Novembro 29, 2021

Como realizar uma Análise do SEO da sua Concorrência eficientemente

Fazer uma análise da concorrência é um aspecto fundamental da gestão de um negócio fisico ou digital. o seu site pode ocupar o primeiro lugar no google para uma determinada palavra-chave hoje, mas esse estatuto não é eterno. Com o tempo, outras páginas web - a maioria delas, de concorrentes - aprenderão a otimizar o conteúdo e a superar a sua página. É por isso que, a análise do SEO da concorrência precisa de ser encarada como uma iniciativa contínua, para qualquer negócio.

Muitas empresas consideram a análise da concorrência como garantida, pensando que elas aplicaram os maiores esforços no seu SEO. No entanto, não é bem isso que acontece na prática.  Há sempre algo que pode ser melhorado para obter melhores resultados e ficar à frente da concorrência. Estratégias de marketing baseadas em dados, como análise das palavras-chave do SEO da concorrência, podem ajudá-lo a perceber que táticas é que estão a funcionar para os seus concorrentes, e assim usar esse conhecimento nas suas próprias campanhas do SEO.

Análisa da Concorrência feita por profissionais

A análise da concorrencia é um dos elementos fundamentais de uma boa estratégia de SEO e um dos focos do nosso trabalho. Se pretender obter um estudo detalhado da estratégia da concorrência, fale com a nossa equipa e receba todos os detalhes que necessita para implementar um plano de sucesso para crescer o seu negócio.

Neste artigo, aprenderá:

  • O que é marketing orientado por dados?
  • O que é a análise do SEO da concorrência?
  • Como fazer análise do SEO da concorrência?
  • O que é uma ferramenta de análise do SEO de concorrentes?

Vamos começar.

O que é marketing orientado por dados?

O marketing orientado por dados, significa que cada decisão tomada numa campanha de marketing digital é baseada em dados coletados em pesquisas. A maioria desses dados é sobre o público-alvo da empresa ou clientes já existentes.

A otimização dos motores de busca enquadra-se nos métodos de marketing orientados por dados. Práticas de SEO mais específicas, como a análise das palavras-chave do SEO da concorrência e a análise do SEO da concorrência também são exemplos de marketing orientado por dados.

O principal objetivo do marketing orientado por dados é garantir que qualquer campanha de marketing atende a uma necessidade ou comportamento do cliente. Informações como análises online, tráfego das páginas web e taxas de conversão, são coletadas para entender o que é que as pessoas precisam ou desejam de uma empresa.

O que é a análise do SEO da concorrência?

Uma análise do SEO da concorrência, ou análise competitiva de SEO, centra-se na pesquisa do conteúdo e outros elementos do conteúdo, como os links e palavras-chave que um concorrente utilizou. Simplificando, é uma comparação do SEO entre duas páginas web concorrentes, inseridas num setor ou negócio semelhante.

A análise do SEO da concorrência pode incluir:

  • Análise das palavras-chave do SEO da concorrência
  • Análise de backlinks do concorrente
  • Análise de lacunas de palavras-chave
  • Análise de conteúdo principal

A análise do SEO da concorrência, é eficaz e eficiente porque não requer que comece a pesquisa do zero. Pode, simplesmente, observar o que os outros concorrentes estão a fazer e aplicá-lo aos seus próprios esforços de SEO.

Para ser eficiente, a maioria dos profissionais de marketing, usa uma ferramentas de análise do SEO da concorrência com o objetivo de simplificar o processo e coletar dados massivos sem muito trabalho. Essas ferramentas também são úteis para gerar relatórios de análise do SEO de concorrentes. Alguns exemplos de ferramentas de análise do SEO de concorrentes incluem Ahrefs, SEMrush e Moz.

Os profissionais de marketing aprendem a fazer a análise do SEO de concorrentes para manter as suas classificações e garantir que permanecem competitivos no seu setor.

