Novembro 18, 2021

Contratar um freelancer de SEO e SEM em Portugal

Ter um website ou uma página web com um bom posicionamento, hoje em dia, não é tão fácil como há uns anos. Um freelancer de SEO e SEM pode ser o que precisa para ser competitivo.

Não só a concorrência é mais forte, como as mudanças constantes nos algoritmos que determinam o posicionamento fazem com que seja mais difícil estar sempre em topo de forma no que diz respeito a SEO.

Enquanto empresário, estar a par de todas estas mudanças e atualizar regularmente o seu website podem ser coisas para as quais não tem tempo.

É por isso que pode precisar da ajuda de um freelancer de SEO e SEM.

Antes de mais, vamos definir rapidamente o que é um freelancer de SEO e SEM.

Um freelancer de SEO/SEM é um profissional que o ajuda a conseguir mais visibilidade nos motores de busca. Se contratar o freelancer certo, pode ajudá-lo a destacar-se com base nas suas principais palavras-chave, o que lhe permitirá direcionar imenso tráfego para o seu website e para o seu negócio.

A equipa da Local SEO é composta por vários freelancers especializados em SEO e SEM com vários anos de experiencia em optimização para motores de busca e PPC. Se gostaria de ter o apoio de um freelancer especializado, entre em contacto connosco e receba uma análise do seu site gratuitamente.

freelancer SEO SEM Portugal

Como um freelancer de SEO e SEM pode ajudar o seu negócio

Afinal, como é que um freelancer de SEO pode ajudar o seu negócio? SEO é um campo muito vasto que toca quase todos os aspectos de marketing online. Estes são os principais serviços que os freelancers de SEO costumam fornecer.

Pesquisa de palavras-chave

Um dos princípios fundamentais de SEO é a pesquisa de palavras-chave.

Esta é a prática de descobrir os termos que os utilizadores usam nos motores de busca quando querem encontrar alguma coisa. Descobrir as palavras-chave usadas para pesquisar os seus produtos ou serviços é crucial para melhorar o seu SEO.

Esta prática fundamental é uma das formas como um freelancer de SEO pode ajudar o seu negócio a posicionar-se melhor.

Estratégia de conteúdo

Estratégia de conteúdo envolve planear todo o processo necessário para criar conteúdo. Inclui, entre outras coisas:

  • pesquisar palavras-chave
  • perceber a intenção dos utilizadores
  • escrever cabeçalhos otimizados
  • criar esboços de conteúdo
  • definir tipos de conteúdo
  • escolher as melhores plataformas para publicar o conteúdo

Desenvolver uma estratégia de conteúdo é fundamental para ajudar o seu conteúdo a posicionar-se bem, especialmente num espaço saturado com conteúdo sobre assuntos semelhantes.

Criação de conteúdo

Outra parte integral de SEO é a criação de conteúdo.

Criar conteúdo de SEO é uma ciência que poucas pessoas compreendem.

Requer saber qual o melhor posicionamento das palavras-chave, estruturar e formatar conteúdo de forma apropriada, e escrever no tom preferido pelo seu público, entre outras coisas.

Toda a gente pode ser um bom escritor, mas nem toda a gente pode ser um ótimo escritor de SEO.

Mais uma vez, esta é uma de várias maneiras como um freelancer de SEO pode ajudar a impulsionar o seu negócio.

Criação de links ( Link Building)

Além do conteúdo, outro aspeto crítico de SEO é a criação de backlinks. Isto porque os motores de busca usam links para determinar a autoridade do conteúdo e dos websites. Quanto maior a autoridade da página web, melhor o posicionamento nos motores de busca para perguntar relacionadas com as suas palavras-chave.

Uma estratégia bem-sucedida envolve construir links relevantes em três níveis:

  • Links internos: Estes são links entre conteúdos no seu website e devem ser escolhidos estrategicamente.
  • Links externos: Links para outros sites são importantes, mas, se isto não for bem feito, pode acabar com links para a concorrência, sites com baixa autoridade, ou mesmo websites de spam.
  • Links de entrada: Estes levam ao seu website, e os motores de busca consideram-nos votos de confiança nele. A chave é a qualidade, não a quantidade.

Os bons freelancers de SEO também sabem a importância de monitorizar o perfil de links de entrada. Isto é importante porque links de entrada tóxicos podem ter um impacto negativo no seu SEO.

Construção de links é um trabalho moroso que requer conhecimento sobre o tipo certo de links a construir e sobre as estratégias que funcionam.

Para construir links que ajudem o seu website a posicionar-se melhor, precisa de um profissional para o fazer, o que é um exemplo de uma situação em que um freelancer de SEO é muito útil.

Se quiser ter impacto online (e não tem muita escolha nesta matéria), precisa de investir em SEO. E é por isso que deve considerar contratar um freelancer de SEO e SEM.

Como contratar o melhor freelancer de SEO e SEM

Contratar um bom freelancer de SEO pode ser um assunto complicado.

Por um lado, a maior parte dos profissionais de SEO são autodidatas, e regra geral a única forma de verificar o seu conhecimento ou experiência é através do seu portefólio.

Por outro lado, o mundo de SEO está constantemente a mudar, por isso saber que freelancers de SEO mantêm o seu conhecimento e capacidades relevantes é quase impossível.

Como é que pode, então, melhorar as suas probabilidades de contratar o melhor freelancer de SEO?

Aqui ficam algumas dicas simples:

Defina as suas necessidades de SEO

O primeiro passo para encontrar o melhor freelancer de SEO para si é definir exatamente quais são as suas necessidades de SEO.

Se não souber como fazer isto, pode precisar de um freelancer de SEO com experiência em auditorias de SEO. Claro, na maioria dos casos, este é um serviço adicional, por isso deve esperar pagá-lo em separado.

Contudo, se quiser fazê-lo sozinho, pode consultar a minha lista de verificação para se orientar.

Definir as suas necessidades de SEO faz com que lhe seja mais fácil saber o que procurar num freelancer de SEO.

Características para procurar num freelancer de SEO

Agora que definiu as suas necessidades de SEO, o próximo passo para contratar o melhor freelancer de SEO é saber o que procurar num. Aqui ficam algumas ideias:

Verifique o histórico

Qualquer freelancer de SEO digno do nome tem um histórico que comprova o seu conhecimento e capacidades.

Para merecer a sua consideração, tem de ter resultados que mostrem a sua eficácia ao providenciar os serviços que pretende.

Como deve então verificar o seu histórico?

  • peça para ver um portefólio do seu trabalho
  • visite o seu website
  • peça referências a clientes de trabalhos anteriores ou em curso
  • leia críticas no seu website ou noutras plataformas

Verificar o histórico de um freelancer de SEO é crítico porque quer contratar alguém que sabe o que está a fazer. Se não conseguir fazê-lo, pode acabar a gastar dinheiro num freelancer de SEO que não atingirá os resultados pretendidos.

Entreviste os freelancers de SEO em consideração

Depois de ter feito uma limpeza à lista de potenciais candidatos, é altura de encontrar o melhor freelancer de SEO para o seu negócio.

Para o fazer, pode querer fazer uma entrevista para os conhecer melhor.

Felizmente, com tecnologia como softwares para videochamadas, pode fazer entrevistas a partir de qualquer lugar do mundo.

Fique a conhecê-los e à sua metodologia, e perceba como planeiam ajudar o seu negócio a posicionar-se bem.

Dê ao seu freelancer de SEO em consideração um projeto de teste

Outra estratégia que o vai ajudar a encontrar o melhor freelancer de SEO para o seu negócio é dar aos candidatos em consideração um projeto de teste (pago).

Isto vai ajudá-lo a:

  • Avaliar as suas capacidades
  • Perceber como será a vossa relação de trabalho

O teste deve basear-se nas tarefas-base para as quais está a contratar o seu freelancer de SEO. Desta forma, saberá exatamente o que esperar deles em termos de desempenho.

A nossa equipa está pronta para o ajudar com o seu projeto de SEO. Entre em contacto connosco para obter um orçamento para o seu projeto

Quando é que não deve contratar freelancers de SEO

Apesar dos benefícios que os freelancers de SEO trazem, há alturas em que não vai querer optar por um freelancer.

Nesses casos, é melhor contratar uma agência de SEO.

Aqui ficam alguns exemplos dessas situações:

Quando as suas necessidades excedem as capacidades de um freelancer

Não se esqueça que SEO é um campo vasto. Uma pessoa só pode não conseguir fazer todas as tarefas de SEO de que precisa.

Por exemplo, se quiser executar uma campanha abrangente de SEO numa página, pode precisar (entre outros) de:

  • um estratega de conteúdo
  • um escritor de SEO
  • um editor

Claro que pode conseguir encontrar um freelancer de SEO que desempenhe os três papéis, mas, se a sua estratégia de conteúdo for alargada, pode precisar de pelo menos um estratega de conteúdo, um editor e um par de escritores de SEO.

Neste caso, é melhor optar por uma agência.

Avalie cuidadosamente as suas necessidades de SEO e determine se a quantidade de trabalho é passível de ser feita por uma pessoa ou se uma agência fará um melhor trabalho.

Quando precisa de diferentes serviços de SEO

Se precisa de diferentes serviços de SEO, é melhor optar por uma agência.

Isto porque as agências têm diferentes competências no seu capital humano, e todas as suas necessidades de SEO podem ser tratadas por uma única entidade.

Contribui para uma campanha de SEO ágil e coesa.

Dar tarefas diferentes a diferentes freelancers de SEO pode levar a uma campanha incoerente e, em algumas situações, o que um profissional faz pode conflituar com o que outro fez.

Quando a estabilidade importa

Uma agência tem todos os recursos (humanos e tecnológicos) necessários para executar projetos com rapidez. Por causa disto, tem garantia de qualidade de trabalho, porque têm implementados mecanismos de controlo de qualidade.

Outra vantagem de uma agência que muitos ignoram é que, se um freelancer ficar doente ou acontecer um azar, o seu projeto pode ficar suspenso por tempo indeterminado. Com um agência, contudo, é muito raro isto acontecer, porque podem facilmente encontrar um substituto.

Outros Locais onde pode contratar freelancers de SEO e SEM

Aqui vamos ver algumas opções de plataformas onde encontrar um freelancer de SEO e SEM. Alguns dos melhores sítios (mas há outros) são:

1. Portais de emprego

Portais de emprego são um óptimo sítio para procurar profissionais de SEO. Os portais mais populares aprovam todos os freelancers nas suas bases de dados, o que lhe poupa imenso tempo e ajuda a eliminar pessoas pouco recomendáveis.

Alguns portais de emprego populares para freelancers de SEO:

  1. Indeed: Tem um conjunto grande de freelancers de SEO. Os filtros fazem com que seja mais fácil pesquisar entre os vários candidatos.
  2. Upwork: Possivelmente uma das plataformas de freelancers mais populares do planeta. Tem um processo de verificação rigoroso.
  3. ProBlogger: Uma das melhores plataformas se estiver especificamente à procura de escritores de SEO.
  4. AngelList: Muitas start-ups confiam na AngelList pela qualidade elevada do banco de profissionais. A melhor escolha se estiver especificamente à procura de freelancers técnicos de SEO.
  5. Fiverr: Um óptimo sítio para encontrar freelancers de SEO a preços acessíveis, mas pode ter de passar por muitos perfis até encontrar a pessoa certa.

E se quiser que os freelancers venham ter consigo? Para conseguir os melhores profissionais de SEO, precisa de saber como os atrair, e pode fazê-lo ao criar anúncios de emprego otimizados.

Algumas características de um anúncio de emprego otimizado para freelancers de SEO:

  • Descrição do trabalho com base em palavras-chave
  • Um cabeçalho incrível
  • Ter detalhe, mas ir directo ao assunto
  • Destaque para os benefícios de trabalhar com o seu negócio

Depois de ter feito o anúncio de emprego e de o ter publicado, vai certamente começar a receber uma enchente de respostas de freelancers de SEO interessados.

2. Redes sociais

As redes sociais têm agora um papel muito importante no processo de recrutamento, ao ajudar os negócios a descobrir os melhores profissionais. Se está à procura de alguns dos melhores freelancers de SEO, vai certamente encontrá-los em plataformas de redes sociais como:

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Reddit
  • Facebook

Certifique-se de que inclui uma hashtag relevante (como #SEOfreelancers) quando fizer uma publicação sobre o facto de precisar de um freelancer de SEO.

3. Pergunte ao Google

A maioria dos freelancers de SEO têm websites onde mostram o seu trabalho e, se seguirem os seus próprios princípios, os seus websites devem estar bem posicionados no Google para as suas palavras-chave (como freelancer de SEO e outras palavras-chave LSI).

Por isso, se está à procura de freelancers de SEO, uma pesquisa simples no Google pode ajudá-lo a descobrir profissionais a quem pode confiar as suas tarefas de SEO.

Se quiser um que esteja na sua zona, pode limitar-se a pesquisar no Google “freelancer SEO+a sua zona” para conseguir resultados para os melhores freelancers de SEO perto de si.

4. Consulte a sua rede de contactos

Se tiver uma extensa rede de contactos, é bem possível que alguém no seu círculo de conhecidos tenha recorrido a um freelancer de SEO que adorou. Considere pedir recomendações a outros líderes de indústria em quem confie.

Conclusão

Como muitas pessoas estão a virar as costas ao trabalho das 9 às 5 para começar a trabalhar como freelancers, terá bastante escolha no que diz respeito a escolher um freelancer de SEO para o seu negócio.

Contudo, há duas faces desta mesma moeda.

Na sua busca pelos melhores freelancers de SEO, pode cruzar-se com alguns maus freelancers que podem custar-lhe reputação, posicionamento e recursos.

É por isso que deve saber como contratar um especialista em SEO que o ajude a alcançar as suas metas de negócio.

Se o seu objetivo final é encontrar o freelancer ou agência de SEO e SEM mais eficaz, talvez tenhamos a solução perfeita para si. A Local SEO é composta por uma equipa de freelancers altamente qualificados e experientes que junta o melhor do mundo das agências e dos freelancers numa única solução. Contacte-nos para podermos partilhar consigo a melhor forma de o ajudar a fazer crescer o seu negócio.

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