Quer saber como otimizar o SEO do seu site? Veio ao sitio certo! Sabia que cerca de 64% do tráfego orgânico provém da pesquisa? Apenas cerca de 10% provém dos meios de comunicação social. Para construir com sucesso uma estratégia de marketing digital, é necessário dominar os motores de busca.
Este guia SEO para principiantes irá apresentar-lhe o conceito de otimização de motores de busca e explicar-lhe como otimizar o seu website para aumentar o tráfego.
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Vejamos 10 dicas essenciais de SEO para principiantes que pode utilizar para melhorar o seu website neste momento.
1. Faça pesquisa de palavras-chave e utilize termos relevantes
As palavras-chave desempenham um papel importante em SEO. Uma palavra-chave indica o tópico principal do seu artigo e é o que torna possível às pessoas encontrarem o seu artigo uma vez que façam uma pesquisa online para um tópico de interesse.
Uma palavra-chave é essencialmente o que as pessoas irão digitar quando pesquisarem algo. É por isso que deve certificar-se de que a sua palavra-chave se alinha com a intenção de pesquisa do seu público-alvo. Pode ser uma palavra-chave curta como 'marketing digital' ou uma palavra-chave longa como "como criar uma boa campanha de publicidade digital".
As palavras-chave mais curtas têm normalmente um volume de pesquisa mais elevado. Isto significa que podem ser mais difíceis de classificar. As palavras-chave de long-tail têm um volume de pesquisa mais baixo, mas em comparação, são muito específicas. A vantagem é que se pode visar exatamente o público interessado nisso. É melhor optar por uma mistura de ambas - long-tail e short-tail - palavras-chave.
Além disso, é ideal considerar o volume de pesquisa e a dificuldade de classificação da palavra-chave pretendida ao ser utilizada. O volume de pesquisa indica a frequência com que as pessoas pesquisam esta palavra-chave específica. Um volume de pesquisa maior significa que as pessoas estão mais interessadas neste tópico. A dificuldade de classificação, por outro lado, indica quão difícil será a classificação nos resultados dos motores de busca.
As palavras-chave são vitais, mas não são o único componente para otimizar um website. É necessário concentrar-se em outros aspetos importantes para aumentar o tráfego.
Vamos analisar mais aprofundadamente algumas formas estratégicas de otimizar o seu website.
2. Coloque palavras-chave em toda a sua página
Cada página ou post no blog tem diferentes palavras-chave relevantes. Para este artigo, a palavra-chave é 'SEO para Principiantes'. Este é provavelmente o termo que pesquisou e acabou aqui!
O ideal seria que as palavras-chave escolhidas estivessem no:
- Título do post
- O URL
- O primeiro e último parágrafo do post
- No texto organicamente ao longo de todo o post
- As etiquetas das imagens utilizadas
Desde que não perturbem o fluxo do artigo, coloque-os lá dentro! Cuidado com o ’Keyword Stuffing’, que discutimos mais adiante neste post.
3. Incluir SEO em Permalinks
Uma ligação permanente é o URL que se vê quando se acede a uma página web. Os permalinks dizem muito sobre a estrutura geral do seu website, não devem ser muito longos e, ao mesmo tempo, descrevem claramente do que se trata a página web. Para o leitor e também para o bot que rasteja o seu website.
Como mencionado anteriormente, os motores de busca rastejam todas as páginas do seu sítio para compreenderem completamente o tópico do seu sítio e indexá-las corretamente. Use palavras claras e significativas no seu URL. Por exemplo, se tiver uma livraria online, estruture as suas páginas com os links permanentes para mostrar às pessoas o que estão a aceder e para ajudar a contextualizar a informação global. Torna a hierarquia clara para os motores de busca e ajuda a otimizar o seu SEO.
Isto pode parecer-se com isto:
www.livrosportugal.pt - é o seu website
www.livrosportugal.pt/livros-autoajuda - pode ser uma página onde as pessoas podem encontrar todos os livros na categoria de autoajuda
www.livrosportugal.pt/livros-autoajuda/Nome-do-Livro - é a página onde encontrarão informações sobre um livro específico nesta categoria
Como o nome sugere, um permalink é permanente, o que torna importante determinar os corretos para as suas páginas. Não é encorajada a utilização de datas específicas ou informações que possam mudar.
Porquê? Idealmente, irá continuar a atualizar a sua página ao longo do tempo. Ter uma página que esteja em linha há bastante tempo joga a favor de uma melhor SEO. Idealmente, não quer criar páginas que irá sempre apagar. As páginas mais antigas não se classificam, apenas porque foram publicadas há mais tempo. Elas classificam-se porque, com o tempo, conseguiram indicar autoridade através do tráfego gerado, construção de ligações, e muito mais. Ser capaz de atualizar as suas páginas com informação fresca e relevante é fundamental e isso significa criar uma estrutura URL intemporal.
Digamos que escreva um artigo sobre " Top 5 dicas de marketing para 2020". Este é um ótimo tópico! Mas no seu permalink, deixe o 2020 de fora. Ao fazê-lo, pode atualizar o artigo e mais tarde escrever sobre as “Top 5 dicas de marketing para 2021”.
A mesma regra aplica-se a páginas para feriados específicos, como a Black Friday. Acontece anualmente e vai querer reutilizar esta página para os próximos anos.
4. Hiperligar o seu conteúdo existente
Se o post que está a escrever atualmente está relacionado com outro post que já escreveu, ligue-o! É uma boa prática fazer uma hiperligação do seu conteúdo a outros posts e páginas do seu website. Isto contribuirá para uma melhor experiência do utilizador, ajudando o leitor a descobrir mais conteúdos relacionados e a navegar para outras páginas do seu sítio, bem como ajudando os bots na indexação e contextualização das suas páginas web.
5. Escreva conteúdos de alta qualidade. Sem keyword stuffing!
É claro que deve escrever conteúdos que envolvam os leitores. Certifique-se de que cobre o seu tópico na íntegra e não deixe de fora informações que possam ser importantes. É essencial que dê ao seu público uma visão geral do tópico desejado e que responda às suas necessidades.
Mais palavras não equivalem necessariamente a qualidade superior, mas como indica que o tópico foi abordado em profundidade, pode ajudar. Existe uma correlação entre a contagem de palavras e a classificação, assim como a profundidade do artigo e a classificação.
Além de cobrir o seu tópico na íntegra, escrever de uma forma clara, mas elegante e conversadora funciona maravilhosamente. Não coloque a sua palavra-chave em todo o seu artigo na esperança de ter uma elevada densidade de palavras-chave. Tentar enganar o sistema colocando o maior número possível de palavras-chave em todo o lado, não funcionará e muitos serão realmente penalizados por isso.
Os motores de busca são altamente inteligentes e conseguem reconhecer o keyword stuffing.
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6. Otimize as suas imagens
De uma perspetiva de legibilidade, as imagens são muito importantes. Elas ajudam a visualizar o seu conteúdo e ajudam a torná-lo mais compreensível para os leitores. Mas também são importantes para SEO, uma vez que ajudam o seu website a ser rastreado. Uma imagem não pode ser rastreada, mas o que pode ser rastreado e indexado é a imagem ALT-text, por outras palavras, a descrição da imagem.
Utilizando a sua palavra-chave como o texto ALT da imagem, certificar-se-á de que o Google a indexará para essa palavra-chave específica.
Já alguma vez reparou nas imagens que aparecem no topo dos resultados da sua pesquisa? São também uma ótima forma de conduzir as pessoas ao seu website, e consequentemente indicam que o seu website e as suas imagens são relevantes para o tópico de pesquisa. A compressão das suas imagens é também um fator importante. A velocidade do website é crucial para SEO e o tamanho e formato da imagem pode desempenhar um grande papel nesse sentido. Por isso, certifique-se de que otimiza corretamente as suas imagens. Pode fazê-lo facilmente, utilizando ferramentas de compressão de imagem.
7. Velocidade da página
A velocidade da sua página é incrivelmente importante para a classificação de websites e tem sido usada como fator de classificação pelo Google desde 2018. As pessoas passam literalmente segundos na sua página inicial antes de escolherem se a querem explorar mais ou saltar fora.
Um website de carregamento rápido assegura uma experiência ideal para o utilizador. Se a sua página demorar demasiado tempo a carregar, isso terá consequências graves devido à falta de tempo que as pessoas estão dispostas a esperar agora, resultando numa taxa de salto mais elevada. Embora a taxa de salto não seja um fator que influencia diretamente a sua classificação, está diretamente ligada à velocidade da sua página.
8. Não se esqueça da sua versão móvel!
Como as pessoas utilizam cada vez mais os seus telemóveis para aceder à Internet, é uma necessidade de otimizar o seu website para dispositivos inteligentes. Caso contrário, acabará por ter uma elevada taxa de salto, porque sejamos honestos, ninguém quer ficar num website que não esteja formatado corretamente para o seu telefone. Uma formatação incorreta pode ter falhas irritantes, tais como botões que não funcionam ou ter de se deslocar para o lado só para ver a página por completo.
Uma experiência positiva do utilizador faz com que as pessoas queiram ficar e explorar o seu website, o que mais uma vez indica que a sua página é relevante para a palavra-chave que escolheu. De facto, a formatação móvel é tão importante que a Google anunciou que em breve começará com a indexação móvel-primeiro de websites.
9. SEO técnico
Falámos sobre a criação de uma boa estrutura de website na secção 3, que já pode ser considerada como parte do SEO técnico.
Mas o SEO técnico vai além das ligações permanentes e da escolha das palavras-chave corretas. Trata-se da criação de um design reativo para o seu website. Este tópico é muito específico e técnico, por isso vai além do que um guia de SEO para principiantes descreveria. No entanto, é importante apontar aqui.
Trabalhe com um especialista técnico em SEO, bem como com a sua equipa para compreender como a estrutura e o design ideal do website devem procurar o seu público alvo.
10. Atualize as suas páginas e o seu conteúdo
Desejará fazer regularmente uma auditoria de SEO para atualizar o seu conteúdo. Especialmente porque as informações e tendências estão a mudar rapidamente e não quer ser penalizado nas classificações de pesquisa por causa de informações desatualizadas.
Percorra páginas e sites mais antigos, avalie o conteúdo e verifique se está tudo otimizado corretamente. Se o seu conteúdo já não tiver qualquer propósito, não otimizado como requerido, é mais provável que prejudique a sua classificação.