A criação de conteúdo, também denominada de “Marketing de Conteúdo”, é uma forma simples e eficaz de chegar ao público-alvo e desenvolver uma marca. Mas o que é a criação de conteúdo e como funciona? Uma pergunta tão simples como esta tem uma resposta bastante complexa.
Atualmente, as empresas enfrentam desafios significativos:
- Como chamar a atenção dos seus clientes?
- Como reter os seus clientes?
- Como diferenciar-se entre os seus concorrentes?
Uma pergunta ainda mais importante: Como atrair e reter consumidores? A resposta é simples: criando conteúdo.
Criar conteúdo é uma maneira eficaz de expor uma mensagem, divulgar uma marca e ganhar a confiança do consumidor. Tal permite que te destaques da tua competição, giras a tua marca e cries uma ligação entre o teu negócio e os teus clientes.
Neste artigo fornecemos-te várias soluções para começares na tua jornada de criação de conteúdo.
Ajuda com criação de Conteúdos?
A criação de conteúdos otimizados para SEO é uma das componentes fundamentais de um negócio online e um dos pilares da nossa estratégia como agência de SEO. Se precisa de ajuda no estudo, planeamento e criação de conteúdos para o seu negócio online, entre em contacto connosco ainda hoje para saber como podemos ajudar a melhorar o seu negócio online.

1. O que é a criação de conteúdo
A criação de conteúdo consiste no processo de carregamento de conteúdo para um site ou blog. Pode ser um texto, uma foto, um vídeo ou outro tipo de formato (podcast, por exemplo). O objetivo desta ação é promover a visibilidade da tua marca e gerar tráfego para o teu site. Tal envolve criar uma comunidade em torno da tua marca, disseminando a tua mensagem para melhorar a tua notoriedade. A criação de conteúdo é uma alternativa económica fácil de construir e eficaz para vendas.
O que é a criação de conteúdo: as vantagens
Primeiramente, deverás saber que a criação de conteúdo permite-te atingir vários objetivos:
- Nova visibilidade da tua marca
- Um relacionamento privilegiado com os teus clientes
- Uma nova maneira de vender e aumentar a tua faturação
- Gerar tráfego para o teu website
Aumenta a tua notoriedade e posiciona-te como um especialista.
Ao criar conteúdo, multiplicas as tuas chances de atingir o maior número de pessoas possível. É uma forma inovadora de interagir com os teus clientes. Ao criar conteúdo, geras taxas de conversão bastante mais altas que a média. É o melhor método para teres clientes satisfeitos e leais.
E, por fim, ao criar conteúdo, multiplicas as tuas chances de vender.
A criação de conteúdo é uma ferramenta obrigatória para aumentares o reconhecimento da tua marca e as tuas vendas.
Esta permite que construas um relacionamento especial com os teus clientes, fazendo com que eles sintam vontade de retornar para ti. Ao criar conteúdo, é possível ter mais experiência e mais conhecimento junto do teu público.
Ao criar conteúdo, poderás ser o teu próprio meio, e, portanto, comunicar com os teus clientes e influenciar a sua opinião. Acima de tudo, a criação de conteúdo traz-te facilidade em teres tráfego constante no teu website.
2. O que é a criação de conteúdo: tipos de conteúdo
A criação de conteúdo pode assumir um número infinito de formas. É essencial que definas um público-alvo e tenhas uma visão da estratégia que queres por em prática.
Os formatos mais populares são: textos, vídeos, fotos, infográficos, podcasts, white papers, etc.
No entanto, o principal é segmentar o tipo de conteúdo a criar.
Para tal, é necessário definir um objetivo claro, conhecer o público-alvo e qual o propósito da criação de conteúdo.
Uma vez especificados os objetivos, a criação pode começar. Nalguns casos, podemos chegar a criar conteúdo para diferentes tipos de audiência. Tal é denominado personalização de conteúdo.
Uma vez criado o conteúdo, é necessário distribuí-lo nos sites e redes sociais que correspondem aos perfis da tua audiência.
Lembra-te a criação de conteúdo não é um fim em si mesma mas uma ferramenta de aquisição de tráfego. Também deverás saber o que fazer com o tráfego gerado pela criação de conteúdo.

3. Como definir uma estratégia de conteúdo
Em 2022, o conteúdo é rei. As empresas têm de ser capazes de fazer chegar conteúdo aos seus clientes a qualquer hora de modo a que estes as possam acompanhar, independentemente da sua plataforma de eleição.
Uma estratégia de conteúdo consiste num plano de ação para tornar um website mais atrativo e mais visível.
Tal é baseado numa abordagem coerente de criação de conteúdo relevante, com auxílio de redes sociais e distribuição de conteúdo através de diferentes plataformas.
Os elementos-chave de uma estratégia de conteúdo são os seguintes:
Primeiro passo: Define a tua estratégia de conteúdo:
O primeiro passo consiste em analisar o teu website e determinar o que é mais provável de interessar os teus visitantes. Para o fazeres, é importante entender pelo que és conhecido, o que fazes com qualidade e a razão pela qual as pessoas o devem conhecer, bem como o que te distingue da tua competição.
Segundo passo: Identificar plataformas de distribuição de conteúdo
O segundo passo será identificar plataformas de distribuição de conteúdo (redes sociais e outros) bem como os utilizadores que pretendes alcançar.
Terceiro passo: criação de conteúdo
O terceiro passo consiste em criar conteúdo de forma contínua. Deves garantir que este conteúdo é relevante para os seus visitantes, que pode ser partilhado, etc. Deves também definir palavras-chave e um plano SEO.
Quarto passo: Distribuir o conteúdo
O quarto passo é criar um plano de distribuição. Deves tornar o teu conteúdo acessível a tantas pessoas quanto possível.
Várias empresas produzem conteúdo, mas esquecem-se de o distribuir. Aloca 20% à criação de conteúdo e 80% à sua distribuição!
Passo final: Análise de resultados
O último passo será recolher dados sobre os resultados do teu conteúdo. Deves avaliar o teu progresso e responder às seguintes perguntas:
- O que funciona melhor?
- O que não funciona tão bem?
- Atingiste os teus objetivos?
- Porquê? Até que ponto?
4. Redação de conteúdo de marketing: como ser eficaz
Existem diversas ferramentas para criar conteúdo. A prioridade será criar conteúdo envolvente que seja atrativo para visitantes.
O conteúdo de marketing é baseado no envolvimento gerado, como já mencionado. Tal significa que o visitante deve ser cativado pelo teu conteúdo e deverá querer partilhá-lo. Para tal, é importante criar conteúdo relevante para a tua oferta, produtos ou serviços. Por exemplo, se venderes bicicletas, podes recomendar circuitos de ciclismo. Se venderes câmaras, poderás exibir fotografias de paisagens ou dos teus produtos.
Se desejares focar no conteúdo do teu negócio, deves considerar partilhar informação relevante que aborde os tópicos seguintes:
- Quais os problemas que as pessoas enfrentam no teu setor?
- Que tipo de clientes estão interessados na tua oferta?
- Quais as perguntas que ouves com mais frequência e que respostas dás?
- Quais as vantagens dos teus produtos ou serviços?
- Quais as melhores práticas no teu setor?
- Como conseguem os teus produtos ou serviços melhorar o desempenho ou melhorar a vida?
- Como pode o teu produto ser utilizado de maneiras inesperadas?
Os assuntos são ilimitados! Ao utilizares estas estratégias, podes rapidamente criar conteúdo de qualidade.
Conclusão
Em jeito de conclusão, o conteúdo de qualidade é uma componente essencial da tua estratégia de conteúdo, pois permite aumentar a tua visibilidade e desenvolver a tua reputação. Depois de criares e partilhares ótimo conteúdo, poderás utilizar as outras componentes da tua estratégia de marketing para direcionares mais tráfego ao teu website. Por exemplo, o SEA pode ajudar a impulsionar o teu conteúdo SEO!