Descubra como como melhorar o seo de um site de forma eficiente. Siga estas sugestões de como melhorar a otimização para motores de pesquisa (SEO) e veja o seu website a subir de classificação até ao topo dos resultados do motor de busca.
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1. Publique Conteúdo Relevante e Autoritário
Conteúdo autoritário e da alta qualidade é o motivo número uma das classificações dos motores de pesquisa, sendo que não há substituto para grandes conteúdos – isto é especialmente verdade no marketing de SEO. Conteúdos de qualidade destinados especificamente para um certo tipo de usuários aumenta o tráfego do site, o que melhora a sua autoridade e relevância. Afine as suas habilidades de escrita na web e apresente-se como uma autoridade sobre o tópico pelo qual está a escrever.
Palavras-chave
Identifique e aponte uma frase-chave específica para cada página com conteúdo autoritário no seu website. Pense na maneira como o leitor irá procurar por essa página em específico com termos de pesquisa tais como:
- mestrados online em gestão de engenharia
- o que é engenharia biomédica?
- título IX de recursos educativos
- fotografar as auroras polares
- como candidatar-se a uma bolsa de estudo?
- qual é a diferença entre engenharia e tecnologias de engenharia?
Múltiplas Frases-chave
É muito difícil para uma página web de atingir uma boa classificação no motor de pesquisa com múltiplas frases-chave – a não ser que essas frases sejam muito semelhantes umas às outras. Uma única página pode ser classificada tanto por “empregos de engenharia biomédica” como por “carreira em engenharia biomédica”. Classificar-se com “assuntos de estudantes” e “diretor de estudantes” ou “discriminação de género” e “procedimentos de denúncia de violência” com uma só página é muito pouco provável.
Se quer que o seu website se classifique com múltiplas frases-chave, terá que criar uma página web separada para cada frase-chave que deseja ter.
Colocar Palavras-chave
Assim que cada frase-chave estiver escolhida para cada página, considere estas questões:
- Posso usar parte ou totalidade da frase-chave no URL da página (usando palavras-chave em pastas)?
- Posso usar parte ou totalidade da frase-chave no título da página?
- Posso usar parte ou totalidade da frase-chave nos cabeçalhos e subtítulos da página?
Responder sim a todas estas questões pode melhorar a sua classificação no motor de pesquisa. Mas tem que ser natural e de fácil utilização. Por exemplo, não queira que a palavra “engenharia” apareça mais de três vezes no URL ou que a frase Aurora Polar se repita tanto no título da página como também em todos os cabeçalhos. Legibilidade e usabilidade ainda triunfam sobre a otimização do motor de pesquisa.
Conteúdo
Para além do URL, título e cabeçalhos da página, o conteúdo é mais influenciável nas classificações do motor de pesquisa. Repita as suas frases-chave diversas vezes ao longo da página – uma ou duas vezes nos parágrafos de abertura e encerramento, e duas a quatro mais vezes ao longo do resto do conteúdo. Seja autoritário. Coloque links a fontes relevantes e a informações adicionais – tanto dentro da sua organização como para outros websites que sejam úteis.
Não se esqueça de utilizar o negrito, itálico, etiquetas de título (especialmente a H1), e outras etiquetas de ênfase para destacar estas frases-chave – mas não exagere. Ainda quer que o seu estilo linguístico e de escrita seja lido naturalmente. Nunca sacrifique boa escrita pelo SEO. As melhores páginas são escritas para o usuário, não para o motor de pesquisa.
2. Atualize o seu Conteúdo Regularmente
Provavelmente já notou que temos fortes opiniões sobre vários conteúdos. Os motores de pesquisa também. Conteúdo que é atualizado regularmente é visto como um dos melhores indicadores de relevância para um site, portanto certifique-se que está sempre atualizado. Deve auditar o seu conteúdo com um horário definido (semestral, por exemplo) e fazer atualizações conforme necessário.
Blogging
Escrever conteúdos adicionais, rico em frases-chave, no seu blogue de notícias departamentais pode também aumentar a sua classificação nos motores de busca. Publicações no blogue podem ser atualizações curtas acerca dos tópicos específicos almejados. Coloque hiperligações em páginas web CMS relacionadas e publicações em blogues que ajudem o leitor a entender melhor e a obter informação adicional sobre o tópico em questão.
3. Metadados
Ao projetar o seu website, cada página contém um espaço entre a <head> tag para inserir metadados ou informação sobre o conteúdo da sua página. Se tem um site CMS originalmente produzido pela equipa UMC da web então eles terão pré-preenchido estes dados para si. No entanto, é importante que revise e atualize os metadados visto que o seu site muda ao longo do tempo.
Metadados do Título
Metadados do título são responsáveis pelos títulos das páginas que aparecem no topo da janela do browser e nas manchetes nos resultados dos motores de busca. É o metadado mais importante na sua página.
Para aqueles com um website CMS, a equipa da web terá desenvolvido um sistema automático para criar um meta título para cada página web baseando-se no título da página. Isto aumenta a importância de se usar títulos de página bem pensados ricos em frases-chave.
Metadados da descrição
Os metadados da descrição é a descrição textual que o browser poderá usar no retorno de pesquisa da sua página. Pense nisso como a montra do seu site – uma descrição breve e apelativa do que está lá dentro, com o objetivo de encorajar as pessoas a entrar. Uma boa descrição meta tem, tipicamente, duas frases inteiras. Os motores de pesquisa até podem não usar sempre a descrição meta, mas é importante terem esta opção.
Metadados das Palavras-chave
Os metadados das palavras-chave são raramente, se alguma vez, usados para tabular as classificações dos motores de pesquisa. No entanto, já deveria saber quais são as suas frases-chave, pelo que não faz mal nenhum adicioná-los aos metadados das palavras-chave. Quererá incluir uma grande variedade de frases. De maneira geral, tente manter 3 a 7 frases por cada frase com 1 a 4 palavras. Um bom exemplo disto é “licenciatura em ciências informáticas.”
4. Tenha um site digno de ser linkado
Uma página web que é rica em conteúdo, autoritária, imparcial, e que ajuda os seus visitantes a aprenderem mais sobre o que lhes interessa fará com que seja mais suscetível de atrair ligações a partir de outros websites, o que melhora a otimização de motores de pesquisa.
Melhore a sua autoridade e credibilidade ao adicionar ligações relevantes dentro do texto. Em vez de ter ligações de “clique aqui”, tente escrever o nome do destino. “Clique aqui” não tem valor nos motores de busca para além do URL anexado, enquanto que “Empresa Especializada em SEO em Portugal” é rico em palavras-chave e irá melhorar a classificação no motor de busca como também na classificação da página a que está a fazer a ligação. Utilize sempre ligações descritivas ao colocar palavras-chave – não só melhora a otimização dos motores de pesquisa como também adiciona valor aos seus leitores, incluindo aqueles com deficiências ou que estão a utilizar leitores de tela.
5. Utilize etiquetas alt
Descreva sempre os seus vídeos e imagens usando etiquetas alt, ou descrição de texto alternativas. Estes permitem que os motores de busca localizem a sua página, o que é essencial – especialmente para aqueles que usam browsers só com texto ou que usam leitores de tela.
Como Melhorar o SEO de um Site Profissionalmente
Esperamos que as dicas de como contrataro um consultor de marketing digital em Portugal mencionadas neste artigo o ajudem a melhorar o seu site e a sua estratégia de marketing digital. Caso pretenda ajuda profissional para o Marketing Digital da sua empresa, entre em contacto connosco para uma auditoria gratuita.
