Agosto 16, 2022

O que são artigos SEO? 4 Dicas de escrita eficiente

O que são artigos de SEO, em oposição a outros tipos de conteúdo escrito? Embora haja cruzamento com outros tipos de artigos, os artigos SEO são escritos principalmente para ganhar maior visibilidade no Google para o seu negócio para obter palavras-chave importantes. Há certas regras a adotar ao escrever conteúdo SEO que podem ajudar a aumentar as suas hipóteses de uma melhor classificação. Contudo, muitos dos conselhos sobre a escrita de artigos de SEO é como ler uma receita de feitiços de Macbeth. Há uma tendência para complicar demasiado as coisas, e muitos dos conselhos são contraditórios ou não provados.

Precisa de ajuda com os seus artigos de SEO?

Escrever artigos otimizados para SEO é algo que a nossa equipa faz diariamente para vários dos nossos clientes. Se pretende ter uma equipa de consultores de SEO especializados a criar conteúdo para o seu negócio que se posicionam nos primeiros lugares dos motores de busca, teremos todo o gosto em ajuda-lo.

A nossa sugestão é seguir estas quatro dicas e não nos preocuparmos demasiado. O Google é bastante inteligente, por isso o melhor a fazer é concentrar-se em tornar o seu conteúdo tão relevante quanto possível para o seu mercado-alvo.

Artigos SEO

1) Pesquisar as palavras-chave certas

Ao escrever um artigo de SEO, o lugar para começar é com alguma pesquisa decente de palavras-chave. Descubra que frases e consultas de pesquisa as pessoas estão a utilizar no Google e tome nota do número de vezes que este é utilizado mensalmente. Isto permite-lhe saber o quão competitiva é uma palavra-chave. As palavras-chave com centenas ou milhares de pesquisas mensais são extremamente competitivas. Vai ser confrontado com um duro desafio ao colocar o seu conteúdo na página um para estes termos. Palavras-chave mais longas ou mais específicas (long tail), por outro lado, têm normalmente menos pesquisas e são menos competitivas. São também suscetíveis de serem mais específicas para o seu negócio e, portanto, de atrair um público leitor mais relevante. Faça uma lista variada de palavras-chave relevantes que pretende utilizar para os artigos, com buscas mensais entre 10 e 50 acessos. Este é um bom local para começar.

2) Use as suas palavras-chave corretamente

Pode preocupar-se demasiado com a colocação de palavras-chave em artigos de SEO. Algumas pessoas dizem que é preciso usar a palavra-chave exatamente, X número de vezes. Outros dizem que deve constituir 2% a 3% da contagem total de palavras do seu artigo.

Não há provas que sugiram que isto faça realmente a diferença. O que é importante é que a sua palavra-chave figure no título do seu artigo, depois em algum momento do primeiro e último parágrafo, mas mesmo isto não é uma regra difícil e rápida. Em alguns artigos pode usar a palavra-chave meia dúzia de vezes, e em outro apenas duas vezes. Seja orgânico e não force o assunto.

Ainda mais importante é que o conteúdo do seu artigo SEO seja relevante para a palavra-chave que escolheu. Se vai usar a palavra-chave ideias de plantação de primavera para solo arenoso, então certifique-se de que o seu artigo é realmente sobre isto. Não escreva conteúdos gerais e tente introduzir furtivamente uma palavra-chave, pois isto não vai funcionar. Mesmo que consiga enganar o Google, o que é improvável, é muito pouco provável que consiga atrair um leitor relevante.

Além disso, certifique-se de que as suas palavras-chave são lidas organicamente. Muitos termos de pesquisa não são adequados para replicação direta em frases. É bom misturá-lo um pouco para que seja razoável. Lembre-se, não são os robots de pesquisa do Google que acabarão por manter o seu negócio a funcionar; são os clientes que atrairá para o seu conteúdo, por isso mantenha a facilidade de utilização no topo das suas considerações ao escrever.

3) Escreva algo de valor

Esta é, de longe, a mais importante das nossas quatro dicas. A Internet está tão cheia de lixo que é preciso escrever algo de valor real para que se destaque no Google.

A Internet é principalmente um meio de comunicação de informação. Quando fez a sua pesquisa de palavras-chave, terá reparado que muitas das suas palavras-chave longas são perguntas - implícitas ou explícitas. Estas são as consultas reais que os seus clientes alvo digitam no Google quando procuram informações. Eles procurarão um serviço local ou informações sobre um problema.

Os seus artigos dão-lhe a oportunidade de responder a estas perguntas de uma forma que facilita a vida do seu cliente. É o especialista na sua própria área de negócio, por isso use este conhecimento para criar algum conteúdo valioso.

Os artigos "Como fazer" são um ótimo local para começar, pois fornecem informações úteis e são fáceis de ler num curto espaço de tempo. Pegando numa das suas palavras-chave, procure uma forma de a transformar num tópico interessante e relevante.

Por exemplo, a palavra-chave marketing online para dentistas poderia ser usada como tema para qualquer um dos seguintes artigos:

  1. Top 10 Dicas de Marketing Online para Dentistas
  2. O seu Guia Supremo de Marketing Online para Dentistas
  3. 3 maneiras de marketing online para falhas de dentistas (e como pode obter melhores resultados)

Conhecer a abordagem a adotar, o nível de detalhe a utilizar e os assuntos certos a adotar dependerá dos clientes que está a tentar atrair. Isto envolverá algum conhecimento do seu mercado alvo e do tipo de pessoa que estará a ler os seus blogs. Tente falar com as suas necessidades diretas e dê-lhes a informação que procuram. Por exemplo, o conteúdo escrito para um engenheiro será diferente do escrito para um gestor de compras. Você deve também considerar onde se encontra no processo de decisão de compra o seu leitor alvo. Não se antecipe, esperando que cada leitor esteja imediatamente pronto para entregar o seu dinheiro.

Também aqui, as palavras-chave darão uma pista. Informações puramente informativas que procuram palavras-chave sugerem um leitor que está mais abaixo no funil de vendas do que um leitor que procura ativamente serviços ou produtos.

Utilizando estas palavras-chave como exemplos:

Ideias de design para quartos de criança: Esta consulta de pesquisa é puramente informativa. No artigo, forneça algumas dicas úteis baseadas nos seus conhecimentos, e geralmente sugira como um serviço ou produto como o seu próprio pode ajudar. Está a plantar a semente de uma ideia, não a fazer um argumento de venda.

Serviços de design de interiores em Wrexham: Esta consulta sugere um leitor que está muito mais próximo de tomar uma decisão de compra. Estão à procura ativa de empresas numa área de serviços e estarão abertos a propostas de venda. Isto não significa que se deva lançar para um campo de vendas completo. Em vez disso, torne o seu conteúdo muito mais centrado no serviço, explicando os USP's do seu negócio e as razões pelas quais os clientes escolhem o seu serviço.

4) Faça com que seja do comprimento certo

Os profissionais de SEO derramaram muita tinta sobre o tamanho que um artigo de SEO deve ter. Como ninguém fora do Google sabe realmente como funciona o seu algoritmo de pesquisa, isto envolve necessariamente algum trabalho de adivinhação baseado no que funciona e no que não funciona - e isto muda com o tempo. Antigamente, os blogues mais curtos eram considerados melhores - cerca de 350 a 400 palavras - mas já não é este o caso. O Google valoriza o conteúdo autoritativo, pelo que os artigos mais indexados têm normalmente pelo menos 600 palavras.

Mas a orientação mais importante é fazer do seu artigo a extensão apropriada para o assunto que escolheu. Não vale a pena tentar fazer publicar um artigo para 800 palavras quando poderia ser feito em 400. A maioria dos blogues publica uma variedade de conteúdos, com cerca de 700 a 800 blogues de palavras, e mais longos, 1.000 a 1.500 blogues de palavras misturadas.

Blogs mais curtos são também aceitáveis como parte de uma mistura equilibrada de conteúdos, uma vez que nem todos terão tempo ou inclinação para se arrastarem através de um longo artigo de blogue, especialmente em alguns sectores. Mas não dependa de peças curtas para obter classificações altas no Google. Para o fazer, é necessário demonstrar o seu conhecimento da indústria.

Dê uma vista de olhos a alguns blogues de sucesso na sua indústria e tenha uma sensação do que funciona e do que não funciona.

O conteúdo ainda é rei quando se trata de geração líder e SEO. Para saber mais sobre o desenvolvimento da estratégia de marketing de conteúdos e blogues certos para o seu negócio, contacte-nos hoje. Na Local SEO Portugal oferecemos uma gama flexível de serviços de marketing para satisfazer as necessidades de todos os tipos de negócios.

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