Novembro 23, 2021

Como Fazer SEO Local: 10 Dicas de SEO

SEO Local é essencial para as empresas que operam a um nível regional, ao contrário do nacional. Enquanto as estratégias de SEO nacionais se focam mais nas classificações das pesquisas do país inteiro, o SEO local tem como objetivo final aparecer nas páginas de resultados dos motores de pesquisa numa localização mais específica. Esta estratégia baseia-se na comercialização da marca, nos produtos, e nos serviços aos clientes e líderes locais.

Otimizar o seu SEO local significa mais tráfego, leads e conversões no website visto a estratégia ser mais relevante para os clientes locais. Pense nesta estratégia focalizada como uma forma de o ajudar a competir mais eficazmente contra as marcas nacionais maiores que têm recursos quase ilimitados para gastarem. Ao focar-se especificamente nos afazeres do SEO local, pode neutralizar as vantagens das marcas maiores que, rotineiramente, otimizam palavras-chaves mais abrangentes e dependem do reconhecimento da marca, em vez das propostas de valor, para atrair mais fluxo.

Além disso, 35% do tráfego total de pesquisas é local, de acordo com uma estimativa num estudo do ReviewTracker. Sem um planeamento de SEO local, a sua empresa poderá estar a perder uma quantidade significativa de fluxo.

Como fazer SEO Local?

Aqui estão as 10 melhores maneiras de fazer o seu SEO local de forma eficiente.

1. Criar uma Conta Google My Business

Otimizar a sua listagem do Google (isto é, o seu Perfil de Negócios) é talvez a maneira mais eficaz de ficar melhor classificado no Google Maps como também de ganhar visibilidade nos resultados locais de Pesquisa no Google. No entanto, de modo a ter acesso ao seu Perfil Empresarial para fazer estas otimizações, é preciso que a Conta Google My Business fique associada ao seu perfil. Uma vez fornecidas todas as informações solicitadas no painel de controlo da sua conta Google My Business, toda essa informação será adicionada ao Perfil de Negócios, que aparecerá nos resultados locais de Pesquisa do Google, no Painel de Conhecimentos de Pesquisa do Google, e no Google Maps.

Para otimizar o seu Perfil de Negócios no Google, certifique-se que:

  • Cria uma conta Google My Business e confirma ser o proprietário da empresa
  • Fornece informações corretas e atualizadas
  • Inclui um logotipo, horário de funcionamento, métodos de pagamento adequados, o produto ou serviço que vende, e bastantes imagens
  • Encoraja os seus clientes a avaliar o negócio online
  • Responde às avaliações dos clientes com sinceridade
  • Faz publicações (anunciando produtos, eventos e ofertas especiais) no seu Perfil de Negócios usando o painel do Google My Business.

2. Receber Regularmente Avaliações de Clientes

Fazer os seus clientes escreverem avaliações elogiosas sobre o negócio não só otimiza a presença do seu Google My Business como também encoraja mais clientes locais a fazerem negócio com a sua empresa local. Um Inquérito de Análise do Consumidor Local revelou que 85% dos clientes acreditam que as avaliações online são tão importantes quanto as recomendações pessoais.

Aqui estão algumas dicas sobre como encorajar clientes a deixarem avaliações:

  • Peça pessoalmente por uma avaliação após a conclusão de uma venda
  • Envie um e-mail pós-compra ou um texto a pedir ao cliente para fazer uma avaliação (mas apenas depois de verificar através de um questionário interno que não é um cliente insatisfeito)
  • Responda às avaliações existentes de maneira profissional, agradecendo os avaliadores e analisando as reclamações de avaliações não muito boas

Nota: O Google deixa, sem problema algum, pedir revisões aos seus clientes enquanto que o Yelp o desencoraja ativamente.

3. Otimize para Pesquisa de Voz

A pesquisa por voz irá crescer exponencialmente nos próximos anos. Desta forma, com o SEO local, é crucial que se otimize a maneira como as pessoas fazem perguntas quando falam para os dispositivos, em vez de como digitam nas pesquisas.

Essencialmente, os seus clientes irão usar palavras-chave mais extensas quando fizerem pesquisas por voz comparado com as da pesquisa normal. Por causa disto, também terá que ajustar o SEO do seu conteúdo para se adaptar ao tom mais conversacional de alguém a falar. Por exemplo, terá que ter em conta os tradicionais começos de perguntas (quem, o quê, quando, onde, porquê e como).

É também crucial considerar a intenção do usuário ao otimizar a voz, pois estas buscas são feitas, na maior parte das vezes, quando o usuário necessita de uma informação específica. Se estão a cozinhar e perguntam à Alexa para converter a medida de uma colher para a de uma chávena, estarão à esperar de uma resposta rápida e útil. Se um potencial cliente usar a pesquisa de voz para perguntar qual é o horário de funcionamento, esta informação tem que ficar disponível imediatamente.

4. Criar Conteúdo Baseado em Notícias ou Eventos Locais

Não há nada como criar conteúdo que transmite ou relata diretamente um assunto local para atrair a atenção dos seus clientes.

Algumas estratégias incluem:

  • Escrever publicações no blogue que fornecem notícias, atividades ou eventos locais
  • Criar vídeos sobre instituições de caridade ou causas locais que o seu negócio apoia
  • Criar páginas web específicas de localização no seu site com conteúdo local de alta qualidade para as diferentes zonas de uma região

Digamos que tem uma empresa imobiliária local. Pode criar páginas diferentes, uma para cada localização, onde pode apresentar conteúdo hiper-local sobre notícias de eventos ou mudanças no mercado imobiliário local. Esta estratégia poderia também ajudá-lo a ser classificado por cada localização específica.

Se a sua empresa é sediada em Braga, poderia criar uma página a falar do serviço de venda de imóveis de luxo em Braga ou de aluguer de casas na freguesia de Maximinos

5. Otimizar o Website para Telemóvel ( Mobile)

Um estudo da Stone Temple , que analisou as tendências de telemóvel vs. computador , descobriu que a mudança para o telemóvel está a acontecer mais rapidamente do que se esperava. O número de pessoas que procuram por websites através dos telemóveis cresceram de 57% em 2020 para 63% em 2021, e as visitas no geral ao website através do computador diminuíram de 43% para apenas 37% em 2020.

Isto confirma que é preciso otimizar o website para telemóvel para se ser um participante do SEO local (e para ter um bom SEO na verdade).

Aqui estão algumas dicas para se atingir isto:

  • Assegurar que se entra no website rapidamente (não demorar mais que três segundos)
  • Usar fontes grandes que sejam fáceis de se ler
  • Usar poucas imagens e cópias, deixando transparecer apenas a informação necessária (não há espaços a preencher num ecrã de telemóvel!)
  • Assegurar uma interface intuitivo para uma ótima experiência do usuário.

 6. Aperfeiçoar as Palavras-chave Locais

As palavras-chave devem ser relevantes para os clientes locais. Faz sentido, certo?

No Planeamento das Palavras-chave do Google pode-se filtrar palavras-chave nas buscas com base na localização de forma a ter uma ideia das palavras pesquisadas  com maior popularidade numa determinada região. Isto permite-lhe criar uma lista de palavras-chave localmente relevantes a visar. Assim que as tiver, deverá utilizar as mesmas no conteúdo meta, cópias e URLs do artigo ou página.

Também deve incluir, no seu conteúdo, menções a pontos de acesso e de referência específicos da região. Por exemplo, se um restaurante local servir o jantar na baixa de Lisboa, deve incluir referências como “jantar junto ao Cais de Sodré” ou “a alguns passos de distância do Cais do Sodré” no seu site.

7. Use Páginas de Localização ou uma Página “Sobre Nós”

As Páginas de Localização são essenciais se tem o seu negócio em mais de uma localização numa determinada área. Estas páginas precisam de, no mínimo, fornecer estas informações:

  • O horário de funcionamento
  • Nome, morada e número de telefone
  • Descrições individuais
  • Testemunhos
  • Promoções
  • Disponibilidade para estacionamento
  • Um Google Maps em cada página de localização

Tenha cuidado quando tem localizações múltiplas, porque precisa de criar conteúdo exclusivo para cada página.

Se estiver em apenas um único local, criar uma página “Sobre Nós” que se foca em informação local e relevante é essencial. Por exemplo, se é dono de uma florista, a sua página “Sobre Nós” é o lugar perfeito para mencionar o envolvimento da loja em fornecer flores para desfiles na vila ou cidade.

8. Tire Proveito dos Diretórios de Empresas Online

Diretórios de empresas online são website como o Yelp, Foursquare, MapQuest e Paginas Amarelas, para citar alguns. Existem muitos mais.

Inserir o nome da empresa, a morada e o número de telefone nestes diretórios ajuda na visibilidade, mas também impulsiona o seu SEO local.

A listagem da sua empresa deve incluir os seguintes fundamentos:

  • Um nome, morada e número telefónico corretos da empresa consistentes em todos os diretórios
  • Um backlink para o seu website
  • Uma descrição minuciosa do seu negócio

9. Focar em “Link Signals” (Ter Backlinks de Alta Qualidade)

De acordo com um estudo do Moz sobre os Fatores para a Classificação de Buscas Locais, os link signals são os primeiros - e os segundos - fatores mais importantes nos resultados do Pacote Local (ou snack pack) e nos resultados orgânicos localizados, respetivamente.  Os link signals são backlinks que direcionam para o site.

É vital obter-se links para impulsionar o seu SEO local, mas a qualidade é importante.

Aqui estão algumas dicas para se ter backlinks de alta qualidade:

  • Criar conteúdo de alta qualidade no site para que outros queiram partilhar o seu conteúdo
  • Ter um guest  post, em sites com boa reputação, com uma autoridade de alto domínio
  • Comunique com os influenciadores locais pelas redes sociais ou por e-mail para adicionarem um backlink seu.

10. Criar uma Página Web Dedicada a Cada Produto/Serviço que Oferece

Mesmo que seja tentador colocar todos os produtos e serviços juntos numa só página, evite fazê-lo. Em vez disso, dedique uma só página para cada produto ou serviço que fornecer.

O seu SEO local não será tão poderoso se colocar tudo numa só página porque os motores de pesquisa poderão não ver a sua marca como uma autoridade numa região específica. Isto diminui as possibilidades de classificação nas pesquisas locais.

Se tem um negócio sem produtos ou serviços diferentes, mas está em diversas localizações, simplesmente utilize uma cópia baseada na localização para cada página. Por exemplo, “marketing dentário” mudará para “Marketing dentário em Nova Iorque” ou “marketing dentário de Buffalo”. Evite que o conteúdo de cada página seja um “copy paste” em que mude apenas o nome do local. Em tempos essa técnica funcionava mas, com a evolução da inteligencia Artificial dos motores de busca do Google é necessário criar conteúdo único.

SEO Local: Mais Importante que Nunca

O SEO muda muito rapidamente. Nunca se sabe quando o Google irá introduzir novas funcionalidades nas Página de Resultados dos mecanismos de pesquisa locais, mas pode-se ter a certeza da chegada destas mudanças. Por isso é que é fundamental ficar atualizado relativamente ao SEO local. Ao implementar estes 10 itens práticos, estará a assegurar que a sua empresa não só tira proveito das buscas locais lucrativas como também terá uma base sólida para quando as novas características de SEO forem introduzidas. E se não tem capacidade para fazer estes ajustamentos, terá que entrar em contato com o SEO Portugal local para o ajudar a melhorar a classificação local e a aumentar a base de clientes e o aumento das vendas.

Local SEO Portugal

Agência especializada em SEO e planeamento estratégico que ajuda negócios a aumentarem orgânicamente o seu tráfego e vendas através de SEO.
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