Novembro 23, 2021

A importancia de um site para uma empresa

Uma empresa sem um site é algo raro nos dias que correm. Dizem que o mundo atual está nas nossas mãos e que a informação está ao nosso alcance. Não há que pensar duas vezes. O mundo da internet é fantástico. Continua a transformar a maneira como nos comunicamos com as pessoas, como partilhamos informações, e como viver uma vida de qualidade.

Muitas pessoas passam a maior parte do tempo na internet. Isto pode ser para a compra de um produto, a utilização de um serviço, ler um blog, para seu próprio entretimento, ou por várias outras razões.

Tendo em conta a quantidade de tempo que as pessoas passam na internet, os negócios também se mudaram para o mundo online. Para os donos de uma empresa, de qualquer dimensão, terem um website e uma presença nas redes sociais tornou-se crucial. Se tem um negócio, mas não tem um website, então poderá estar a perder vários clientes potenciais online. Perceber a importância de um website é a chave para o negócio crescer em diversas vertentes.

Principais razões que provam a importância de um website para uma empresa:

Presença Online 24/7

Uma das maiores vantagens em ter um website é que é acessível a toda a gente, em qualquer lugar, em qualquer altura. Até durante o horário não comercial, clientes podem aceder o website e beneficiar dos seus serviços ou obterem a informação que precisam, que é um dos elementos-chave na importância de um website em um negócio. O website está sempre disponível para assegurar que os clientes que o visitam são sempre atendidos no conforto das suas casas.

Apoio ao Cliente 24/7

Providenciar apoio ao cliente é um trabalho duro para qualquer empresa. No entanto, fornecer apoio ao cliente online é mais fácil e mais economicamente eficiente do que contratar funcionários para dar esse apoio. Esta é onde a importância de ter um website torna-se muito clara, pois apoio ao cliente num website pode ser providenciado de várias maneiras:

  1. FAQs – é o meio de comunicação mais comum. Todas as perguntas mais frequentes dos clientes são respondidas no website, poupando tempo e recursos, enquanto também providencia informação relevante e específica aos clientes.
  2. ChatBots – Chatbots em websites fazem o trabalho de responder às perguntas frequentes dos clientes através de respostas-padrão. Chatbots também podem fornecer aos usuários outras importantes informações, como os procedimentos de registo, informação sobre serviços/produtos, entre outros.
A importancia de um site para uma empresa

Troca de Informações

Mais de 50% dos clientes supõem que qualquer marca ou negócio tenha uma presença online onde possam aceder aos seus serviços. Um dos aspetos mais cativantes de um website é o quão fácil é tornar a informação mais acessível aos clientes. No fundo, um website não é mais do que um meio de comunicar com os clientes e fornecer-lhes informação e recursos. Aqui estão algumas formas pelas quais um website ajuda na troca de informação:

  1. Anúncios que atualizam os clientes das últimas ofertas de produtos e serviços
  2. Boletins informativos que atualizam os clientes sobre os eventos e as notícias mais recentes
  3. Formulários de contacto que solicitam o cliente a fazer perguntas ou pedidos

Estabelecer Credibilidade e Criar Confiança

Tal como antigamente, quando clientes esperavam que as empresas tivessem números de contato e endereços mencionados no seu bilhete informativo, os clientes de hoje em dia esperam que as empresas tenham um website ou uma presença online. Este é um passo crucial para estabelecer confiança. Nesta perspetiva, para uma empresa, um website é extremamente importante. Mais pormenorizadamente, se o website de uma empresa for superlativo nas suas características e navegação, os clientes ficam mais dispostos a confiar na empresa e a tirar proveito dos seus serviços. Websites são uma ferramenta essencial para as empresas estabelecerem credibilidade e criar confiança com os seus clientes. Isto pode ser impulsionado pelos serviços de SEO locais para atrair uma demográfica local para negócios novos no mercado.

Web Design Professional

Visitantes de website não têm motivos para ficar numa página Web a não ser que se sintam tentados. Visitantes podem se aborrecer muito facilmente e por isso esperam que algo único capturem o seu interesse sempre que visitam um website qualquer. Assim, é crucial que as empresas construam os websites com um design e uma arquitetura imaculados para que sejam oferecidas caraterísticas excecionais e uma navegação prática aos clientes. Isto irá encorajar a que mais visitantes deem uma olhada ao website e, potencialmente, façam compras na empresa.

Vendas

A acessibilidade do teu negócio crescerá exponencialmente com um website, uma vez que pode ser acedido a partir de qualquer canto do mundo. Por conseguinte, websites ajudam as empresas a quebrar barreiras geográficas e a aumentar significativamente as suas vendas.

Receitas

Não há limite para as receitas que podem ser geradas pelo teu website. Se o alcance do teu website atravessar fronteiras, o seu rendimento pode ser altíssimo. Tudo o que necessitas fazer é otimizar o site e certificares-te de que o público-alvo o encontra quando estiverem à procura. Para além disso, também pode-se ocupar algum do espaço digital no website para exibir anúncios. Digamos que o teu site é sobre a revisão ou venda de telemóveis. Podes fornecer algum do espaço digital no website para colocar anúncios relevantes a estes telemóveis. Esta é apenas uma forma adicional com a qual se pode gerar mais receitas.

Económico

Uma loja física requer um investimento enorme para a compra ou aluguer de um espaço comercial. Além disso, os móveis, a decoração, e os funcionários são alguns dos custos adicionais que não podem ser ignorados. Por outro lado, criar um website é muito fácil e económico. Com SGCs como o WordPress, Shopify ou Wix, pode-se facilmente criar um website com pouca ou nenhuma ajuda. Só se se tiver a criar um website complexo como comércio eletrónico, ou um com milhares de páginas ou filtros e vertentes complexas, então aí será preciso a ajuda de especialistas. No entanto, o custo poderá continuar a ser mínimo em comparação com a instalação de uma loja física.

Visibilidade

Os websites podem ser a tua loja, escritório ou sala de exposição online a um custo mínimo. Uma loja física terá visibilidade dentro um determinado raio da tua localização, dependendo do seu tipo. No entanto, no que se trata a uma empresa com uma presença online, a visibilidade ou alcance não tem limites. Usuários de qualquer parte do mundo podem aceder ao website.

Marketing

O marketing desempenha um papel crucial na expansão de qualquer negócio. Ter um website facilita a espalhar a palavra sobre o negócio quando as pessoas o procuram. Digamos que o seu negócio offline está a correr bem, e agora quer expandi-lo para online. Se tem um website, pode fazer com que apareça num motor de busca cada vez que as pessoas procurarem pela palavra-chave. Existem dois tipos de métodos de marketing que tornam isto possível. Um é o Otimização de Mecanismos de Busca (SEO), e o segundo é o Marketing para Mecanismos de Busca (SEM). O SEM é também referido como Pay Click (PPC). Para além do SEO e PPC, também podes comercializar o teu website usando os meios de comunicação social, exibindo anúncios, e outras técnicas. Podes estabelecer um público-alvo à tua escolha e usar demografias como a idade, o género, a localização, e muito mais. Dá para expandir o quanto quiseres ou focares-te num só nicho.

Uma agência de marketing digital com registos de sucesso comprovados ajuda-te a criar e a executar um plano de marketing para a tua empresa que atrairá usuários relevantes para o teu website.

Portfólio

Não limites o teu website a só vender produtos ou serviços. Cria um portfólio que mostre o quão bem te estás a sair no negócio. Digamos que o teu negócio é sobre viagens e turismo. Podes criar um portfólio de vídeo de uma família que mostra a sua experiência global desde a reserva de bilhetes até às fotos da viagem, e toda a diversão. Podes-lhes pedir para partilharem as suas opiniões em formato de vídeo e adicionar ao portfólio de vídeo. Estes portfólios ajudam a aumentar a confiança dos clientes no teu negócio.

Ter um website tem se tornado crucial nesta era digital. Uma empresa sem website perde múltiplas oportunidades que aparecem online. Para além destes benefícios essenciais que o website oferece, também ajuda em inúmeras outras maneiras. Por exemplo, um website pode providenciar um mapa ou direções para a localização ou escritórios da empresa. Se uma pessoa quiser saber sobre a empresa a uma hora que lhe é conveniente, um website pode-lhe ajudar com isso visto ser acessível a qualquer hora. Um site bem concebido e envolvente pode fortalecer a imagem de marca. Para te tornares uma pessoa de negócios bem-sucedida, deves ter um website profissional.

Oportunidade de Crescimento

Um website pode funcionar como um portfólio ou currículo da empresa. Isto pode-se tornar benéfico para as empresas pois o website serve de referência para os potenciais investidores, nos quais eles podem conhecer os seus serviços, quais as metas alcançadas até ao momento, e quais os planos para o futuro da empresa.

Local SEO Portugal

Agência especializada em SEO e planeamento estratégico que ajuda negócios a aumentarem orgânicamente o seu tráfego e vendas através de SEO.
CONTACTE-NOS
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram