.

O SEO local ajuda-o a atrair mais negócios através de pesquisas locais, disponibilizando o seu website e informações de negócios para as pessoas que procuram negócios de tijolos e argamassas em áreas geográficas específicas.

A maioria dos motores de pesquisa tem a sua própria funcionalidade de mapas que é exibida acima ou ao lado dos resultados da pesquisa por texto. 

O Pacote Maps da Google ou "Snack Pack" contém uma pequena lista (geralmente 3 a 5) das empresas locais mais bem classificadas na área de pesquisa. Yahoo e Bing exibem os cinco melhores resultados locais na sua função de mapa, juntamente com resultados patrocinados.

O SEO local também pode ser classificado de forma diferente, dependendo do motor de busca que utiliza. A Google, por exemplo, procura as palavras-chave de localização do negócio, a presença de uma listagem do Google My Business, comentários online e partilhas de redes sociais entre outros fatores. 

Quer aprender a construir uma estratégia local de SEO para a sua farmácia? Fale com um dos nossos consultores de SEO ainda hoje.

SEO farmácia Portugal 2022

Como é que usar o SEO para a sua farmácia ajuda o seu negócio?

1.  Novo Negócio de um mercado ativo.

As pessoas que estão no mercado ativo sabem que têm um problema e precisam de uma solução. (Normalmente também sabem qual é a solução.) Os seus termos de pesquisa podem ser "saquetas de reidratação". Escrever conteúdos para este mercado pode ver retornos imediatos e permite que as pessoas saibam onde podem encontrá-lo para lhe dar dinheiro para resolver o seu problema. Eles têm um problema, encontram a solução.

2.  Ativando um mercado adormecido.

O mercado adormecido muitas vezes ainda não sabe qual é o seu problema, por isso procuram no Google os sintomas do seu problema. Para continuar o exemplo, procuram "como curar uma ressaca". Ainda não sabem qual é o seu problema (estão desidratados), mas escrever conteúdo como "10 maneiras de curar uma ressaca" chega a este mercado. Uma das 10 maneiras poderia mencionar saquetas de reidratação, "... que pode chegar na nossa farmácia". Alguém não estava à procura do seu produto, mas encontrou-o.

3.  Consciência da marca.

Especialmente para as farmácias, estamos num período de transição onde a consciência do público ainda não existe para os serviços que oferece. Enviar pessoas para o seu site para resolver os seus problemas atuais também lhe dá a oportunidade de mostrar-lhes todas as outras coisas que oferece. Alguém vem ao seu site para uma vacina de viagem e vê que também oferece enchimento de lábios. Encontram-no para uma coisa e são informados de outra. Quanto mais se pode descobrir em qualquer área, melhor.

O tráfego web tem apenas o benefício de ser grande volume, especialmente quando está altamente classificado na Página de Resultados dos Motores de Busca para uma pesquisa comum. Os números que um website com SEO adequadas entregas não podem ser batidas pelo investimento.

SEO Farmácias e clinicas

Melhores Práticas do SEO para Farmácias.

O SEO pode ser uma ferramenta poderosa para atrair clientes locais para a sua farmácia e ser encontrado online. A estratégia incorpora muitas ferramentas e processos diferentes para ajudá-lo a conduzir o tráfego para o seu website e negócios. Algumas delas incluem o uso de palavras-chave que apelam ao seu mercado alvo, tornando o seu site de farmácia “user friendly “aos motores de pesquisa, e tendo outra ligação do site com o seu.

Estas boas práticas e erros comuns podem ajudá-lo a melhorar o SEO da sua farmácia e começar a ver melhores resultados.

O Básico

Inclua “meta tags” para cada página web.  As “meta tags”, que incluem meta-títulos e descrições, dizem aos motores de busca sobre o que são as suas páginas web e como exibir as informações. Comprimento, palavras-chave e capitalização podem fazer a diferença para o seu SEO.

Otimize o seu texto e imagens. Os cabeçalhos facilitam a identificação de informações importantes para os rastreadores de motores de busca. Adicione-as a todas as páginas web e inclua palavras-chave de negócio como a sua localização, produtos e serviços. Não se esqueça de criar descrições e texto alternativo para cada imagem que usar, especialmente quaisquer gráficos de marca.

Utilizar links internos e externos.  Os links internos conduzem o tráfego para outras páginas do seu website e os links externos conduzem o tráfego para outros sites relevantes. Hiperligar o conteúdo do seu website a produtos ou serviços relevantes, informações de contacto ou posts de blog para manter os visitantes no seu website por mais tempo e melhorar os seus rankings de pesquisa. Links externos a fontes relevantes também podem adicionar autoridade ao seu website e conteúdo.

Aumente a sua visibilidade com mapas e comentários.  Capture a atenção de pesquisa local configurando as listas Google My Business, Bing Places e Yahoo e adicionando um mapa e informações de localização ao seu website. A criação de contas em sites de revisão como YellowPages e Angie's List também pode ajudar o seu SEO local.

Erros a evitar.

Não otimizar o seu site para dispositivos móveis.  No ano passado, as pesquisas móveis representavam entre 56 a 60% de todo o tráfego orgânico. Sem a otimização móvel, o seu website de farmácia tornar-se-á mais difícil de encontrar online à medida que a indexação móvel se torna “mainstream”. Certifique-se de que inclui todos os mesmos conteúdos nas suas versões de websites móveis e desktop e todos os formatings como meta tags e títulos.

Priorizar palavras-chave sobre tópicos e intenção de pesquisa. As palavras-chave são úteis para liderar pesquisadores para o seu negócio, mas com tanto conteúdo lá fora, é difícil destacar-se. Em vez disso, concentre-se na intenção por detrás das pesquisas do seu público. Precisam de informação ou estão prontos para comprar? Isto irá ajudá-lo a desenvolver tópicos de conteúdo que realmente se adaptem às necessidades do seu paciente e respondam às suas perguntas.

Negligenciando o seu site e a velocidade da página.  O Google mede a rapidez com que o seu website carrega e usa-o para o classificar nos resultados da pesquisa. Comprimir ficheiros, reduzir redirecionamentos e remover caracteres desnecessários no seu código pode ajudar a acelerar o seu tempo de carga. Para começar, experimente o Google PageSpeed Insights para avaliar a velocidade de carregamento do seu website.

SEO FARMACIAS PORTUGAL

O que considerar ao construir ou atualizar o seu site de farmácia otimizado para SEO.


Melhorar continuamente a velocidade

O Google prioriza a velocidade e o desempenho em sites animados e chamativos. Também devia.

Simplificar a experiência do utilizador

 Quererá que o seu site se sinta mais como uma casa confortável para o utilizador, não um passeio de Carnaval. Experiências simples e fiáveis provaram ser as mais eficazes a fornecer aos utilizadores o que precisam.

Sempre que estiver a pensar em adicionar algo ao seu website, faça três perguntas:

  • "Isto é valioso para potenciais clientes?"
  • "Porque é que é valioso para eles?"
  • "Como posso fazer com que funcione melhor para eles?"

Construa consistentemente conteúdo relevante do site.

Muitos sites atiram tudo o que podem pensar nas suas páginas, tendo uma abordagem repentina ao conteúdo em vez de um tiro, único e direcionado. Pense no que o seu público local precisa de saber. Quais são as necessidades médicas deles que pode ajudar?

Se a sua farmácia está em Lisboa, então deve estar a construir conteúdos que levem em conta as necessidades e as questões das pessoas que lá vivem, em vez de tentar atrair visitantes em maior escala.

Conseguir mais pessoas no seu website é sempre ótimo, mas, em última análise, a menos que seja uma cadeia nacional ou global, quer focar o conteúdo do seu site nas necessidades da sua comunidade. Dessa forma, receberá tráfego de alta qualidade no seu site que será mais propenso a transformar-se em receitas. Pergunte-se questões específicas, tais como: "Temos grandes populações de pessoas na nossa comunidade que estão interessadas em HRT?" ou, "As pessoas na nossa comunidade estão interessadas em compostos veterinários porque estamos numa área mais rural?"

Faça perguntas como esta, aquelas que são relativas à sua área circundante.

Em seguida, responda-as nas suas páginas web ou blog do site usando frases de palavras-chave locais para aumentar a chance de potenciais clientes encontrá-lo online. As palavras-chave locais são palavras-chave que contêm frases específicas da localização que geram resultados relacionados com a mesma localização geográfica, como a sua cidade. Estas palavras-chave ajudam a levar as pessoas da sua área para o seu website – porque são o tipo de coisas que já procuram. Pode encontrar frases-chave locais trabalhando com o seu desenvolvedor web ou usando uma ferramenta como o descobridor mágico de palavras-chave da SEMRush.

Se preferir receber ajuda de uma equipa profissional e especializada em SEO para Farmácias, entre em contacto com a Local SEO Portugal para uma análise gratuita do negócio da sua farmácia.

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Local SEO Portugal

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