Novembro 1, 2021

Como criar um site de vendas online em Portugal

Descubra como criar um site de vendas online em Portugal de uma forma simples e eficaz.

A nossa ferramenta de eleição é o Shopify.

Como é que funciona? Aprende a utilizar Shopify (Passo-a-Passo) e a criar um site de vendas online.

Shopify funciona através de uma subscrição de um serviço de software que lhe oferece a criação de um website e a utilização da sua solução de carrinho de compras para vender, enviar, e gerir os seus produtos. Usando o seu serviço, obtém acesso a um painel de administração fácil de usar onde pode adicionar produtos, processar encomendas, e introduzir dados da loja.

Por uma subscrição mensal de $29/mês, pode construir uma loja online totalmente funcional que pode utilizar para vender bens digitais ou físicos. Shopify também oferece um teste limitado gratuito.

Se quiser criar um site de vendas online usando Shopify, veio ao sítio certo.

Neste guia, mostrar-lhe-emos como utilizar Shopify para que possa lançar a sua loja online o mais rapidamente possível.

Pronto? Vamos começar…

O que é Shopify (E o Que Não É?)

Uma vez que estamos a receber muitas perguntas do mesmo tipo nos comentários, queremos tirar um momento para esclarecer o que é e que faz exatamente o Shopify e o que não é e o que não faz..

Basicamente, Shopify é uma solução de software que lhe permite construir uma loja online de forma rápida e fácil. Tem todas as funcionalidades necessárias para desenhar uma loja, exibir produtos online, rastrear o inventário, aceitar pagamentos, calcular o envio, bem como as taxas de impostos, e muito mais. Este serviço é o que você, como utilizador, paga e recebe.

No entanto, é aí que pára. Além disso, Shopify não oferece qualquer ajuda com os aspetos físicos do comércio eletrónico. Não fornecem produtos para vender, armazenam mercadoria, ou enviam os seus produtos (embora o ajudem na impressão de etiquetas de envio). Tudo isto depende de cada proprietário de loja (ou seja, você).

Se você mesmo faz estas coisas ou as subcontrata a uma empresa de produção é outra questão. No entanto, certifique-se de que compreende que Shopify não oferece este tipo de tarefas como parte do seu serviço.

Estando tudo esclarecido, vamos continuar com o nosso tutorial sobre como usar o Shopify.

Como montar a sua própria loja online com a ajuda da Shopify

Inscrever-se com Shopify e iniciar a sua loja não podia ser mais fácil e há até uma oferta de um teste gratuito de 14 dias para iniciar o funcionamento da sua loja. Permite-lhe testar o Shopify, sem precisar sequer de introduzir as informações do seu cartão de crédito. Tudo o que precisa é um endereço de e-mail. Só terá de escolher um plano quando decidir tornar pública a sua loja online.

1. Inscreva-se com Shopify

Visite o site Shopify. Use o formulário de inscrição para criar uma conta.

Introduza os detalhes necessários e clique no botão 'Iniciar teste gratuito'.

O nome da sua loja deve ser único e original ou o Shopify irá solicitar que escolha outro.

Após este ecrã inicial, ser-lhe-ão pedidos mais alguns detalhes, incluindo o seu nome, morada, país, e número de contacto.

Ser-lhe-á também perguntado se tem produtos e, em caso afirmativo, o que pretende vender. Se estiver apenas a experimentar Shopify para ver se funciona para si, pode seleccionar 'Estou apenas a brincar' na secção 'Tem produtos?', e 'Não tenho a certeza' na secção 'O que vai vender?

Quando completo, clique “Terminei”.

2. Comece a montar a sua loja online

Depois de se inscrever, será direcionado diretamente para o ecrã de administração da sua loja. Agora está pronto para começar a personalizar a sua loja, carregar produtos, e estabelecer pagamentos e expedição.

3. Escolha um “Tema” ou um “Layout”

Shopify tem a sua própria loja oficial de temas. Todos estes temas têm a garantia de ter o apoio total dos designers para que saiba que a sua loja está em boas mãos.

Há temas gratuitos e pagos. Todos eles vêm com uma lista abrangente de modificações que pode fazer sem ter de tocar numa linha de código. No entanto, os temas premium oferecem normalmente mais opções de modificação e um design mais elegante.

Se decidir optar por um tema premium, o custo será entre $100 e $180. No entanto, são um bom investimento, especialmente porque há muitos temas destinados a certas indústrias ou produtos. Assim, obtém-se um olhar adequado instantaneamente a um preço razoável.

No entanto, também se pode conseguir um site de excelente aspeto com um tema livre. Iremos delinear passos detalhados para isso na próxima secção.

Se quiser fazer alterações por inteiro a um tema, há muito poucas limitações sobre o que pode ser alcançado através do acesso ao HTML e CSS. Não se preocupe se não tiver qualquer experiência de codificação. Shopify tem uma equipa internacional de agências de design a que chamam 'Shopify Experts', que pode contratar para personalizar totalmente o seu site.

Para encontrar um tema adequado às suas necessidades, recomendamos o seguinte:

3.1 Navegue pela Loja de Temas

Entre em Shopify e visite a Loja Temática Shopify em themes.shopify.com. Encontrará mais de 70 variações de temas para escolher, incluindo uma boa seleção de temas gratuitos.

Poderá também encontrar temas Shopify noutros mercados, como TemplateMonster. Basta escolher, categoria, características para escolher o seu tema.

Pode filtrar por temas pagos ou gratuitos, indústria, e características. Pode também ordenar os temas por preço, popularidade e mais recentes.

3.2 Verifique a Funcionalidade e as Revisões

Depois de encontrar um tema que lhe agrade, clique na imagem de amostra do tema. Ser-lhe-ão dadas mais informações sobre o tema, tais como se o tema é reativo/preparado para móvel, entre outras características.

Desça para ler algumas críticas sobre o que outros retalhistas eletrónicos que utilizam o tema pensam sobre ele.

3.3 Pré-visualize o Tema

Para ver o tema em acção, clique em Ver Demonstração.

Se o tema vier numa variedade de estilos, também pode ver demonstrações dos diferentes estilos clicando nelas.

3.4 Obtenha o Tema

Depois de encontrar um tema que lhe agrade, clique no botão verde "Adicionar tema".

Shopify iniciará a instalação e uma vez terminado, será redirecionado para o seu gestor Shopify "Temas".

Em "Biblioteca de Temas" pode personalizar o seu tema ou escolher "Publicar" sob o botão pendente de "Ações" para substituir o tema atual que tem.

Não se preocupe se não estiver 100% seguro de que é o tema certo para si. Pode sempre mudar de ideias mais tarde.

O seu gestor de temas mostra os temas publicados (aquele que instalou ou ativou mais recentemente) e os temas não publicados abaixo (temas previamente instalados).

4. Edite as Configurações Shopify

A maioria dos temas do Shopify permite-lhe fazer alterações simples que podem alterar em massa a aparência da sua loja, por isso pode ficar descansado sabendo que não vai acabar com um website que se parece com um clone de milhares de outras lojas.

No seu ecrã de administração, selecione 'Temas' a partir do menu de navegação à esquerda. Nesta página verá o seu tema ao vivo numa caixa no topo, no canto superior direito dessa caixa haverá dois botões. O primeiro é "Ações", o que lhe dá algumas alterações básicas de configuração. Um deles permite-lhe fazer um duplicado do tema. Recomendamos vivamente que o faça no caso de fazer algumas alterações que não lhe agradam, pode apagar o duplicado e recomeçar.

O segundo botão diz "Personalizar". Se clicar nele, será levado para uma página que controla todas as funcionalidades básicas da sua loja. Este é um óptimo momento para ter um jogo completo com as configurações e testar todas as funcionalidades para que possa descobrir do que o seu site é capaz.

As características mais comuns incluirão:

- Upload de logótipos

- Upload de slides para um trailer de uma página inicial

- Acrescentar a funcionalidade dos artigos relacionados às páginas de produtos

- Escolher quantos itens aparecem em cada linha das páginas da coleção

- Esquemas de cor

- Escolher o tipo de letra.

Alguns temas também lhe permitirão reposicionar elementos em páginas tais como mostrar imagens de produtos à esquerda, à direita, ou no centro da página. Também pode escolher se pretende exibir botões sociais como/de ping/pin/+1.

5. Adicione os seus Produtos à Loja

Navegando na barra da esquerda selecione 'Produtos'. Verá então um botão verde 'Adicionar um produto' no meio da página. Utilize o seguinte ecrã para adicionar tantos detalhes quanto forem necessários sobre os seus produtos. Especialmente aqueles que irão ajudar com SEO, tais como nome, descrição e URL. Inclua o máximo de detalhes possível para ajudar a informar os clientes sobre os seus artigos.

Este é o ecrã onde se carregam as imagens dos produtos. Assim que as imagens forem carregadas, pode reorganizá-las, por isso não se preocupe em carregá-las em qualquer encomenda em particular.

As imagens dos produtos podem fazer uma venda, por isso certifique-se de que mostra os seus produtos no seu melhor e destaque quaisquer características especiais ou únicas com fotografias de grande plano. Para manter a sua loja com aspeto organizado, sugerimos que mantenha todas as imagens nas mesmas dimensões. A menos que planeie fazer com que as suas páginas de coleção pareçam um quadro de interesse.

Uma vez tudo preenchido, lembre-se sempre de clicar no botão 'Guardar produto' nos cantos superiores e inferior direito.

Configure as Coleções (Grupos de Produtos)

Uma coleção é qualquer grupo de produtos que tenham algumas características em comum que os clientes possam procurar ao visitar a sua loja. Por exemplo, os seus clientes podem estar a fazer as suas compras:

  • Roupas especificamente para homens, mulheres, ou crianças
  • Artigos de certo tipo, tais como candeeiros, almofadas ou tapetes
  • Mercadoria com desconto
  • Artigos em certos tamanhos ou cores
  • Produtos sazonais, tais como cartões e decorações de férias.

Os produtos podem aparecer em qualquer número de coleções. Normalmente, as suas coleções seriam exibidas na sua página inicial e na barra de navegação. Isto ajuda os clientes a encontrar o que procuram sem ter de clicar em todo o seu catálogo.

Coleções Manuais e Automáticas

Quando adiciona uma nova colecção, pode seleccionar como os produtos devem ser adicionados a ela. Estas são as duas opções:

  • Manualmente - Adiciona e remove produtos de uma coleção manual e individualmente.
  • Automaticamente - Pode estabelecer condições de seleção para incluir automaticamente produtos que satisfaçam determinados critérios.

6. Escolha Gateways de Pagamento

Um gateway de pagamento (Definições -> Pagamentos) permite-lhe receber o pagamento dos seus clientes através do seu website. O preço e a taxa de comissão são importantes, mas também é importante ver as características que oferecem. Nem todos os gateways de pagamento são criados de forma igual.

Tem de ver o seguinte ao escolher o gateway de pagamento certo para si.

  1. Taxas de Transacção

Quando fizer um pagamento, alguns gateways manterão uma pequena percentagem ou uma taxa fixa (ou por vezes ambas) para lhe permitir utilizar o seu serviço. Compare estes com base no que são as suas vendas previstas.

  • Tipos de Cartão

É necessário saber que tipos de cartões são aceites pelo Gateway de Pagamento escolhido. Todos aceitam VISA e Mastercard, enquanto a maioria aceita American Express. O Paypal está também a tornar-se mais popular para pagamentos online.

  • Checkout no exterior

Alguns gateways aceitarão o pagamento nos seus próprios servidores através da sua própria forma. Isto significa que o cliente é retirado da sua caixa e paga no formulário fornecido pelo seu gateway de pagamento. São então redireccionados para a sua página de confirmação quando o cliente paga com sucesso. Isto permite-lhe ter um pouco mais de controlo sobre o processo de checkout.

Pode contornar as limitações da Shopify - eles não lhe permitem personalizar o checkout a não ser com CSS.

As taxas de transacção de gateway de pagamento são adicionadas às taxas de transacção da própria Shopify. As lojas baseadas nos EUA e no Reino Unido podem utilizar Shopify Payments. Dependendo do seu plano Shopify, pode poupar nestes custos extra. Dependendo do seu plano, receberá estas taxas altamente atractivas.

  • Básico 2,4% + 20p
  • Profissional 2,1% + 20p
  • Ilimitada 1,8% + 20p

Dependendo do número de transações que fizer todos os meses, poderá valer a pena actualizar para tirar partido destas poupanças.

7. Coloque a sua loja online

Antes de o seu site poder entrar em funcionamento, precisa de acrescentar mais alguns detalhes sobre a sua empresa e sobre como planeia fazer entregas e pagar impostos.

Geral

Certifique-se de que todas as suas informações comerciais são preenchidas na área inferior esquerda das definições. Certifique-se de que utiliza a funcionalidade Google Analytics. Esta pode revelar-se uma fonte inestimável para localizar os visitantes da sua loja.

Impostos

  1. Ir para a página Produtos do seu painel de administração.
  2. Clique sobre o nome de um determinado produto.
  3. Desça até à secção chamada "Variantes".
  4. Certifique-se de que as caixas de verificação ao lado de "Charge taxes" e "Requires shipping" estão assinaladas se precisar de as incluir nos seus produtos.
  5. Algumas lojas não precisarão de cobrar impostos ou de enviar produtos como mercadorias digitais. Por outro lado, uma loja de T-shirts provavelmente precisará de cobrar ambos.
  6. Se estiver a planear enviar o seu produto aos clientes, certifique-se de introduzir o peso do produto no campo apropriado.

Envio

Se os seus preços de envio forem demasiado baixos, ou se não oferecer opções suficientes, poderá perder algumas vendas. Shopify apenas calculará uma taxa de envio para os seus clientes com base nas regras que definir na página de Envio do administrador. Para ter a certeza de que não perderá nenhuma venda:

  1. Do administrador da sua loja, vá para a página Definições > Expedição.
  2. Na seção "Taxas de transporte", veja se definiu uma taxa de transporte baseada no peso e ajuste-a de acordo com as especificações do seu produto.

Teste o seu Sistema de Encomendas

Para testar o seu sistema, pode simular uma transação usando o Portal de Truques da Shopify.

Usando o Bogus Gateway:

  1. 2Na sua loja Admin, clique em Definições, depois em Pagamentos para ir para as suas definições de Pagamentos
  2. 3 Se tiver uma porta de cartão de crédito ativada, desative-a antes de continuar. (Clique em Editar, depois Desativar, depois confirmar a sua desativação)4.
  3. Na secção Aceitar cartões de crédito, clique em Selecionar uma Porta de Cartão de Crédito para abrir o menu pendente.
  4. Desça a lista para Outro, depois clique em (para testar) Bogus Gateway.
  5. Clique em Activate (ou Reactivate, se já utilizou o Bogus Gateway antes).
  6. Vá à sua montra e faça uma encomenda como um cliente faria. No checkout, introduza os seguintes detalhes de cartão de crédito em vez de números genuínos:

Teste de um verdadeiro gateway de pagamento com uma transação genuína:

  1. Certifique-se de que criou o gateway de pagamento que pretende testar.
  2. Faça uma compra na sua loja como um cliente faria, e complete o checkout usando detalhes de cartão de crédito genuíno.
  3. Cancele imediatamente a encomenda, para se reembolsar e evitar o pagamento de taxas de transação.
  4. Entre na sua porta de pagamento para ter a certeza de que os fundos passaram.

Isto é gratuito?

Sim - apenas não se esqueça de cancelar e reembolsar a encomenda logo após a sua colocação.

Se o seu ciclo de faturação for atingido depois de ter colocado a encomenda teste mas antes de a cancelar, as taxas de transacção irão aparecer na sua fatura. Ainda pode cancelar após pagar a sua factura para Shopify, mas receberá um reembolso como um crédito de transação na sua conta. Pode utilizar créditos de transacção para pagar futuras taxas de transacção.

8. Adicione um nome de domínio

Para ter o seu site online, precisará de um nome de domínio. Tem duas opções.

Primeiro pode comprar um domínio na Shopify e este será acrescentado automaticamente à sua loja. Isto poupa-lhe tempo, especialmente se não tiver conhecimentos sobre o alojamento de um sítio web. Estes domínios custam tipicamente $9-$14 USD por ano. A sua segunda opção é comprar um domínio a um terceiro como o GoDaddy. Estes domínios começam a partir de $10,00 USD por ano. A desvantagem é que terá de redireccionar você mesmo os registos DNS, o que pode parecer assustador no início.

Aqui estão os passos para colocar a sua nova loja Shopify em directo num nome de domínio de terceiros.

  1. Adicionar o novo domínio em Shopify

No Shopify admin, na navegação da esquerda vá à Loja Online e depois Domains e adicione o seu nome de domínio usando o botão 'Connect existing domain' (Ligar domínio existente).

  • Actualizar registos DNS

Agora, inicie sessão na conta que tem com o seu fornecedor de domínio de terceiros. Encontre as suas definições DNS e siga estes passos:

  • Substitua o registo @ ou A principal com o seguinte endereço IP: 23.227.38.65 (que é o endereço IP da Shopify)
  • Adicionar ou substituir o www CNAME por storename.myshopify.com (ou seja, a sua loja Shopify link sem o HTTP, que pode ver na página de definições de domínios)
  • Remover qualquer palavra-passe da loja

Caso contrário, ninguém poderá aceder ao seu site, mesmo quando este estiver em directo.

  • Definir como principal, se relevante

Enquanto estiver na Loja Online > Domínios, pode escolher o seu domínio principal clicando em "Alterar domínio principal".

Certifique-se também de que verifica o "Redireccionar todo o tráfego para este domínio". Isto significa que o tráfego para todos os outros domínios será direccionado para o seu domínio principal. Isto é crucial para uma boa SEO.

  • Adicionar outros domínios

Pode repetir os passos 1 e 2 com outros nomes de domínio que possua. Todos os nomes de domínio serão redireccionados para o domínio 'Primário', que pode alterar em qualquer altura com a opção 'Alterar Domínio Primário'.

Note-se que o número de nomes de domínio que possui não tem qualquer influência sobre SEO.

Parabéns, a sua Loja Shopify está Pronta!

Se conseguiu - parabéns. Deverá agora ter uma loja online totalmente funcional.


O Shopify oferece 14 dias de teste para que possa testar a plataforma sem compromisso e sem custos. Se pretende abrir uma loja online, esta é sem duvida a melhor forma de testar as diferentes opções do Shopify.

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