Novembro 29, 2021

Descrição do Site e SEO: Meta Descrições que convertem

Escrever uma descrição do seu site otimizada para SEO é algo que requer algum planeamento. Sabia que criar a meta descrição certa pode aumentar o numero de pessoas que visitam o seu site significativamente? Aprenda a escrever meta descrições  atraentes.

Desde os primeiros dias do SEO, as meta descrições têm sido um importante ponto de otimização.

O Google continua a sustentar que as meta descrições não ajudam na classificação.

Mas, como um sinal indireto, há evidências anedóticas de que atributos indiretos de melhores descrições ajudam.

Coisas como a taxa de cliques (CTR), perceção da qualidade do resultado e perceção do que a sua página oferece alteram quando otimiza a meta descrição corretamente.

O nosso estudo mais profundo evidencia como criar meta descrições incríveis e como aplicar essas etapas à sua página web.

seo descrição do site

O que é uma meta descrição?

Basicamente, a meta descrição é uma meta tag que fornece uma descrição relativamente ao assunto da página. Esta meta descrição é exibida nos SERPs, abaixo do título da página.

Porque é que as meta descrições são importantes para o SEO?

Nos velhos tempos do SEO, as meta descrições eram parte importante da otimização.

Elas contribuíram na classificação, naquela época? O Google disse e continua a sustentar que elas não ajudam na classificação e que não são um sinal de classificação.

De acordo com um estudo detalhado e recente, realizado por Yoast:

  • O Google cria automaticamente muitas das meta descrições por conta própria, independentemente daquelas que escreveram e se a página apareceu ou não nos grupos segmentados que criaram para o estudo.
  • Não importa se o Yoast criou meta descrições longas ou curtas e se uma densidade de palavras-chave alta ou baixa foi implementada para elas.
  • Em dois terços dos casos que examinaram, o Google usou frases do primeiro parágrafo. Obviamente, essa afirmação em particular não é uma garantia de que o Google fará o mesmo com a sua página web, mas há a indicação de que a introdução de um artigo deve ser concluída tendo a meta descrição como foco.

Seja como for, existem outras considerações importantes para as meta descrições além do seu valor de SEO.

Além de SEO, as meta descrições podem impulsionar cliques, tráfego, potenciais conversões potenciais receita por:

  • Aumentarem a CTR de uma página web nas SERPs: há evidências de que as meta descrições que foram bem redigidas e otimizadas de maneira adequada são diretamente responsáveis ​​pelo aumento da "atrativida da página web".
  • Tráfego: ao aumentar a CTR de uma página web através da otimização adequada, o aumento das classificações pode resultar em mais tráfego para a página web.
  • Potenciais Conversões: Criar uma meta descrição bem redigida que esteja intimamente relacionada com o tópico da página, seja interessante para os usuários e seja altamente otimizada para a intenção do usuário, pode aumentar significativamente as conversões e. Além disso, há evidências anedóticas para apoiar que o aumento do tráfego e das CTRs farão com que o Google promova a sua página web. É importante notar que um dos responsáveis do Google Brain no Canadá confirmou recentemente o tempo de permanência como um fator de classificação.

Meta descrições vs. fragmentos de SERP

Algumas pessoas usam erroneamente os termos “meta descrição” e “snippet de pesquisa” de forma intercambiável.

Mas as meta descrições e os snippets de pesquisa são duas coisas diferentes.

A meta descrição é uma tag HTML que consegue controlar. Pode criar e otimizar as suas próprias meta descrições.

Snippets de pesquisa são as descrições que o Google mostra para as páginas da web. Pode ser a meta descrição que criou ou pode ser algo completamente diferente. O Google controla isso.

Porque é que o Google não usa a sua meta descrição? Dependendo da consulta de pesquisa, o Google pode gerar uma descrição para a página da web que seja totalmente diferente da meta descrição que criou.

Isso não é nada novo. O Google automatizou esse processo há muitos anos.

A distinção entre meta descrições e snipets é importante, especialmente quando o Google faz anúncios - como quando o Google expandiu a extensão dos snipets (apenas para encurtar snipets cerca de seis meses depois).

Qual é o comprimento recomendado / ideal da meta descrição?

Durante anos, tem sido considerada uma prática recomendada de SEO padrão, manter as meta descrições em torno de 160-165 caracteres no máximo (ou 156-160 caracteres, dependendo de com quem fala).

O raciocínio por trás disso é que essa otimização ajuda a evitar o truncamento da meta descrição nas SERPs e, como resultado, ajuda a evitar altas taxas de rejeição.

No final do ano passado, o Google anunciou uma mudança nos snippets SERP, levando-os até 300 caracteres, mais do que o dobro dos limites de 150-165 caracteres recomendados.

Moz realizou um estudo aprofundado que determinou que escrever meta descrições de 300 caracteres deve ser observado como um novo limite. Por isso, o Google mudou rapidamente de volta para o limite padrão de caracteres de contagem de palavras.

O que é que isso significa em termos de SEO?

Continue a experimentar e a avaliar os resultados e a fazer alterações com base nessas descobertas.

Ouça o que o Google e os seus porta-vozes têm a dizer sobre o que deve e o que não deve ser implementado, mas também faça os seus próprios testes. Teste o que eles dizem e teste o que eles não dizem.

Descubra exatamente o que funciona para a sua página web

Pesquise os SERPs

Independentemente do seu setor,  deve realizar pesquisas antes de mais nada. Esta pesquisa consiste principalmente em pesquisas SERP.

