Novembro 17, 2021

Como ter mais clientes através de SEO

Como ter mais clientes é algo que qualquer dono de um negócio local ou empresa faz com regularidade.

“Como é que SEO ajuda o seu negócio?” Esta é uma pergunta comum, e compreensível, entre empresários. Afinal, é difícil distinguir factos de ficção no que diz respeito a SEO, e com tantos especialistas em marketing digital a afirmar que o seu negócio não sobrevive sem isso, perceber de forma clara os benefícios claros de SEO torna-se difícil.

Antes de mais, vamos esclarecer o que SEO é e não é. SEO não é uma varinha mágica para as empresas conseguirem ter os seus websites no topo do Google. Não há nenhum código para quebrar nem algoritmo para bater, mas ao investir tempo e esforço em melhores práticas de SEO, virtualmente qualquer negócio, de pintores locais de edifícios a escritórios de advogados, passando por empresas de e-commerce, consegue atrair mais clientes.

O que é SEO e como funciona?

Search engine optimization (SEO, ou otimização para motores de busca) é o processo de melhorar e aumentar tráfego online para o seu website ou página web a partir de motores de busca. Essencialmente, SEO tem por base perceber o que os seus clientes procuram e que conteúdo lhes interessa. Saber as respostas ou, pelo menos, trabalhar para as conseguir permite-lhe estar mais ligado aos seus consumidores, conseguir mais conversões e ter mais exposição de marca.

Se tem interesse em ter uma equipa especializada a trabalhar consigo para aumentar o numero de clientes no seu negócio, entre em contacto connosco e receba uma avaliação gratuita do seu negócio.

Descubra como ter mais clientes

10 maneiras para ter mais clientes através de SEO

Estas são maneiras comprovadas como SEO ajuda o seu negócio a atrair mais clientes e a reter os já existentes.

SEO torna o seu negócio mais visível

A principal razão pela qual qualquer negócio implementa uma estratégia de SEO é melhorar o seu posicionamento em pesquisas. Alguma vez ouviu a frase, “é bom estar no topo?” Bem, se considerar que os cinco primeiros resultados de pesquisas orgânicas conseguem 67% de todos os cliques, percebe que isto é verdade.

No que diz respeito a SEO, quer estar onde os seus clientes estão. Negócios que não têm em consideração as palavras e as frases-chave que os seus clientes pesquisam vão continuar a perdê-los para a concorrência, mesmo que ofereçam um serviço ou produto inferior.

Permite-lhe ficar a conhecer os seus clientes

Muito do que diz respeito a SEO centra-se em pesquisa. Os empresários já pensam nas necessidades dos seus clientes. Isto só o leva mais longe.

Por exemplo, provavelmente, o dono de uma mercearia ouve muitas vezes as mesmas perguntas, como “onde está o leite” ou “tem esta marca de refrigerante?”. Algum tempo depois, faz sentido pendurar um cartaz que responda a estas perguntas.

A pesquisa de palavras-chave segue o mesmo princípio. Isto permite-lhe pesquisar e analisar termos de pesquisa populares que os utilizadores usam nos motores de busca. Há muitas ferramentas para ajudar com isto, mas, ao antecipar as necessidades dos seus clientes potenciais, pode direcioná-los para o seu site com a melhor resposta ou o caminho mais claro para a conseguir.

E também lhes permite conhecê-lo melhor

Pode ter o melhor produto ou serviço no mercado, mas, se estiver escondido na página dois ou, pior… três, os utilizadores podem ter dificuldade em confiar em si. Credibilidade de marca e autoridade é uma grande vantagem no mercado, e os que conseguem estar no topo são os líderes.

Estas são as marcas onde os clientes potenciais vão procurar respostas. Por isso, quando o seu website aparece numa posição melhor nos resultados de pesquisa, isto cria credibilidade. A partir daqui, pode ganhar a confiança da sua clientela e aumentar a sua influência com conteúdo que se centra em palavras-chave.

SEO revela nova oportunidades

Algumas estratégias de otimização de pesquisa podem dar a sensação de só replicar o que os outros já fazem. Isto pode parecer obsoleto e contribuir para criar confusão. Mas com SEO, uma coisa a considerar é o que está em falta - que necessidades não estão a ser correspondidas?

Se o mesmo dono de uma mercearia estiver constantemente a ouvir falar de um novo artigo que é difícil de encontrar, faz sentido encomendá-lo. Isto faz com que passe a ser o único sítio onde se pode encontrar este deleite esquivo, e mesmo que só conte para uma pequena parte das vendas, essas seriam vendas que a loja mais à frente não teria.

Isto também se aplica aos seus esforços de SEO. Pesquisa de palavras-chave pode demonstrar novas tendências emergentes que os clientes procuram, dando-lhe informação privilegiada de como obter mais clientes para o seu negócio

SEO é rastreável e ajustável

Como mencionado acima, SEO dá-lhe muita informação sobre os seus clientes. Então e agora, o que vai fazer com isso?

Um dos maiores benefícios de SEO é perceber o que funciona e o que não funciona. Embora possa levar algum tempo para os motores de busca encontrarem um site, pode ajudar a determinar a rapidez com que o fazem.

Se uma nova página de destino com um texto persuasivo e um botão de CTA (Call to Action, Chamada a Ação) levou a um maior nível de conversões e viu o seu posicionamento melhorar, podem ser estratégias a repetir. Por outro lado, se implementou uma campanha de construção de links duvidosa no passado, vai registar pouco ou nenhum impacto. Felizmente, pode sempre mudar de ideias e conseguir equidade de links usando fontes mais fiáveis.

A relevância do local é igual a conveniência

Já deve ter ouvido falar muito de conteúdo relevante a nível local no mundo de SEO. Isto diz respeito ao desenvolvimento de conteúdo e utilização de táticas de SEO para responder a perguntas de consumidores locais e direcioná-los para o seu website quando procuram o que tem para oferecer.

De forma simples, se alguém pesquisar “melhores bolos em Barcelos”, quer que a sua loja de bolos apareça bem posicionada e mostre o que faz com que os seus doces sejam os melhores. Há várias práticas de SEO que podem ajudar, mas fazê-lo corretamente mostra aos consumidores o que querem, onde podem encontrá-lo, e é muito importante para aumentar rendimentos.

Faz com que os websites sejam melhores e mais fáceis de usar

Motores de busca como o Google estão constantemente a atualizar os seus algoritmos, tendo sempre em mente a experiência do utilizador ou, melhor, do cliente potencial. Querem apresentar o melhor website para responder às suas necessidades com a melhor UX (User Experience, ou Experiência de Utilizador). É por isso que é importante reanalisar e aperfeiçoar a sua abordagem.

Com mais pesquisas do que nunca a serem feitas em telemóveis, tablets e plataformas de pesquisa por voz, o seu site ainda é adequado a utilizadores com computadores de secretária? Grandes quantidades de texto, imagens fora do ecrã e arquitetura digital obsoleta contribuem para uma experiência pouco agradável e um posicionamento mais baixo.

Pense assim, se o seu site tiver um aspeto datado, for difícil de navegar e parecer estagnado, como é que espera conseguir entreter o seu cliente potencial?

Um investimento em SEO é para benefícios a longo prazo

Lembra-se de termos dito que SEO não é uma varinha mágica? Continua a não ser. Embora existam alternativas pagas de pesquisa, como anúncios, os seus resultados costumam ser fugazes. Investir em SEO, contudo, é um processo lento, porque demora algum tempo a pôr em prática medidas de SEO, a construir equidade de links e a permitir aos motores de busca avaliar a sua autoridade.

Apesar de todas as situações serem diferentes e de dever estar atento a pessoas que prometem resultados da noite para o dia, pode demorar até um ano a conseguir alcançar progressos visíveis ao nível de SEO. Alguns dos fatores envolvidos em conseguir melhorias em SEO são a sua concorrência, a dimensão do mercado, o aspeto do seu site e as suas capacidades de criação de links.

Por isso, mantenha a esperança e paciência e garanta que tem uma equipa de qualidade a gerir o seu SEO. A nossa equipa de especialistas em SEO estão prontos para o ajudar a alcançar os seus objetivos e a obter mais clientes de forma eficiente.

SEO concilia todo o seu plano de marketing

SEO é uma ótima forma de chamar a atenção para a sua marca e deve ser a força motora por trás dos seus esforços de marketing. Todas as suas campanhas, quer usem e-mail, redes sociais, e-commerce, ou meios mais tradicionais como imprensa em papel devem basear-se em e apoiar-se umas às outras.

Isto garante que o seu negócio tem uma voz de marca unificada, mas isto também contribui para criar autoridade. Quando os seus posts de redes sociais estão integrados com o seu blogue e páginas de destino, os seus objetivos estão alinhados, os seus seguidores e envolvimento aumentam, e o posicionamento para crescimento orgânico melhora.

SEO é económico e tem um Retorno Sobre Investimento alto

É verdade que muitas empresas fazem um grande investimento em SEO, mas isso é porque o valor de um posicionamento na primeira página é incrível. Basicamente, consegue muito dinheiro quando comparado com outros tipos de marketing e pesquisas pagas.

Quando bem feito, SEO tem vantagens financeiras tremendas. Posicionamento na primeira página é ideal, por isso precisa de menos anúncios. Conteúdo convincente que tem em mente o seu utilizador vende muito por si só, por isso precisa de menos vendedores. E, finalmente, a autoridade criada pela construção de links dá credibilidade de mercado à sua marca.

Conclusões finais sobre como ter mais clientes com SEO

Dedicar recursos a SEO é um empreendimento complexo para muitos negócios, e implica, sem dúvida, tempo e competências. Alguns podem estar hesitantes, preferindo formas mais imediatas de aumentar tráfego online e rendimentos. Mas isto costuma ser uma visão redutora.

No fim de contas, SEO vale a pena porque pode ter a certeza de que os seus concorrentes levam SEO a sério. As empresas na primeira página estão a trabalhar para ter sites mais rápidos, com uma experiência melhor e mais interessante para os seus consumidores.

Não há nada que impeça o seu negócio de fazer o mesmo. SEO é a forma como empresas novas e inovadoras nivelam o mercado, e provam ao consumidor que merecem a sua preferência e um posicionamento de topo em pesquisas.

Se pretende crescer o seu negócio e ter uma equipa especializada a apoiar o seu crescimento, fale connosco sem compromisso e saiba como podemos ajudar a crescer o seu negócio e a obter mais clientes.

Local SEO Portugal

Agência especializada em SEO e planeamento estratégico que ajuda negócios a aumentarem orgânicamente o seu tráfego e vendas através de SEO.
CONTACTE-NOS
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram