Março 16, 2022

9 KPIs para SEO que deve controlar no seu site

Se quiser aumentar o seu desempenho de SEO, o acompanhamento dos indicadores-chave de desempenho de SEO (KPIs que é a sigla de Key Performance Indicators) pode ajudar a alertá-lo para problemas que o seu website possa estar a ter, e estratégias que estejam a funcionar e que possa aplicar. Como qualquer iniciativa em que esteja a investir tempo, dinheiro e recursos no seu negócio, medir e avaliar os seus esforços com medição e seguimento de SEO pode ajudá-lo a melhorar os seus esforços de marketing digital.

As melhores métricas de SEO a seguir dependerão do seu negócio e dos seus esforços de marketing online, mas existem KPIs gerais de SEO a seguir que cobrem todo o desempenho de um website. Se quiser a resposta de como medir o sucesso SEO, use estas métricas de sucesso como seu guia.

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Os melhores KPIs para SEO a seguir

Poderá considerar a utilização da seguinte lista de algumas das métricas de SEO mais importantes para monitorizar o desempenho do mesmo. Ao usar métricas para avaliar o desempenho do SEO, pode evoluir a sua estratégia para melhores resultados.

1. Sessões orgânicas

O tráfego orgânico é o KPI mais importante para acompanhar os seus esforços de SEO. Uma sessão orgânica é uma visita a um website que vem de uma pesquisa num motor de busca. Não é um clique de um anúncio pago para o seu site num outro site. As pessoas escrevem uma palavra-chave numa barra de pesquisa e clicam no resultado do seu site para encontrar o que procuram.

As sessões orgânicas são importantes para medir porque mostram o impacto que o seu website está a ter nos motores de busca.

2. Novos Utilizadores

Os novos utilizadores também são importantes para rastrear. Pode analisar que fontes estão a levar os utilizadores ao seu site e ver como eles estão a interagir com ele uma vez que lá estejam. Os novos utilizadores devem fazer parte dos KPIs para SEO de conteúdo quando estiver a usar conteúdo como um blogue para atrair visitantes.

Tal como as visitas orgânicas, melhores classificações SEO também devem ter um impacto positivo no número de novos utilizadores do seu site.

3. Conversões de Rastreio

As conversões fazem parte da métrica de envolvimento SEO. Representam uma ação específica que pretende que os seus utilizadores tomem enquanto estão no seu website. Os exemplos incluem:

  • Fazer download de um ebook
  • Inscrever-se para uma lista de emails
  • Adquirir um produto
  • Contactá-lo através de um formulário
  • Fazer uma chamada a partir do seu website
  • Registo para um webinar ou evento

As conversões são importantes porque deve ser possível atribuir um valor monetário a cada uma delas. Isso ajuda-o a compreender melhor o seu ROI de SEO e a descobrir onde deve investir mais e onde pode estar a perder dinheiro.

4. Classificações de palavras-chave

As classificações por palavras-chave são importantes para rastrear porque mostram quais as palavras-chave que têm bom desempenho para o seu website e quais as que não estão a trazer resultados. Olhando para a métrica das palavras-chave, poderá descobrir:

  • Certas palavras-chave que está a tentar promover não lhe estão a trazer tráfego.
  • Certas palavras-chave em que não se concentrou estão a trazer-lhe tráfego para o seu website.
  • Os seus esforços para melhorar a classificação das palavras-chave estão a dar os seus frutos.
  • Há palavras-chave específicas em que valeria a pena investir tempo e estratégia.
  • Os seus concorrentes ultrapassaram as classificações de palavras-chave que costumava classificar.

5. Bounce Rate e Exit Rate

A Bounce Rate e a Exit Rate são indicações adicionais de experiência do utilizador e métricas de compromisso para SEO. Uma sessão de "bounce" é quando um utilizador visita apenas uma página do seu website e deixa o site sem visitar outras páginas e sem interagir ativamente com o seu conteúdo. Uma sessão de "exit" é quando um utilizador sai do seu site após completar algum tipo de interação, tal como visitar outra página e/ou submeter um formulário.

Dependendo do seu tipo de negócio, uma alta "Bounce Rate" ou Exit Rate pode não ser necessariamente negativa de uma perspetiva de SEO. Por exemplo, se for um restaurante local e as pessoas estiverem a olhar para o seu menu e depois a saltar, podem estar a entrar no seu restaurante para lá comerem. Outras empresas locais podem ver uma elevada bounce rate na sua página de contacto porque os utilizadores da web estão a utilizar a página para telefonar ou visitar a empresa. No caso de exit rate, uma parte interessada pode visitar a página inicial e depois clicar na página de contacto, após o que sai do site, tendo obtido a informação de que necessitava.

6. Métricas de velocidade da página

A velocidade do seu website é outra chave KPI para SEO porque tem um impacto direto na sua classificação, na experiência do utilizador e no facto de o seu website ser ou não adequado para mobile. Como cobrimos no nosso Core Web Vitals Readiness Report, os motores de busca como o Google utilizam a velocidade da página para determinar os resultados da pesquisa. Um site lento poderia mantê-lo fora das primeiras classificações.

É importante testar continuamente a velocidade do seu site para assegurar que os seus tempos de carregamento não estão a ter um impacto negativo no SEO. Pode usar a ferramenta Google PageSpeed Insights para ver como o seu site está a funcionar.

7. KPI técnicos de SEO

Certas questões técnicas de SEO podem estar a ter impacto no seu desempenho, mesmo quando tem um conteúdo envolvente. Pode monitorizar estas questões técnicas dentro do desempenho do conteúdo:

  • Duplicar o conteúdo (títulos, cabeçalhos, páginas)
  • Conteúdo em falta (títulos, cabeçalhos, descrições, etc.)
  • Redirecções
  • Páginas sem etiquetas canónicas
  • Páginas com baixa velocidade de página

As questões acima referidas podem significar a diferença entre um resultado de pesquisa de alto nível e ser enterrado pelos SERPs. Além disso, a correção destas questões melhorará a experiência geral do utilizador, o que poderá diminuir a bounce rate do seu site e melhorar as conversões.

8. Métricas de ROI

Finalmente, o ROI é a métrica de SEO que, em última análise, o ajuda a compreender como o seu investimento monetário está a trabalhar para os seus esforços. Se está a perder dinheiro nas pessoas, agência ou plataforma de SEO que está a usar para a sua estratégia, provavelmente vai querer mudar o que está a fazer.

Para medir o ROI, vai querer olhar para o que está a investir nos seus esforços de "SEO" e determinar quanto rendimento está a ganhar com a estratégia de "SEO". Pode olhar para a sua métrica de conversão para calcular o ROI de "SEO". 

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