Descubra o que os seus concorrentes estão a fazer. Monitorize os SERPs nos próximos dias, semanas e meses.

Será capaz de avaliar exatamente que meta descrições é que eles seguem e quais não.

Fazer pesquisas SERP de forma eficaz consiste nas seguintes etapas:

Etapa 1: Pesquise os SERPs relacionados com a sua palavra-chave

É mais fácil falar do que fazer, eu sei. Pode ser um processo moroso, passar manualmente por cada resultado da pesquisa e identificar o que, exatamente, é a criptonite do seu concorrente.

A razão pela qual olhamos para a concorrência é porque normalmente, a concorrência implementa técnicas que estão a funcionar, no dia de hoje.

Etapa 2: pesquise os SERPs da sua concorrência e o que eles estão a fazer

Nesta etapa, cabe-lhe analisar os seus concorrentes e descubrir exatamente o que é que eles estão a fazer para as suas marcas.

Etapa 3: coloque-os juntos numa planilha e controle-os

Usando a extensão SEO Quake do Google Chrome, é possível exportar Google SERPs para um ficheiro de Excel com bastante rapidez e eficiência. Isso permitirá que mantenha um registo contínuo dos seus concorrentes e consiga acompanhar com facilidade, sem incorrer em grandes custos mensais.

Pesquise os seus clientes

Identifique a jornada de compra ideal do seu público-alvo e o que acontece em cada estágio do funil de marketing.

O funil de marketing pode ser diferente dependendo do seu mercado-alvo, portanto, compartilhar um funil exato a seguir aqui seria infrutífero.

Direcione e adapte as meta descrições de acordo com suas descobertas.

As palavras-chave que o seu público está a pesquisar devem aparecer na meta descrição

O Google continua a afirmar que não usa palavras-chave na meta descrição para fins de classificação. Mas, quando faz pesquisas SERP, o que é que vê? Palavras-chave destacadas na meta descrição.

Esta não é uma evidência conclusiva de que o Google usa, mas é algo que pode atrair o leitor para o resultado mais relevante que irá satisfazer a consulta.

Porquê?

Porque o leitor está à procura de resultados de pesquisa que coincidam com a sua procura. Se a procura for advogados de responsabilidade civil, eles podem ir para esse resultado em vez de outros.

MAS - tudo depende se o resultado satisfaz a intenção e o que eles realmente estão à procura.

Se a sua meta descrição satisfaz a intenção deles melhor do a de qualquer outro resultado que aparece, então acaba de vencer a batalha para chamar suficiente atenção para que cliquem naquele resultado.

Parte dessa batalha inclui a adição de palavras-chave que o Google provavelmente destacará ao exibir os seus resultados para aquela consulta de pesquisa.

Faça sua meta descrição específica

Meta descrições generalizadas e frases vazias, como “melhores widgets” e outras expressões de vendas, geralmente são algo que pode diminuir a prospeção de clientes.

É importante inspirar confiança, a confiança de que o seu resultado é algo que irá satisfazer a intenção do usuário que pesquisa.

Deve falar sobre o que os seus leitores realmente procuram, sem tentar persuadi-los a entrar no seu próprio funil de vendas.

Atualize as suas meta descrições no conteúdo mais antigo

Quando tem conteúdo obsoleto numa página web, pode ser vantajoso para a página atualizar as suas meta descrições. Essa pode ser uma ótima maneira de obter uma nova tração nas páginas mais antigas.

Além disso, ao atualizar as suas meta descrições, é possível obter mais tração das redes sociais como resultado. Pode compartilhar novamente e obter mais visibilidade em publicações mais antigas se fizer uma atualização sistemática de todas as suas meta descrições.

Exemplos de meta descrições boas

Então, como é uma ótima meta descrição?

Aqui estão alguns exemplos:

  • “Sabia que a dor e o sofrimento são muito reais para a vítima em caso de lesão corporal? Saiba mais com os nossos advogados de responsabilidade civil nesta última publicação do blog. ”
  • “Ao pensar com clareza sobre as suas necessidades, é possível encontrar um computador que o ajude a fazer todas as coisas que adora e muito mais. Os nossos técnicos irão explicar-lhe tudo. ”
  •  “Quando está à procura do widget certo, nós podemos ajudar. Os nossos técnicos de widget podem ajudá-lo em qualquer coisa. Estas são as coisas que deve procurar nos widgets. ”

Nem todo tipo de meta descrição funcionará bem para cada setor. É aqui que entram os testes, a avaliação dos seus resultados e as mudanças com base nesses resultados.

Personalize a sua meta descrição para a sua página web e para a página projetada para os seus usuários. E  tenha sempre em mente a intenção do usuário ao integrar as otimizações discutidas acima.

Otimizar as meta descrições requer um equilíbrio

Tudo isso deve ser feito observando também os limites de caracteres, incluindo chamadas de força para a ação na meta descrição, observando a marca e o tom de voz adequados, e também incluindo otimizações direcionadas para páginas específicas.

É um equilíbrio delicado que deve ser mantido ao mesmo tempo que entrelaça os elementos comuns de SEO.

Vá em frente e deixe-nos orgulhosos com as suas meta descrições. Se precisar de ajuda profissional para otimizar as descrições da sua página web, entre em contato connosco. A nossa equipa profissional de especialistas em SEO está pronta para o ajudar a melhorar

Local SEO Portugal

Agência especializada em SEO e planeamento estratégico que ajuda negócios a aumentarem orgânicamente o seu tráfego e vendas através de SEO.
CONTACTE-NOS
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram