Novembro 18, 2021

Guia para iniciantes em Google My Business

Se for dono de um pequeno negócio, não pode negligenciar o Google My Business ( Google Meu negócio).

Porquê? 92% dos consumidores compara negócios online antes de tomar uma decisão sobre uma compra, a maioria dos quais baseiam-se apenas nos resultados do Google.

Como é que se certifica de que está visível nos resultados do Google?

De acordo com o inquérito de fatores de classificação para pesquisa local, estar listado no Google My Business é um dos maiores impulsionadores para sucesso local em SEO. Garante mais visibilidade tanto nas pesquisas no Google como no Google Maps.

Além disso, permite a clientes potenciais entrar em contacto direto consigo, saber opiniões de consumidores anteriores, planear a sua visita de forma eficaz, navegar diretamente para a localização do seu negócio, e mais.

Nesta publicação, vamos aprender como é que os negócios podem começar com o Google My Business - desde criar a sua entrada até agendar publicações no Google My Business.

Ajuda Profissional com o seu Google My Business

Se pretende ajuda com a otimização do seu Google My Business para garantir uma maior visibilidade e um aumento exponencial do numero de clientes provenientes das pesquisas do Google, entre em contacto com a nossa equipa para podermos analisar o seu negócio gratuitamente.

1. O que é o Google My Business?

Google My Business é uma plataforma online que permite aos negócios gerir a sua presença online no ecossistema do Google. Isto inclui coisas como o Google Maps, Google Plus, Knowledge Graph e Google Search.

2. Listar negócios no Google é gratuito?

Sim, pode listar o seu negócio no Google My Business gratuitamente. Para se inscrever no serviço, só precisa de uma conta Google.

3. Que tipo de informação de negócio pode adicionar à listagem do seu negócio no Google?

O Google My Business permite aos seus negócios adicionar a seguinte informação ao seu perfil:

  • Nome do negócio, morada e número de telefone
  • Link para o seu website oficial
  • Horas de trabalho e férias
  • A sua categoria de negócio
  • Pin do Google Map na sua localização
  • Contas das redes sociais
  • Fotografias e vídeos de 30 segundos do seu negócio
  • Links para ações específicas como encomendas ou reservas online
  • Detalhes adicionais como esplanada, disponibilidade de Wi-Fi, apropriado para crianças, e mais.

4. O que é um Google Knowledge Panel?

É uma caixa que aparece na página de resultados de pesquisa que contém informação relevante para o termo de pesquisa. Caso alguém pesquise o seu negócio, ou faça uma pesquisa relacionada, o painel de informação vai mostrar a morada do seu negócio, número de telefone, críticas, horas de ponta, e mais.

Contudo, não há forma de garantir que o seu negócio vai aparecer no Knowledge Panel. O algoritmo do Google analisa uma variedade de fatores, sobretudo relevância, distância e a proeminência do seu negócio. Para melhorar as suas hipóteses, certifique-se de que acrescenta o máximo de informação possível ao seu perfil My Business.

5. Quais são as principais ferramentas do Google My Business?

O Google My Business é uma plataforma rica em ferramentas e, como a maioria dos produtos Google, recebe novas atualizações e ferramentas regularmente.

Aqui estão algumas das suas principais ferramentas:

  • Recolha e resposta a críticas: Depois de o seu negócio ser listado no Google My Business, os clientes (com uma conta Google) podem fazer críticas e classificar o seu negócio diretamente a partir dos resultados de pesquisa. Também lhe permite responder publicamente a estas críticas. O mesmo aparece na sua entrada no Google Maps.

Dica: Caso as pessoas estejam a deixar spam ou a publicar críticas inapropriadas, pode sempre denunciá-las.

  • Publique e responda a perguntas frequentes: O GMB permite a pessoas curiosas sobre o seu negócio fazer perguntas no Knowledge Panel. Podem ser respondidas por qualquer pessoa familiarizada com o seu negócio. Aparece na secção “Perguntas e respostas”.

Além disto, há outra lista de perguntas automáticas para as pessoas responderem, como “Há uma entrada acessível para cadeiras de rodas”, “É fácil de reparar neste sítio a partir de um veículo em condições normais de trânsito”, e mais. Podem ser respondidas ao clicar em “Responder a perguntas rápidas”.

  • Providencia informação adicional: o GMB ajuda os clientes a planear a sua visita ao mostrar informação como horas de ponta, duração média da visita, e estimativas de tempo de espera nas páginas de resultados de pesquisas. O Google usa dados agregados e anónimos de utilizadores que optaram por deixar o Histórico de Localização gerar esta informação.
  • Fale diretamente com os seus clientes: O Google My Business deixa os clientes e potenciais clientes comunicar diretamente com os negócios com a sua ferramenta de Mensagens Diretas. Ambos os lados podem receber e responder a mensagens através do seu telemóvel registado ou app Allo.

Certifique-se de que adiciona um número de telemóvel que está sempre acessível. Por defeito, vai receber estas mensagens no seu número de telemóvel registado. Pode sempre editá-lo se quiser usar outro.

  • Difundir informação importante com Google Posts: Os negócios podem fazer publicações a dar a conhecer aos seus clientes eventos futuros, ofertas, e mais. Estas publicações vão aparecer no seu Knowledge Panel juntamente com a informação do negócio, dando-lhes mais visibilidade do que têm as páginas do seu website normal.
  • Aprender mais sobre o seu público-alvo através do Google My Business Insights: Dá-lhe acesso a dados de fora do seu site, como click-to-calls, visitas ao seu website, pedidos de direções, e mais.
  • Crie um website gratuito sozinho: o GMB permite-lhe criar um website gratuito e otimizado para telemóveis para representar o seu negócio. Prepara tudo automaticamente ao usar a informação e as fotografias da sua entrada. O website atualiza automaticamente quando mudar a sua informação de negócio ou publicar novas fotografias. Também pode mudar o conteúdo manualmente se precisar.
  • Destacar os seus atributos: A plataforma também permite aos negócios destacar certos atributos que as pessoas procuram. Pode escolher estes atributos com base na sua categoria de negócios. Se tiver um restaurante, pode sempre destacar atributos como vegan, esplanada, apropriado para pessoas com deficiência, apropriado para crianças, e mais.

6. Como criar a sua conta Google My Business?

Criar a sua conta Google My Business é um processo bastante simples. Aqui estão os passos envolvidos:

  1. Vá a https://business.google.com/create e aceda à conta ao usar a sua conta Google. Se não tiver uma, crie-a, porque é obrigatório.
  2. Introduza o nome do seu negócio. Se o seu negócio já estiver na lista, vai ter de reclamar a propriedade. Entradas duplas são danosas para o SEO.
  3. Introduza os detalhes do seu negócio - nome, tipo de negócio, URL, número de telefone, localização no Google Map, método de entrega, e mais.
  4. Reveja os detalhes que introduziu, carregue em “Continuar”.
  5. Vai ser levado para um ecrã para que “Escolha o seu método de verificação”, onde tem de selecionar como gostaria de receber o seu código de verificação. Clique em “verificar mais tarde”, porque é sempre melhor completar a sua entrada primeiro.
  6. Vai ser levado para o painel Google My Business, complete a sua entrada ao adicionar vídeos e fotografias, o seu horário de expediente, outras informações de contacto, a sua localização, novos utilizadores, outros atributos relevantes para o seu negócio, e mais.
  7. Reveja tudo e depois clique em “verificar agora”.
  8. Vai ser levado de volta ao ecrã “Escolha o seu método de verificação”, a maior parte dos negócios vai ter de escolher a opção de receber um postal pelo correio. Muito poucos têm a opção de verificar por e-mail ou telefone.
  9. Reveja a morada de envio, o nome de contacto, e clique em “Enviar”.
  10. Vai receber o postal com o PIN em 3 a 5 dias. Depois de receber, aceda ao seu perfil Google My Business, carregue em “Introduzir código” e introduza o PIN de 5 dígitos no campo, e clique em “Submeter”.

Lembre-se: Não edite a sua entrada depois de pedir o postal. Edições feitas neste período são consideradas inválidas e vai ser forçado a refazer todo o processo.

7. Como reclamar a sua entrada de negócio no Google?

Caso o seu negócio já esteja listado na plataforma, vai ter de reclamar a propriedade. Caso contrário, não vai conseguir controlar a forma como a entrada aparece.

Aqui está como deve reclamar a sua entrada:

  • Aceda a https://www.google.com/business com a sua conta de negócios Google.
  • Introduza o nome do seu negócio em “qual o nome do seu negócio”. Se o seu negócio já estiver listado, então vai aparecer abaixo. Selecione-o.
  • Introduza outros detalhes como país, região, morada, código postal e mais, e depois clique em “Continuar”.
  • Vai aparecer um pop-up a informá-lo de que o negócio já foi verificado por outra pessoa. Para o reclamar, clique em “Reclamar a propriedade”.
  • Vai ser levado para o menu “Solicitar Direitos de Administrador”, introduza detalhes como “Partilhar a sua informação com o proprietário atual para continuar”, “Que tipo de acesso gostaria de ter”, e mais.
  • Clique em “Submeter” quando tiver acabado.
  • O proprietário atual vai receber o pedido quase instantaneamente. Vai ficar com privilégios de administrador assim que os aprovem.

Lembre-se: Se o proprietário atual rejeitar o seu pedido, pode fazer um recurso da sua decisão. Caso o ignorem, deve contactar o apoio do Google My Business.

8. Como é que pode pedir aos clientes para deixar críticas no Google My Business?

O Google Reviews é um dos locais mais importantes para sinalizar classificações. Por isso, boas críticas e classificações vão certamente levar a mais cliques e visitas.

Deve começar a pedir críticas a clientes assim que a sua entrada estiver verificada. Ao contrário de outras plataformas, o Google encoraja os negócios a pedir críticas aos clientes.

Também oferece um programa chamado Google Local Guides que encoraja os utilizadores a escrever críticas, partilhar fotografias e responder a perguntas sobre negócios em troca de pontos e recompensas.

Aqui está como deve pedir a clientes:

  • Procure o seu negócio no Google.
  • Clique em “Escrever uma crítica” no Knowledge Panel.
  • Vai aparecer um pop-up, copie o URL, vai ser parecido com isto: google.co.in/searchq=hiver&oq=hiver&aqs=chrome..69i57j69i60l3j69i61j69i60.1681j1j9&sourceid=chrome&ie=UTF-8#lrd=0x3bae148545a13bd7:0xedcf809003f2aaec,3,,,
  • Use um programa como o bit.ly para o encurtar.
  • Envie pedidos de crítica por e-mail, mensagem, ou mensagem direta nas redes sociais. Certifique-se de que inclui o URL encurtado e instruções sobre como deixar uma crítica.
  • Continue a verificar a sua página de Google Reviews regularmente, garanta que responde a novas críticas à medida que aparecem, quer sejam positivas ou negativas.

Nota: Não peça críticas demasiado tarde ou com demasiado entusiasmo. Dê aos seus clientes tempo suficiente para perceber e usar o seu produto ao máximo.

Conclusões

Estar listado no Google My Business é só metade da batalha, se quer retirar mais da experiência, precisa de continuar a otimizá-lo. Tem de receber mais críticas de clientes, conseguir que mais pessoas respondam a perguntas, continuar a acrescentar novos atributos, atualizar a sua entrada se houver alguma alteração, e estar atento a novas funcionalidades acabadinhas de sair do Google My Business.

Esperamos que as dicas de como contrataro um consultor de marketing digital em Portugal mencionadas neste artigo o ajudem a melhorar o seu site e a sua estratégia de marketing digital. Caso pretenda ajuda profissional para o Marketing Digital da sua empresa, entre em contacto connosco para uma auditoria gratuita.

Local SEO Portugal

Agência especializada em SEO e planeamento estratégico que ajuda negócios a aumentarem orgânicamente o seu tráfego e vendas através de SEO.
CONTACTE-NOS
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram