Novembro 1, 2021

Como ganhar dinheiro online em Portugal com uma loja

Ganhar dinheiro online em Portugal é um dos tópicos mais Tabboo do momento e normalmente associado a scams ou esquemas duvidosos. A realidade é que não existem formas fáceis e simples de fazer dinheiro online sem esforço como a maioria dos "gurus" prometem. Fazer dinheiro online é possivel mas será sempre necessário trabalho, tempo e empenho. Uma das formas mais eficazes de criar uma fonte de rendomento online é a criação de uma loja online para vender produtos ou serviços. Neste artigo vamos abordar um pouco o tópico e explicar como é possivel fazer dinheiro online em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo através de uma loja de vendas online criada de forma simples e eficaz com Shopify.


O Shopify oferece 14 dias de teste para que possa testar a plataforma sem compromisso e sem custos. Se pretende abrir uma loja online, esta é sem duvida a melhor forma de testar as diferentes opções do Shopify.

O e-commerce é uma das indústrias mais “trending” tanto para os vendedores que trabalham a partir de casa como para o empreendedor viajante.

O que é e-commerce?

E-commerce refere-se a qualquer tipo de negócio realizado online. O exemplo mais popular do eCommerce é a venda online, que é definido como compra e venda de bens através da internet em qualquer dispositivo.

O comércio eletrónico é o mercado retalhista que mais cresce e estima-se que atinja mais de 4 biliões de dólares em vendas em 2020. É a sua oportunidade de ganhar dinheiro online em Portugal!

O e-commerce é um método bastante simples, mas rentável, de fazer dinheiro online e este guia vai focar-se na criação de uma loja online usando o Shopify para vender produtos.

Começar.

Antes de construir a sua loja online, precisa de saber o que vender e como a ter um fornecedor. Em primeiro lugar, precisa de encontrar um nicho, por exemplo, fitness, tecnologia, vestidos bodycon/verão, produtos de estimação e produtos para bebés são muito populares agora.

Também pode ir ao Instagram e ver o que todos os “instagrammers” populares estão a promover para ter uma ideia do que deve vender. Os chás de desintoxicação e perda de peso, bem como sutiãs e roupas sem costas, parecem ser populares.

Outro site onde você pode fazer alguma pesquisa é a Amazon, basta olhar para os produtos mais vendidos numa determinada categoria e anotá-los. Este truque é bem conhecido, mas uma vez que vai vender estes produtos no seu próprio site e não na Amazon, não precisa de se preocupar com qualquer concorrência direta.

Finalmente, você pode ir ao YouTube e escrever "fitness tracker reviews", "summer dress review" ou uma revisão de qualquer produto que tenha encontrado para inspiração adicional.

Configurar a sua loja: Iniciar.

Depois de fazer a sua pesquisa, crie uma lista de 20 produtos que pretende obter, em seguida:

Crie uma loja online com o Shopify, é gratuito durante 14 dias e não é necessário nenhum cartão de crédito, no entanto, durante a avaliação, deve ter feito vendas suficientes para começar e manter a sua loja em funcionamento.

Pode escolher entre uma variedade de temas gratuitos e premium para ajudá-lo a dar vida à sua loja.

Uma vez que você se inscreveu pode usar o poderoso plugin Oberlo que está disponível através do construtor da loja, isto irá cuidar do armazenamento e envio, permitindo-lhe automatizar os processos de transporte.

Oberlo é um plug-in de dropshipping, o que significa que você não terá que armazenar, embalar e enviar quaisquer produtos fisicamente. Você simplesmente importa produtos da Oberlo para a sua loja e começa a vender, os fornecedores fazem tudo o resto, esta é a beleza do envio de dropshipping.

Se planeia apenas utilizar o Oberlo, então pode saltar a secção "Os Passos de Acabamento (Alibaba)" depois de ler a secção "Os Passos De Acabamento (Oberlo)".

Configuração da sua loja: Passos Finais (Oberlo).

Em seguida, precisa de configurar um processador de pagamentos na sua loja Shopify, pode utilizar o “Shopify Payments” ou uma solução de terceiros como PayPal ou Stripe.

Crie uma conta na AliExpress e use a extensão do “chrome” da Oberlo para importar os seus produtos escolhidos em poucos minutos.

Configurar a sua loja: Passos Finais (Alibaba).

Em primeiro lugar, configurar um processador de pagamentos, ou “Shopify Payments” ou um processador de terceiros como PayPal ou Stripe, pode ver uma lista de gateways de pagamento suportados, listados por país, aqui.

Se não se importar de realizar as encomendas você mesmo e tem algum dinheiro de startup, pode ir à Alibaba, procurar os produtos que listou, encontrar 2-3 fornecedores, encomendar uma amostra, então uma vez feliz, pode encomendar o seu primeiro lote. É melhor começar com quantidades menores para o seu primeiro lote:

100-300pcs para produtos realmente baratos (menos de um euro)

100pcs para produtos baratos (1€ - 9€)

20-50pcs para artigos caros (10€ ou superior)

O envio não demora muito, por isso pode sempre aumentar o seu lote inicial quando as vendas são recolhidas.

É melhor começar o seu primeiro lote simples, por exemplo, se estiver a vender rastreadores de fitness, comece com uma cor e 50pcs, se estiver a vender vestidos, comece com 2-3 cores em 3 tamanhos (S, M, L) e 20-50pcs cada.

A sua loja já deve estar com bom aspeto, se precisar de fotos de produtos pode sempre pedir aos fornecedores que lhe forneçam, isto é mais fácil do que tirar as fotos por si mesmo.

Marketing: Usufruir do Poder das Redes Sociais.

Agora que a sua loja está a funcionar, a seguir tem de informar as pessoas sobre o seu novo negócio! As redes sociais podem ser uma poderosa ferramenta de marketing quando se sabe como usá-las.

Anúncios de Facebook.

Para executar uma campanha de anúncios no Facebook, primeiro terá de configurar uma página para o seu negócio e criar dois anúncios, um para anunciar a sua página de Facebook e outro para conectar de volta à sua loja.

Defina um orçamento de 5 – 10€ por dia, dependendo do valor que está disposto a gastar, mas certifique-se de que define um orçamento máximo de 50 – 100€ no total.

No que diz respeito aos conteúdos na sua página de Facebook, publique conteúdo sonoro para o nicho em que está a vender, por exemplo, se estiver a vender produtos de fitness, publicar artigos relacionados com a aptidão para manter o seu público envolvido.

O objetivo da sua página de Facebook é atrair interesse para que se mantenha com conteúdos envolventes, interessantes e até engraçados, desde que esteja relacionado com o nicho no qual o seu produto está a vender.

Instagram Marketing.

Lembras-te do exemplo do Instagram que mencionei anteriormente? Agora pode contactar os populares “influencers” do Instagram e perguntar-lhes se estão dispostos a promover os seus produtos por si.

Em mente que quanto maior for o influenciador, maior será o preço esperado, os influenciadores mais pequenos e menos conhecidos podem até fazer algumas promoções de graça para as iniciar, mas confie em promoções gratuitas como estratégia.

Verifique quantos seguidores o/a influencer tem e ofereça para pagar 25 – 50€ a “influencers” que tenham 100.000-250.000 seguidores.

Pode até contactar “instagrammers” com menos de 100.000 seguidores (ou seja, 60.000-90.000) mas não ofereça mais de 25€ para promoções deles.

Assim que encontrar o seu “instagrammer”, envie-lhes um DM e faça uma proposta!

Marketing: Clientes-alvo.

Ao direcionar os seus clientes, o melhor é ser específico, isto aplica-se a anúncios de Facebook e páginas de redes sociais.

Se está a vender relógios de fitness, o seu alvo serão pessoas que estão ativas e que vão ao ginásio regularmente, se está vendendo receitas de dieta então aponte para pessoas que estão a tentar perder peso.

Ao executar os seus anúncios, é bom escolher grandes cidades (por exemplo, Los Angeles e Nova Iorque se estiver a visar clientes norte-americanos e Londres ou Birmingham se estiver a visar clientes com sede no Reino Unido. Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, caso esteja no panorama de Portugal).

Resumo.

Então, para resumir tudo:

  1. Pesquisar produtos com potencial usando a Amazon e listar 20 dos seus produtos favoritos
  2. Construa a sua loja online com o Shopify.
  3. Utilize o plug-in Oberlo ou fornecedores utilizando a Alibaba.
  4. Configurar o seu processador de pagamento.
  5. Promova a sua loja utilizando o Facebook e o Instagram.

Por fim, não se esqueça de reinvestir os seus lucros, à medida que o seu negócio cresce, a procura vai crescer, pelo que precisa de voltar a investir o seu dinheiro no seu negócio para atender ao fluxo de novos clientes.


O Shopify oferece 14 dias de teste para que possa testar a plataforma sem compromisso e sem custos. Se pretende abrir uma loja online, esta é sem duvida a melhor forma de testar as diferentes opções do Shopify.

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