Novembro 1, 2021

Como criar uma loja online em Portugal: Guia Completo

Quer criar uma loja online em POrtugal para vender produtos? Neste guia vai aprender todo o processo passo a passo.

Com o aumento do número de negócios existentes, cada vez mais os empreendedores desejam começar a vender online com o Shopify. Por que é que esta é uma plataforma de comércio online popular? É a plataforma ideal? Se sim, como criar uma loja online em Portugal com o Shopify?

Ao longo dos anos, ao trabalhar com muitos proprietários de lojas, várias foram as histórias ouvidas de quando começaram a configurar a sua loja no Shopify. É verdade que é muito mais fácil para as pessoas com pouca experiência começarem a criar uma loja Shopify.

No entanto, é muito mais do que isso. Todo o processo envolve muitos detalhes que podem sobrecarregá-lo. Mas, boas notícias - este guia do Shopify vai ajudá-lo a aprender como vender com o Shopify para que depois possa concentrar-se em dimensionar a sua loja.

Visão geral do Shopify

Se pesquisou sobre qual o melhor software de comércio online, provavelmente encontrou o Shopify. Já é de esperar porque é uma das plataformas mais populares com software de carrinho de compras.

O Shopify é uma plataforma hospedada, um software com tudo incluído desenvolvido para criar uma loja online. É basicamente um balcão único que oferece tudo o que precisa para vender online - incorpora hospedagem, faz a gestão de pedidos e tudo o que é necessário para que uma loja online esteja pronta para vender em algumas horas.

Atualmente, existem mais de 800.000 lojas Shopify ativas no mundo que geram mais de $ 100 biliões em vendas.

Porquê o Shopify para criar uma loja online em Portugal?

Por ser uma solução tudo-em-um, o Shopify é recomendado principalmente para aqueles que desejam concentrar-se mais na parte de vendas, ao invés dos aspectos técnicos da criação de uma loja online.

Além disso, o Shopify é uma das melhores opções para pequenas e novas empresas, pois oferece conveniência para quem está apenas a começar, especialmente se tem pouco ou nenhum conhecimento de codificação. Embora mesmo quem tenha experiência em codificação prefira usar o Shopify para minimizar o trabalho técnico e concentrar os seus esforços na venda e no marketing dos seus produtos.

Se está prestes a criar um site de POD ou dropshipping, há uma alternativa melhor para escolher. É apresentada a ShopBase, uma nova plataforma de comércio online especializada para empresas de dropshipping e impressão sob demanda, que foi lançada em junho e já atendeu a mais de 2.000 lojas de dropshipping por todo o mundo.

Quanto custa o Shopify?

Além de uma interface fácil de usar, o Shopify é muito popular devido ao baixo custo inicial que tem associado. Mas, quanto vai gastar para começar a vender no Shopify?

Os preços do Shopify variam entre US$ 9/mês a US$ 299/mês para planos regulares. O bom é que não existem contratos para assinar ou quaisquer outras taxas de transação, exceto para pagar num gateway de pagamento externo. Se se comprometer a pagar um plano antecipado de um ou dois anos, pode poupar 10% ou 20%, respetivamente.

Dependendo dos recursos de que precisa, pode escolher qual dos três planos vai ser o mais adequado para as suas necessidades. Se é uma pequena ou média empresa, sugere-se que comece com o plano básico. Isso vai permitir que entenda as suas necessidades à medida que avança.

O bom é que pode mudar o seu plano mais tarde. Se começar grande, mas perceber que é demais para o que necessita, vai estar apenas a desperdiçar dinheiro. Pode fazer um upgrade ou um downgrade do plano escolhido a qualquer momento, então não há pressa em obter o plano mais avançado.

O que é Shopify Lite e Shopify Plus?

Shopify Lite e Shopify Plus são diferentes tipos de soluções projetadas especificamente para diversas necessidades de negócios. Eis as suas diferenças:

• Shopify Lite é um plano de US$ 9/mês que permite que as empresas vendam no Facebook e conversem com os seus clientes no Messenger.

• Shopify Plus a partir de US$ 2.000/mês. Foi projetado para empresas que desejam uma plataforma totalmente escalável. Por ser uma solução cara a nível empresarial, é altamente personalizável, dependendo das suas necessidades. Além disso, vai ter uma equipa dedicada para ajudá-lo a criar uma loja online com um suporte prioritário de 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Guia passo-a-passo sobre como vender no Shopify

Agora que sabe que o Shopify é a plataforma de comércio online mais adequada para criar a sua loja online em Portugal, está pronto para agir.

Aqui estão as etapas básicas sobre como vender no Shopify e como obter uma loja de alta conversão a qualquer altura:

1. Configure a sua conta do Shopify

O Shopify foi criado para pessoas com pouca experiência técnica. É, de longe, uma das plataformas mais fáceis para adicionar produtos, criar descontos e processar pedidos - e tudo começa com a obtenção e configuração da sua conta do Shopify.

O primeiro passo para vender no Shopify é registar uma conta no Shopify.com. Inscreve-se numa questão de segundos. Para começar, começa com uma avaliação gratuita de 14 dias. Não é necessário um cartão de crédito para se inscrever com sucesso.

Isso vai permitir que teste e experimente a ferramenta antes de gastar algum dinheiro. A conta vai ser automaticamente cancelada no final da duração do teste; ativá-la requer um plano de compra.

O nome da loja é muito importante neste ponto. Vai receber uma mensagem de erro se o nome da loja já estiver a ser usado. O nome da loja do Shopify vai tornar-se no seu domínio principal, mas pode alterar o nome do domínio como desejar. Isso vai ser abordado na próxima etapa.

Depois de criar as credenciais da loja Shopify, vai ser questionado sobre se já está a vender ou não. Se já está a fazer negócios, também vai ser questionado sobre qual a sua receita atual.

As duas primeiras perguntas vão ser ramificadas em várias perguntas que precisa responder antes de continuar. Tem a opção de saltar esta parte, mas é melhor se responder com sinceridade para que o Shopify possa recomendar qual a melhor etapa a fazer em seguida. Se responder ou saltar a primeira etapa, já vai ser necessário adicionar o seu endereço comercial padrão.

Depois da loja ter sido criada, vai ver um painel de administração. Parabéns! Acabou de criar a sua primeira loja online Shopify em Portugal!

A página inicial vai solicitar que: adicione um produto, personalize um tema ou adicione um domínio. Como um iniciante, recomendamos que adicione o seu domínio primeiro. Vamos falar sobre isso na próxima etapa.

2. Insira um endereço de domínio

Um domínio é um URL que leva ao seu website, como beeketing.com. É o que os clientes vão escrever quando estiveram à procura da sua loja online. No Shopify, um domínio principal é fornecido como o nome de domínio que os visitantes veem na barra de endereço enquanto navegam no seu website.

Como configuração padrão, o seu domínio principal é escrito como examplestore.myshopify.com, mas pode comprar um domínio personalizado diferente ou conectar um domínio personalizado que já possui. Pode escolher o seu domínio raiz ou um subdomínio como o domínio principal da sua loja do Shopify, mas pode ter apenas um domínio principal.

Se optar por comprar um novo domínio, pode ir para Bluehost ou GoDaddy. Se tiver um nome de empresa exclusivo, pode escolhê-lo como o seu nome de domínio. Mas, às vezes, a disponibilidade do nome de domínio vai impedi-lo de fazer isso. Aqui estão algumas características de um nome de domínio perfeito:

• Curto e fácil de lembrar: Escolha um acrônimo ou uma palavra com menos de 10 caracteres para que as pessoas se possam lembrar rapidamente.

• Fácil de soletrar: evite usar sinais de pontuação como um hífen. Além disso, observe atentamente as letras repetidas.

• Palavras-chave relevantes: tenha em mente as palavras-chave relevantes que as pessoas vão usar quando pesquisarem online. Isso vai-lhes dar uma ideia sobre os seus produtos antes mesmo de entrarem no seu website. Além disso, também vai ter um impacto positivo na sua classificação de SEO mais tarde.

3. Selecione um tema Shopify

O tema do Shopify é o que os clientes vão ver ao visitar a sua loja. Assim, ao escolher um tema atraente e altamente funcional desempenha um papel crucial para garantir que está a transmitir uma loja profissional, envolvente e de alta qualidade.

No Shopify, tem flexibilidade para fazer o seguinte:

• Personalize o seu próprio tema: aqui está no controlo. O Shopify vai fornecer uma aparência básica, mas funcional, mas deve planear, criar e otimizar a sua loja Shopify do zero.

• Selecione um tema predefinido: o Shopify tem uma grande seleção de temas gratuitos e pagos via Shopify Themes.

Vai ser confrontado com um dilema entre poupar dinheiro com um tema grátis ou investir num design elegante com um premium. Embora ser económico não seja um pecado, um tema premium vai dar acesso a mais funções e recursos para que possa fazer com que a sua loja Shopify se destaque.

Deve também verificar a aparência do seu design tanto no desktop quanto no telemóvel. Alguns textos e imagens variam na forma como aparecem em dispositivos móveis. Deve certificar-se de ter uma loja Shopify totalmente responsiva para que os clientes tenham uma experiência de compra perfeita.

4. Adicione produtos

Agora que tem uma loja Shopify elegante e bonita, é hora de se concentrar no que realmente importa que é vender os seus produtos. Não pode ser uma loja online sem ter nada para vender.

Esta etapa é provavelmente a parte mais demorada, mas realmente requer toda a sua atenção. Os seus produtos vão ser o que vai gerar a sua receita. Sem uma seleção de produtos altamente selecionada, os seus potenciais clientes não vão ser convertidos.

No painel de administração do Shopify, basta clicar em Produtos para gerir o seu inventário. Tem as opções de:

• Adicionar um produto manualmente: Se tiver menos de cinco produtos, adicioná-los manualmente não vai ser um fardo. Vai precisar de preencher os detalhes do produto, como o nome do produto, descrição, tipo, etc. Também vai ter que carregar manualmente as imagens do produto.

• Importar produtos por arquivo CSV: se tiver um stock grande, fazer o upload em massa de produtos ao importar um arquivo CSV é a melhor alternativa perante os uploads manuais.

• Encontrar produtos para vender em Oberlo: se pretende tornar-se num negócio de dropshipping, nunca vai ter que se preocupar com o envio, embalagem ou manutenção do stock. Só precisa de se conectar ao Oberlo e isso vai ajudá-lo a encontrar e a adicionar produtos diretamente na sua loja Shopify.

5. Instale aplicativos para apoiar e expandir os seus negócios

O Shopify é muito flexível e fácil de personalizar. Com um grande número de aplicativos Shopify, pode estender a funcionalidade da sua loja online para que venda mais e cresça mais rápido. Um aplicativo vai ajudá-lo a aprimorar a sua loja Shopify e a abraçar novas tendências de tecnologia para que possa manter-se atualizado e sobreviver ao setor do comércio online.

Assim como os temas, aplicativos ou plug-ins vêm em duas formas: grátis ou pagos. Para lojas Shopify, tem acesso infinito a mais de 2600 aplicativos Shopify a partir de hoje. De marketing, vendas, gestão de stock, relatórios, análises - existem muitos aplicativos diferentes que pode usar para ajudar a sua loja online Shopify a ficar pronta para crescer.

6. Divulgue o seu negócio e otimize-o para conversão

O tempo voa, não é? Já está no final deste guia do Shopify. Viva! Agora está pronto para promover a sua loja Shopify e conseguir os seus primeiros clientes.

Esta última etapa sobre como vender no Shopify vai ser sobre técnicas de marketing e otimização. O marketing vai ajudá-lo a direcionar um fluxo constante de tráfego para o seu website, mas também precisa de se certificar de que continua a otimizar o seu website para aumentar a sua conversão.

Se não tem certezas sobre como fazer as pessoas começarem a falar sobre a sua loja e otimizá-la, aqui estão algumas práticas recomendadas que deve experimentar:

• Construa a sua lista de e-mail: Mesmo com a explosão das novas redes sociais, o marketing por e-mail ainda é um dos canais mais importantes para as lojas online. Coloque estrategicamente um formulário de inscrição de e-mail no seu website para atrair visitantes. Depois de capturados, pode transformá-los em clientes pagantes.

• Anuncie nas redes sociais: se leva a sério o crescimento da sua loja no Shopify, investir em anúncios pagos é inevitável. Duas das plataformas de redes sociais mais utilizadas por profissionais de marketing experientes são o Facebook e o TikTok.

• Melhore a página do seu produto: não é suficiente fazer com que as pessoas visitem o seu website; o seu objetivo final é levá-las a comprar. Certifique-se de otimizar a página do produto para que os seus visitantes sejam obrigados a converter o mais rápido possível.

Boost Sales permite que a sua loja Shopify crie automaticamente ofertas de upsell e cross-sell na sua página de produto. Técnicas de upsell e vendas cruzadas vão ajudá-lo a maximizar o valor médio do pedido ao recomendar produtos que os seus visitantes provavelmente vão comprar.

Está pronto para vender!

Existem muitas soluções de software de comércio online tudo-em-um por aí, mas o Shopify continua no topo. Desde a administração de stock, gestão de pedidos e qualquer coisa necessária para ajudá-lo a criar uma loja online poderosa, o Shopify cria isso em apenas algumas horas.

Sem a necessidade de ter habilidades de codificação, o Shopify já ajudou milhares de empreendedores estabelecidos a começaram a criar sua loja online do Shopify do zero em Portugal.

Este guia básico deve ser suficiente para ajudá-lo a começar, mas provavelmente vai ter mais perguntas ao configurá-lo sozinho. Não precisa de se preocupar, pois vai descobrir as coisas enquanto trabalha seriamente nisso e vai encontrar suporte aqui, com tutoriais, dicas e truques para impulsionar as suas vendas nas lojas Shopify.


O Shopify oferece 14 dias de teste para que possa testar a plataforma sem compromisso e sem custos. Se pretende abrir uma loja online, esta é sem duvida a melhor forma de testar as diferentes opções do Shopify.

Local SEO Portugal

Agência especializada em SEO e planeamento estratégico que ajuda negócios a aumentarem orgânicamente o seu tráfego e vendas através de SEO.
CONTACTE-NOS
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram