Aplicar as boas práticas de SEO no seu site é uma parte fundamental para o sucesso do seu negócio. Certifique-se que a sua estratégia de otimização para motores de busca (SEO) está aprimorada para o sucesso em 2022 e mais além.
É como diz o ditado antigo: o trabalho profissional de SEO nunca está terminado.
...Ok, talvez tenha inventado este ditado, mas a mensagem é verdadeira. Com o algoritmo em constante mudança e com os rápidos avanços da tecnologia, otimizar o seu website para bons resultados em motories de pesquisa é (e deve ser) um processo contínuo.
As boas notícias? Estas boas práticas de SEO pode significar o seu sucesso durante meses ou talvez vários anos.
Estas táticas irão assegurar que tem uma estratégia de SEO de topo o que trará á sua marca um valor acrescido, enquanto demonstra que a sua empresa pode ser confiável.
Boas Práticas de SEO implementadas por profissionais
A nossa equipa é especializada em criação de estratégias de SEO e implementação das mesmas para empresas e negócios locais, se pretende crescer o seu negócio com o apoio de uma equipa especializada, entre em contacto connosco para uma avaliação gratuita do seu negócio Online.

SEO inclui otimização dentro (elementos na página web) e fora da página (por exemplo backlinks e redes sociais). Enquanto consegue controlar melhor o SEO da sua página, existem aspetos que consegue fazer para ambas as categorias por forma a dar mais exposição possível.
Vamos especificar:
Planeie auditorias de SEO com regularidade
Multiplos fatores têm de ser considerados para garantir que o seu website está otimizado para a página de resultados do motor de pesquisa (SERP). É por isso que é boa ideia conduzir uma auditoria de SEO pelo menos uma vez ao ano. Este processo dar-lhe-á uma visibilidade holística sobre o ponto onde o seu SEO se encontra.
Os passos para conduzir uma auditoria rigorosa são:
- Fazer uma auditoria técnica recorrendo a uma ferramenta de rastreio de sites
- Verificar que páginas estão indexadas nos motores de pesquisa
- Verificar a integração com dispositivos móveis
- Testar a velocidade do site
- Analisar o comportamento dos utilizadores no site
- Fazer pesquisa de palavras-chave
- Auditar a sua estratégia de conteúdos
- Analisar o seu perfil de links
- Rever os backlinks e as estratégias de links internos
Existem outros elementos do seu website que podem afetar o SEO. Coisas como a segurança do domínio (especialmente se existem logins ou se os utilizadores têm de inserir a sua informação nas páginas iniciais), keywords longas e ficheiros de média comprimidos, tudo isto é considerado para criar um SEO de topo.
Uma auditoria de conteúdos pode ajudar a identificar lacunas para dar espaço a novo conteúdo. Que aspetos do seu negócio não estão considerados? Quais os tópicos relacionados nos quais os seus concorrentes o estão a ultrapassar?
Por norma, estes tópicos são relacionados com os produtos ou serviços que o seu negócio oferece. Resuma-os e use uma ferramenta como o planeador de palavras chave da Google para determinar a popularidade e competitividade dessas palavras chave.

Criar (ou atualizar) a sua estratégia de conteúdos
Por falar em conteúdo: a melhor estratégia será uma que não esteja “gravada na pedra”. Isso porque quanto mais conteúdo criar, mais data pode reunir, mais tópicos pode cobrir e mais oportunidade terá de otimizar o seu website para motores de pesquisa.
A sua estratégia de conteúdo serve como uma visão geral dos objetivos do mesmo e ajuda-o a definir a forma como alcançará esses objetivos. É uma das mais formas mais efetivas práticas de SEO que pode adotar.
Quer seja a criação de um documento, uma apresentação ou á maneira antiga com papel e caneta, a sua estratégia de conteúdo deve incluir:
- Objetivos
- KPI´s
- Público alvo
- Táticas
- Processo criativo
- Projetos
A sua estratégia deverá também incluir a periodicidade das publicações de conteúdo. Também é sensato ter uma checklist da criação de conteúdo por forma a assegurar que cada publicação é consistente e otimizada antes de estar visível.
Conteúdo otimizado frequentemente inclui:
- Sub títulos
- Marcações
- Links internos e externos
- Descrições
- Frases e paragrafos fáceis de ler
- Imagens com texto alternativo
- Opte por marketing em formato
Existem múltiplas razões pelas quais marketing de vídeo tem de pertencer á sua estratégia em 2021. Cada vez mais é um meio altamente eficaz para publicar conteúdo. Para além disso ajuda a aumentar o tempo que o público passa na sua página. A Hubspot reporta que 88% das campanhas que utilizam marketing de vídeos têm um ROI positivo.
Uma vez definida a sua estratégia e postado o seu primeiro vídeo, não se esqueça de o otimizar. Pode otimizar os seus videos seguindo as seguintes práticas de SEO:
- Escolher uma imagem cativante
- Criar uma descrição e título profundo
- Otimizar a página onde o video está localizado
- Investir em anúncios pagos para efeitos de promoção
- Incluir comentários e legendas no vídeo
- Dar prioridade á indexação móvel
Os mestres na Google apresentaram a prioridade á indexação móvel na primavera de 2018. Antes disto, a Google dava prioridade ás versões para PC dos websites.
Depois, no verão de 2020 a Google anúnciou que iria tornar disponível a indexação móvel para todos os sites no seu motor de pesquisa até abril de 2021.
Portanto, o que significa isto para si? O seu website tem de ter uma aparência impecável nos dispositivos móveis para que esteja bem classificado. Isso significa formatação correta, páginas rápidas e margens bem definidas que possibilitem uma boa leitura e navegação.
Pode usar a ferramenta de testes da Google ou testar abrir o seu website num dispositivo móvel para perceber qual é o comportamento. Se o seu website não for bom num dispositivo móvel irá continuar a dar mais valor á versão para PC o que significa que o seu lugar no ranking SERP poderá não ser tão alto.
Verifique a velocidade do seu website
A velocidade é um fator vital das melhores práticas de SEO. Não só é um fator incluído no ranking da Google de 2021 – Core Web Vitals como também é verdade que um website que demore muito tempo a carregar pode ser um grave problema em termos de taxa de rejeição, de acordo com o Search Engine Journal.
Pode consultar a velocidade do seu site aqui.
Imagens e videos podem ter influência na velocidade de um site pois são por norma ficheiros de grandes dimensões. Mais e maiores ficheiros significam mais solicitações a nivel de HTTP, o que representa um tempo maior de carregamento.
Certifique-se que os ficheiros que utiliza não grandes de mais para as necessidades. Considere também utilizar a compressão, para que os seus ficheiros fiquem mais pequenos.
Permitir as caches do seu browser também ajudam, pois significa que a página não é carregada do início sempre que é visitada.
Não subestime os bons visuais
O visuais não só cativam os olhos do leitor – eles ajudam o conteúdo a ganhar vida. Os nosso especialistas recomendam o uso de pelo menos duas imagens por cada post, sejam fotografias ou gráficos.
Mas não se limite a colar duas imagens e achar que está concluído. As imagens que escolher devem fazer sentido para o tópico que está a relatar, e deverão estar em linha com a imagem da sua marca, mesmo que utilize imagens genéricas.
Neste momento certamente saberá o que se segue: otimização!
Após encontrar imagens de alta qualidade e comprimir as mesmas para um tamanho adequado, certifique-se que inclui texto que corresponda á imagem. É isto que aparecerá no caso de alguém ter as imagens indisponiveis no seu dispositivo, ou potencialmente se moverem o rato por cima da imagem. Dados também mostram que imagens com textos descritivos têm uma melor performance.
Monitorize as suas avaliações
O sentimento de uma marca é parte do que o algoritmo tem em consideração. Devido a isto, é importante estar atento ás avaliações ao longo do seu perfil Google My Business, página de Facebook e outros sites.
Avaliações negativas deverão ser resolvidas publicamente, se possivel, desde que os comentários sejam autênticos e não pareçam spam. Faça o que estiver ao seu alcance para tentar mudar a opinião destes clientes – poderá ser tão fácil como:
- Oferecer um reembolso
- Pô-los em contacto com um agente do serviço a clientes para resolver o problema
- Apelar aos seus sentimentos e fazê-los sentir ouvidos
- Pedir descupa pela falta de comunicação, desentendimento ou confusão (que poderá originar que a pessoa apague o comentário negativo)
Mas não responda apenas a avaliações negativas – As melhores práticas de SEO sugerem que o reconhecimento e agradecimento a alguém que faça uma avaliação positiva faz com que os clientes se sintam felizes e valorizados. E, como sabemos, a palavra boca a boca é uma das mais eficazes ferramentas de Marketing.
Mantenha os snippets destacados em mente
Snippets destacados são um recurso de SERP que por norma aparecem quando alguém faz uma pergunta num motor de pesquisa. O resultado normalmente inclui o que o algoritmo considera como a resposta mais relevante.
Snippets destacados são normalmente encontrados no espaço entre os anúncios de pesquisa pagos e os resultados posicionados, por vezes acompanhados por uma imagem ou vídeo. Em 2020, a Google fez alguns ajustes nos snippets destacados. Estes ajustes incluem o teste de múltiplos links contextuais (o que mais tarde foi assumido como não intencional) e, em alguns casos, levando os utilizadores diretamente para a informação sendo referenciados no snippet quando clicam no link (por vezes com o texto selecionado, em destaque)
Enquanto não há um truque específico para obter um snippet destacado, existem algumas formas de aprimorar o seu conteúdo:
- Colocar datas no conteúdo
- Evitar linguagem na primeira pessoa
- Responder a questionários de forma completa
- Seguir a formatação de snippets existentes
- Examine os seus dados estruturados
Dados estruturados, também denominados Schema Markup, é uma das forma para que os bots do motor de pesquisa que entram no seu site têm para compreender o contúdo do mesmo. Esta é uma parte importante de um SEO técnico saudável: quanto melhor os bots compreenderem o seu conteúdo, melhores são as hipoteses de ter uma boa posição no ranking dos resultados das pesquisas.
Schema é um tipo de vocabulário com etiquetas que se pode adicionar aos markups HTML nas páginas web e emails. Um dos grandes benefícios do Schema é o facto de melhorar os snippets que aparecem na parte de baixo do titulo da sua página, no SERP. Permite-lhe adicionar conteúdo valioso como a data de publicação, em vez de ter simplesmente a descrição.
Em Agosto de 2020, a Google anunciou que a sua ferramenta de testes iria suportar artigos de dados estruturados. De acordo com o Search Engine Land, isto pode ajudá-lo a perceber eventuais problemas com dados e potencialmente atrair mais tráfego para as suas páginas.
Dica profissional: Existe centenas de tipos de Schema. Aqueles mais inexperientes, poderão utilizar o assistente de Dados estruturados da Google.
Faça a gestão dos seus backlinks
Backlinks – Uma daquelas boas práticas de SEO que é tanto valiosa como elusiva. Enquanto não há um verdadeiro atalho para obter backlinks de qualidade, fazendo um pequeno esforço, é possível fazer com que eles impulsionem o seu SEO. O primeiro passo é medir os backlinks atuais do seu website e depois comparar os resultados com os dos seus concorrentes.
Websites que interliguem com os dos seus concorrentes têm mais probabilidasde de interligarem com os seus – se o seu conteúdo for otimizado, com alta qualidade e relevante (é igualmente importante interligar a sites relevantes e de destaque). Quando fizer a análise sobre noportunidades de backlinks, é chave dar prioridade á personalização, mostrar o valor que pode adicionar e focar-se em construir uma relação com um negócio ao invés de pedir um favor, do nada.
Algumas formas de encorajar os backlinks para o seu site incluem:
- Publicar estatísticas únicas, pesquisa ou achados
- Fazer posts como blogger convidado noutros websites
- Aproveitar influencers da indústria
- Falar com outros sites com diretrizes
Os backlinks são importantes, mas não é necessariamente uma questão de números. A qualidade vencerá sempre a quantidade e os backlinks são apenas um dos fatores de classificação que os motores de pesquisa consideram.
Dica profissional: Um estudo feito no Outono de 2020 identificou que conteúdo mais curto ganha mais backlinks, mantenha isso em mente quando construir a sua estratégia de backlinks.
Mantenha-se atento à pesquisa por voz
A atractividade de poder fazer uma pesquisa sem usar um ecrâ é compreênsivel – poderá obter respostas ou informações enquanto faz outras coisas como cozinhar ou conduzir.
O conceito não é novo, mas a técnologia das casas inteligentes levou esta tendência a outro nível. Mais de 4 biliões de dispositivos de pesquisa de voz foram utilizados em 2020 e os numeros duplicarão em 2024.
Optimizar o seu website para pesquisas de voz é “outro campeonato” – mas pode ser feito. Assegurando que o seu site carrega rapidamente, pode otimizar a pesquiza por voz por:
- Assegurar-se que o seu site responde em dispositivos móveis
- Incluir palavras chave que soem naturais
- Dar prioridade a snippets integrados
- Manter uma cópia concisa e digestível
- Ter um SEO forte (como uma página assertiva de Google My Business)
As vantagens
O objetivo do algoritmo é ajudar as pessoas a encontrar respostas e recursos. Ao implementar as mehores práticas de SEO descritas acima, o seu website não só ficará mais localizável como também lhe permitirá conectar-se com utilizadores e clientes que podem beneficiar do que tem para oferecer.
Quer esteja a afinar a sua estratégia atual ou a começar do zero, agora é uma ótima altura para reavaliar os seus objetivos e práticas e implementar um plano de SEO impecável.
Esperamos que as dicas de como contrataro um consultor de marketing digital em Portugal mencionadas neste artigo o ajudem a melhorar o seu site e a sua estratégia de marketing digital. Caso pretenda ajuda profissional para o Marketing Digital da sua empresa, entre em contacto connosco para uma auditoria gratuita.