Novembro 1, 2021

O Shopify é o melhor site para criar uma loja online em Portugal?

Quer saber qual o melhor site para criar uma loja online em Portugal? Na nossa opinião, o Shopify é sem duvida a melhor por ser fácil de utilizar, simples e com ferramentas e aplicações que conseguem resolver praticamente todos os problemas que possa ser sem precisar de programar nem de perceber nada sobre servidores.

Entre as muitas plataformas online disponíveis para empresas de comércio online, pode-se facilmente ficar confuso ao tentar fazer a escolha certa. Existem várias funcionalidades na plataforma que um proprietário de uma loja precisa considerar e avaliar antes de realmente se concentrar numa plataforma. Uma vez que essas funcionalidades determinam o desempenho da loja, não se pode simplesmente trabalhar numa plataforma com recursos básicos ou obsoletos.

Começar um negócio de comércio online envolve não apenas investimento em software, mas também em hardware, recursos humanos e financeiros. Portanto, uma escolha desinformada sobre o seu recurso de software principal pode impactar gravemente todos os outros recursos que são cruciais para construir um negócio. Portanto, ao escolher as plataformas, certifica-se de avaliar o seu crescimento, robustez, economia, funcionalidades disponíveis e recursos atualizáveis. Além disso, deve avaliar a segurança, o desempenho e a facilidade com que uma plataforma pode ser acedida por um administrador e o seu suporte.

Na nossa experiência, o Shopify atendeu a muitos desses requisitos indispensáveis para o estabelecimento de uma nova loja. A plataforma tem ajudado novos proprietários de negócios a desenvolver e a estabelecer negócios online lucrativos e pode ajudá-lo também!

Então, aqui vamos falar sobre essa plataforma amplamente usada na indústria de comércio online e obter alguns insights sobre como ela pode ser a plataforma de que precisa para criar uma loja online em Portugal.

O que é o Shopify?

Shopify é uma plataforma de comércio online que o ajuda a abrir um negócio de revenda online. Um dos principais motivos que tornam o Shopify perfeito para startups é que o proprietário da loja não precisa possuir nenhum conhecimento técnico para construir a sua loja. Tudo o que precisa fazer é escolher o nome da loja e construir uma loja básica. No entanto, para personalizações e desenvolvimento avançado, vai precisar de ajuda profissional.

Desde o seu início em 2006, o Shopify introduziu uma variedade de melhoramentos e novas atualizações. De acordo com INC.com e Forbes.com, o Shopify é a plataforma nº 1 para começar um negócio. Existem atualmente cerca de 400.000 lojas ativas no Shopify.

Preços do Shopify:

Existem cinco planos de preços do Shopify que pode escolher:

Shopify Lite - $ 9 por mês

Shopify básico - $ 29 por mês

Shopify - $ 79 por mês

Shopify avançado - $ 299 por mês

Shopify Plus - a taxa é negociável

Porquê o Shopify?

O Shopify é uma plataforma poderosa e fácil de usar. É simples de dimensionar para pequenas e grandes lojas online. A Shopify App Store está repleta de aplicações de loja úteis (gratuitas e pagas) (por exemplo, redes sociais e integrações de marketing por e-mail). Também tem uma grande comunidade de desenvolvedores independentes e especialistas dispostos a ajudá-lo.

No momento, é uma das principais plataformas de comércio online disponíveis. Destina-se a ajudar as pessoas a criarem a sua própria loja online, com centenas de recursos integrados e um conjunto diversificado de aplicações. Pode vender os seus produtos no seu próprio website, bem como em vários mercados e plataformas de redes sociais.

O que torna o Shopify o melhor site para criar uma loja online em Portugal?

A sua facilidade de uso, comércio online avançado, aplicação móvel e suporte ao cliente são os principais recursos que o tornam numa ótima plataforma de comércio online e sem duvida o melhor site para cruar uma loja online em Portugal para qualquer tipo de negócio digital. Abaixo, cobrimos todos os principais recursos do Shopify.

Vantagens do Shopify - 22 motivos para o adorar:

1. HTTPS:

O Shopify oferece websites certificados SSL padrão que podem gerar confiança instantaneamente na mente de um cliente que está a visitar a loja de comércio online. As lojas de comércio online exigem certificação de segurança de website SSL para muitos processos, como pagamentos com cartão de crédito/débito, partilha de detalhes da conta, etc. Um certificado HTTPS/SSL fornece uma rede de transações segura entre o cliente e o servidor.

2. Check-out seguro:

Como há transações envolvidas, uma plataforma de comércio online deve ter uma página de checkout segura. Para garantir uma transação tranquila, o Shopify hospeda check-out para todas as lojas e não permite que ninguém altere essa funcionalidade. Isso leva à prova de falhas a operação mais importante de uma loja de revenda na internet.

3. Back-end fácil:

O Shopify tem um dos back-ends mais fáceis de utilizar. Um administrador de loja pode aprender facilmente e acostumar-se com isso muito rápido. Com vários recursos, incluindo pesquisa em toda a loja, atalhos de palavras-chave (capacidade de pesquisar ao usar palavras-chave), torna-se extremamente fácil para o utilizador trabalhar no back-end do Shopify.

O back-end do Shopify também inclui uma seção de relatório que ajuda a analisar as vendas e o tráfego da loja ao fornecer estatísticas relevantes. Isso permite que o proprietário da loja analise as estatísticas e o desempenho do website sem qualquer intervenção de terceiros.

4. Otimização do mecanismo de pesquisa:

Para obter visibilidade em mecanismos de pesquisa populares, uma loja deve ser otimizada de maneira adequada. O back-end padrão do Shopify oferece assistência para isso.

• Meta Tags: o Shopify inclui um recurso integrado para adicionar o título e a descrição numa página/produto/blog.

• Uso automático de Robots.txt: o Shopify gerencia o robots.txt por padrão, o que garante a gestão do ordenado dos rastreadores dos mecanismos de pesquisa.

• Mapa do website: o Shopify gera um mapa do website para coleções, produtos, CMS e blogs separadamente, o que garante rastreamento e indexação eficientes das páginas enviadas por meio do mapa do website. Portanto, não há necessidade de gerar um mapa do website separado ao usar uma extensão de terceiros.

5. Velocidade:

A velocidade de carregamento da página é um dos fatores mais cruciais que influenciam a retenção de um cliente numa loja. De acordo com Radware, “3 segundos é o suficiente para um cliente abandonar uma página se ela não carregar com rapidez suficiente”.

O Shopify garante uma velocidade de carregamento de página ideal aproveitando o CDN. Colocando arquivos como imagens, CSS, JS etc no CDN, isso ajuda a carregar o conteúdo da página mais rápido.

6. Aplicativos Shopify:

Cada plataforma requer complementos/plug-ins para aprimorar a sua funcionalidade. O Shopify chama-os de “aplicativos”. Esses aplicativos adicionam funcionalidades extras a uma loja, como revisão de produtos, partilha em redes sociais e outros.

Existem milhares de aplicativos que pode aproveitar para aprimorar as funcionalidades e a usabilidade da sua loja. Cada aplicativo é construído para fácil integração, implementação e configuração, o que os torna populares e fáceis de usar.

7. Tema:

Os temas conferem uma aparência e um comportamento únicos a uma loja e o Shopify oferece milhares de temas para escolher. Além disso, existem vários temas gratuitos que podem ser implementados na sua loja para começar.

8. Suporte:

O Shopify oferece um suporte impressionante em caso de dúvidas e reclamações. Oferece um sistema de comunicação 24 horas por dia, 7 dias por semana, que inclui suporte por chat, chamada ou e-mail. Também tem um fórum de informações muito grande e ativo, acessível aos utilizadores.

9. Shopify POS:

Esse recurso faz com que o Shopify se destaque entre os seus concorrentes. As opções de "ponto de venda" (POS) e o kit permitem que use o Shopify para vender não apenas online, mas também nas suas lojas físicas - contanto que tem um dispositivo iOS ou Android. Comerciantes nos EUA ou Canadá podem aproveitar um leitor de cartão de crédito gratuito para os seus dispositivos no Shopify.

10. Nenhum servidor/hospedagem necessário:

Normalmente, todas as lojas exigem um servidor/hospedagem pessoal para executar o seu website. Para isso, precisa de um administrador de servidor para configurar a sua loja, o que é uma despesa adicional. No entanto, no Shopify, nenhum servidor ou recurso dedicado é necessário. Com um único clique, a sua loja fica pronta. Sim, é simples assim.

11. Gateways de pagamento:

Com muitas opções de gateway de pagamento, como Authorize.net, Paypal, Amazon pay etc., o Shopify permite que o pagamento seja processado com cartões de débito/crédito e transferido para o banco do proprietário da loja. O Shopify oferece um processo de pagamento descomplicado, permitindo todos os Gateways populares por padrão. Com o Shopify, não precisa de nenhum programa de terceiros para direcionar uma transação ao seu banco.

12. Marketing Digital:

A presença nas redes sociais é fundamental nos dias de hoje, especialmente se for um negócio novo e promissor. Há um recurso integrado no Shopify que configura a sua loja em várias plataformas como o Google, Facebook e Amazon, etc. Só precisa criar uma conta nas redes sociais e o Shopify vai fazer o upload dos seus produtos nas páginas de negócios. Quando tem um recurso de rede social integrado como este, poupa muito tempo e esforço na criação de contas em redes sociais separadas e, em seguida, na integração de toda a sua loja nelas.

13. Comércio online avançado:

Os recursos avançados de comércio online do Google Analytics, que ajudam a analisar com eficácia o comportamento do utilizador, o ciclo de compra e as saídas do funil de compra, podem ser facilmente acessados no Shopify. Este é um recurso padrão no Shopify e pode ser iniciado com um clique.

14. Facebook Pixel:

Os pixels do Facebook são usados para rastrear as conversões dos anúncios da sua loja no Facebook. O Shopify tem um recurso padrão que permite automaticamente aos proprietários de lojas veicularem os seus anúncios de remarketing no Facebook.

15. API Shopify:

As APIs são necessárias para fazer personalizações numa loja. Se precisar de um recurso pronto para uso que não está disponível por padrão ou como um aplicativo Shopify, pode acessar a API do Shopify.

16. Shopify App para telemóvel:

A aplicação Shopify, para iOS e Android, oferece uma série de recursos úteis que podem permitir que acompanhe o desempenho e a funcionalidade da sua loja sem ter que ir para o back-end da loja. Por exemplo, o aplicativo vai notificá-lo sempre que um pedido for feito na sua loja. Também fornece estatísticas importantes da loja, como vendas totais, número total de visitantes nas lojas, etc. Só precisa fazer login na aplicação para aceder a todos esses dados importantes e não precisa fazer login no back-end da loja.

17. Teste gratuito de 14 dias:

O Shopify permite que os utilizadores se familiarizem primeiro com a sua interface e uso. Para isso, a plataforma oferece aos novos utilizadores um período de teste gratuito de 14 dias. A Avaliação Gratuita também é oferecida para que o Shopify possa avaliar as suas necessidades e oferecer o plano mais adequado para o seu negócio.

18. Plataforma de comércio online n.º1:

Entre outras plataformas de comércio online disponíveis, como Magento e BigCommerce, o Shopify atingiu a primeira posição principalmente por causa da simplicidade e facilidade de uso que oferece aos seus utilizadores.

19. Blog:

O blog é fundamental para fazer com que as pessoas visitem a sua loja online e aumentar o número de leitores do seu conteúdo de forma orgânica. O Shopify vem com uma ferramenta de blog embutida que permite publicar conteúdo exclusivo e relevante para a sua loja e para que tenha um blog ativo.

20. SDK compatível com Shopify:

Um SDK é uma biblioteca integrada que pode ser usada para fazer aplicações públicas e privadas. O Shopify oferece vários SDKs em diferentes linguagens de programação para começar com aplicações que ajudam os desenvolvedores com API e tornam a sua vida mais fácil.

21. Configuração do tema local:

Ao configurar o tema localmente, os desenvolvedores podem operar sobre o tema a partir do editor de sua máquina local e podem acompanhar as últimas edições feitas no tema. O Shopify forneceu algumas ferramentas para configurar tal ambiente.

22. Redireciona:

Este é um recurso muito útil oferecido pelo Shopify - os redirecionamentos 301 padrão. Sempre que alterar o nome ou URL de uma página, esse recurso vai criar automaticamente um redirecionamento para a nova página. Isso ajuda a manter o page rank/valor de SEO dessa página específica no Google e melhora o SEO.

Onde o Shopify fica:

O Shopify oferece a opção de criar variantes de produtos, mas até apenas 3 classificações. Ainda assim, pode criar 100 variantes de um produto, mas serão limitadas a apenas 3 parâmetros. Por exemplo, se o seu produto for uma camisa, pode adicionar apenas três parâmetros (tamanho, cor, material) à sua unidade de produto com até 100 tamanhos/cores/materiais.

É relativamente complicado adicionar uma caixa de texto simples ou opção de upload de arquivo se quiser obter informações adicionais dos seus clientes. Por exemplo, se quiser dar uma opção de texto personalizado em camisas, o desenvolvedor do Shopify vai ter que adicionar essa opção na sua loja porque ela não vai estar disponível por padrão.

O Shopify Payments (Stripe) permite que venda apenas em determinados países - Estados Unidos, Porto Rico, Canadá, Reino Unido, Irlanda e Austrália. Se a sua loja estiver localizada num país que não esteja referido acima, vai precisar de usar um gateway de pagamento e vai ser cobrada uma taxa de transação adicional.

Criar menus suspensos e adicionar itens é comparativamente mais complicado. No momento, a interface está confusa e não faz parte da sua IU.

O Shopify não permite nenhuma alteração no nível do código no checkout, o que significa que deve trabalhar com o processo de checkout padrão. Por exemplo, um código de cupão pode ser aplicado apenas na página de checkout.

O Shopify é bom para iniciantes?

O USP do Shopify reside no fato de que gerenciá-lo e adicionar recursos básicos é o mais fácil possível, mesmo para uma pessoa sem experiência em codificação. Embora possa precisar de um recurso técnico para desenvolver funcionalidades complexas na sua loja, coisas como adicionar um novo aplicativo podem ser feitas sem envolver um desenvolvedor.

É uma opção fantástica com baixos custos iniciais e uma interface de utilizador simples para promover, vender e enviar os seus produtos. Embora o Shopify torne o processo rápido e fácil, existem alguns aspectos que exigem uma dependência de recursos técnicos, mas uma parte substancial disso pode ser feita pelos próprios comerciantes.

Qual plataforma de comércio online é melhor para dropshipping?

Shopify, Magento e Woocommerce (WordPress) são as três plataformas de comércio online mais populares para dropshipping. A facilidade de uso, o tempo de configuração, o crescimento e o suporte são os principais recursos que os diferenciam de outras plataformas.

O que ganha com o Shopify Basic?

O Shopify Basic é o segundo plano mais acessível depois do Shopify Lite, que custa US$ 29 por mês. Vem com tudo que precisa para lançar um negócio online, incluindo duas contas de funcionários, suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, produtos ilimitados, uma loja online com um blog e um canal de rastreamento de vendas.

Quanto é que o Shopify cobra por transação?

Quando usa o Shopify Payments, não há taxas de transação. Se escolher um gateway de pagamento externo para planos Basic Shopify, Shopify ou Advanced Shopify, vai ser cobrada uma taxa adicional de 2%, 1% ou 0,5%.

O Shopify oferece planos com desconto?

Sim, quando pago antecipadamente, o Shopify oferece um desconto de 10% nos planos anuais e um desconto de 20% nos planos bienais.

Conclusão

No geral, o Shopify é uma das melhores soluções de hospedagem para quem quer criar uma loja online e, possivelmente, a melhor para quem deseja vender online e também num local físico. Tem um preço competitivo, é fácil de usar e os seus modelos são incríveis. Com uma enorme base de utilizadores, como um novo proprietário de empresa, não precisa se preocupar com o futuro ou o fracasso da plataforma.

No entanto, a única maneira de descobrir se o Shopify é perfeito é experimentando-o uma vez. Confira o teste gratuito de 2 semanas. E se já deu uma chance ao Shopify, fale sobre a sua experiência!

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