Março 16, 2022

Como escolher Palavras Chave para SEO

Há uns tempos atrás conseguia instalar um plug-in gratuito para o Chrome, guardar automáticamente todas as palavras-chave competitivas de que precisava, atirá-las para um artigo uma dúzia de vezes e depois classificá-las imediatamente para termos de pesquisa de alto volume após clicar em "publicar" no seu site em WordPress. Esses dias já lá vão, e isso não é assim tão mau.

O Google esforçou-se ao longo das últimas décadas para melhorar a experiência dos utilizadores da Internet. Se quiser criar um conteúdo classificável hoje em dia, precisa de fornecer um valor excecional para o seu leitor. Encontrar as palavras-chave certas, e utilizá-las estrategicamente, é um passo essencial no processo de otimização para motores de busca (SEO) dos dias de hoje.

A nossa equipa gere vários projetos de SEO como Agencia de SEO em Portugal e SEO tem sido o nosso foco durante a ultima década.

Caso precise de ajuda a escolher as palavras chaves para o SEO do seu negócio de forma eficiente e criar conteúdo de qualidade que gera visitas e clientes, entre em contacto com a nossa equipa de consultores de SEO para uma auditoria de SEO grátis.

Palavras Chaves para SEO

Dicas para escolher Palavras Chave para SEO

Aqui estão as minhas cinco principais estratégias de pesquisa de palavras-chave para SEO que o irão ajudar a começar a ficar melhor classificado:

Passo 1: Escolha a sua ferramenta de pesquisa

Embora existissem serviços gratuitos disponíveis para a pesquisa de palavras-chave para SEO, tanto quanto sei, já não há nenhum que seja competitivo com os serviços pagos. Praticamente todos os especialistas em SEO que conheço utilizam uma das seguintes ferramentas pagas, que são todas excelentes escolhas:

- Moz Explorer.
- Ahrefs.
- SEMrush.
- Keyword Tool.

Faça os seus trabalhos de casa para encontrar qual se adequa melhor aos seus objetivos e orçamento. Já usei todas estas ferramentas num momento ou noutro, e não tenho qualquer afiliação com nenhuma delas. Posso dizer honestamente que todos eles fazem praticamente a mesma coisa com o mesmo grau de precisão e profundidade: encontrar termos de pesquisa e ideias de conteúdo com base no que as pessoas procuram no Google.

Tipicamente, todas elas oferecem promoções gratuitas de uma semana de teste. Por isso, pode experimentá-las sem riscos antes de se comprometer a uma compra.

Passo 2: Execute uma Auditoria Google

A sua próxima paragem é a Google Search Console (GSC), que é a melhor amiga de cada SEO. A GSC fornece uma enorme quantidade de informação valiosa de forma gratuita, por dar-lhe a conhecer mais sobre:

- Que páginas estão atualmente classificadas para termos de pesquisa específicos.

- Termos de pesquisa que conduzem à maioria das visitas ao website.

- Que dispositivos estão a ser utilizados para visitar o seu website.

- Métricas avançadas de SEO como taxas de cliques e posições médias das páginas de resultados dos motores de busca (SERP).

O objetivo aqui é encontrar as quase falhas que o seu website tem atualmente (se houver) e construir a partir daí. Se o seu website já estiver a ter sucesso num determinado tópico de conteúdo (por exemplo, está classificado em 25º lugar para "melhores receitas italianas"), terá um ponto de partida para construir conteúdo suplementar. A isto chama-se uma "seed keyword", que pode ser alargada mais tarde.

Passo 3: Construa as suas seed keywords

Uma vez identificada uma lista restrita de seed keywords (ou seja, cinco a dez seeds), pode usar a sua ferramenta de pesquisa por palavra-chave para ligar as suas seeds. A partir daí, a ferramenta gerará uma lista de termos de pesquisa classificados pelo seu volume e dificuldade em termos de palavras-chave (KD).

Se ainda estiver a começar no ramo de SEO (ou seja, o seu website tem uma pontuação inferior a 40), edite as suas opções de pesquisa para filtrar os resultados com um KD acima de 50. Qualquer coisa acima dessa marca exigirá centenas de backlinks para se colocar entre os 10 primeiros, por isso é melhor concentrar-se em termos de pesquisa menos competitivos por enquanto.

Utilizando o exemplo anterior, "melhores receitas italianas" dá-nos as seguintes ideias de conteúdo baseadas na nossa seed keyword quando ligado a uma ferramenta de pesquisa por palavra-chave:

- Melhores receitas de carne italiana (34 KD, 350 Vol.).

- Melhores receitas de pão italiano (41 KD, 250 Vol.).

- Melhores receitas de frango italianas (24 KD, 150 Vol.).

- Melhores receitas de massas italianas (30 KD, 150 Vol.).

Notará que as palavras-chave com maior volume tendem a ter pontuações KD mais elevadas. O seu objetivo é tentar encontrar um equilíbrio entre a dificuldade de gestão (ou seja, manter KD abaixo de 50) e também não perder tempo com palavras-chave que ninguém procura (ou seja, volume abaixo de 100). Para cada seed keyword, deverá ser capaz de extrair pelo menos dez long-tail keywords.

Passo 4: Agrupe as suas páginas

O seu website deve ser organizado com links que ajudem os leitores a navegar para outros conteúdos úteis e relevantes. Lembre-se que a principal missão do Google é melhorar a experiência do utilizador (UX) da Internet. Se o seu website permitir facilmente aos visitantes encontrar outros conteúdos que tenha publicado e que lhes possam proporcionar valor, o Google recompensará o seu esforço.

É por isso que também incluo um mínimo de quatro ou cinco links internos nos meus posts publicados no meu blogue para outras páginas relevantes no meu site. Desta forma, há promoção cruzada suficiente entre as minhas páginas e os leitores que podem maximizar o valor que obtêm do meu conteúdo.

Neste caso, o seu artigo no blogue "melhores receitas italianas" deve ser apimentado com links internos para os seus artigos "melhores receitas italianas de carne" e "melhores receitas de pão italianas". Isto requer frequentemente que volte e edite artigos antigos para adicionar novos links à medida que são disponibilizados.

Passo 5: Construa a partir daí

O meu último conselho é usar a ferramenta Google Suggest para encontrar outras ideias de conteúdo que possam ser usadas como palavras-chave para SEO para artigos isolados, ou para usar como seed keywords que conecte com a sua ferramenta de pesquisa SEO.

Comece por pesquisar uma consulta relevante no Google e vá até ao fundo da página de resultados. Aí encontrará uma lista de tópicos e perguntas relacionadas que podem ser utilizadas como seed keywords. Mais perto do topo existe também frequentemente uma caixa "Pessoas também pesquisam" que contém termos de pesquisa long-tail que também podem ser utilizados como palavras-chave para SEO.

Crie de palavras-chave criativas: A chave para o sucesso de SEO

O sucesso de uma estratégia SEO depende verdadeiramente das palavras-chave selecionadas. Por isso, escolha-as sabiamente. Recomendo vivamente que experimente uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave respeitável para gerar long-tail keywords a partir de seed keywords, e depois usar o Google Suggest para encontrar outras ideias de conteúdo baseadas no que já funcionou para si. A partir daí, pode limpar e repetir, conectando novas ideias de conteúdo à sua ferramenta de pesquisa, à medida que a sua produção de conteúdo se desenvolve.

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