Como fazer uma análise da concorrência

Agora é que respondemos, o que é análise do SEO da concorrência?  Sim, está na espreitar como é que se faz a análise da concorrência por etapas básicas. Tenha em conta que são etapas bastante comuns e que pode implementar imediatamente.

Etapa 1: Identifique quem são os seus verdadeiros concorrentes

O primeiro passo para aprender como fazer uma análise do SEO da concorrência é conhecer a concorrência.

A Moz recomenda conhecer quem são os seus verdadeiros concorrentes quando se trata de palavras-chave, porque nem todos os sites com classificação superior à sua, relativamente a uma determinada palavra-chave, são seus concorrentes.

É necessário que seja bastante expedito e preciso no processo de analise para descobrir quem é a sua verdadeira concorrência de SEO. Isso requer que faça uma comparação do SEO e pesquise várias palavras-chave e tome nota das 10 ou 20 principais páginas web que aparecem de forma consistente para todos elas.

Uma maneira de fazer isso é usar uma ferramenta de análise de SEO gratuita como o Ubersuggest e digitar uma palavra-chave. Na seção ideias de conteúdo, obtém uma lista de links e os domínios classificados para a palavra-chave. Vamos usar "Veterinário Barcelos" como palavra-chave, por exemplo.

No Ubbersuggest, pode ver que um dos domínios com melhor classificação para essa palavra-chave é a paginasamaelas.pt , que não está necessariamente no negócio de cuidados com animais de estimação, mas é uma organização de negócios.

Como o Ubersuggest é uma ferramenta gratuita, o número de palavras-chave e domínios de primeira classificação para a análise de SEO do concorrente pode ser limitado. Uma ferramenta de SEO paga como Ahrefs ou SEMRush pode ser necessária para se aprofundar nos dados de comparação de SEO e obter resultados precisos. A ferramenta de análise do concorrente SEMRush é mais avançada e possui inúmeros recursos que tornam qualquer parte da análise do concorrente mais fácil e rápida para si.

Etapa 2: conduzir a análise da página

A próxima etapa sobre como fazer uma análise competitiva é olhar para uma página web concorrente e identificar quais são as páginas com melhor desempenho. Que palavras-chave foram usadas nessas páginas, e como foram integradas no conteúdo?

Isso é denominado de análise de lacunas de palavras-chave. Esta é uma das sub-etapas da análise de SEO do seu concorrente, em que encontra palavras-chave nas páginas web de um concorrente, para as quais eles estão classificados e a sua página web, não. A ferramenta de análise de concorrentes do Ahrefs tem um recurso específico chamado Content Gap para identificar as palavras-chave classificadas em domínios específicos, que pretende pesquisar.

Ao descobrir as palavras-chave relevantes que também se aplicam ao seu negócio, pode criar uma página dedicada a classificar essas palavras-chave. Quando isto acontece, abrirá portas para ter mais oportunidades de redirecionar clientes para a sua página web, em vez de estes irem para as da concorrência.

Etapa 2a: Realizar uma análise dos backlinks do concorrente

Outra forma de fazer a análise da concorrência, é verificar as estatísticas dos backlinks de uma página web. Uma análise dos backlinks do concorrente envolve observar que páginas web estão vinculadas com o conteúdo e como é que isso afeta a classificação e autoridade de domínio. Pode obter informações valiosas, relacionadas com essa técnica orientada por dados, e conduzir uma estratégia semelhante de construção de backlinks para replicar os resultados.

Pode analisar estes aspetos nos backlinks de um concorrente:

  • Número de backlinks
  • Autoridade de domínio de páginas web vinculadas
  • Relevância do conteúdo vinculado

Depois de saber o que é que os seus concorrentes estão a fazer em termos de aquisição de backlinks, será mais fácil criar uma estratégia semelhante e implementá-la na sua própria página web.

Etapa 3: concentre-se em palavras-chave com alto ROI

Uma empresa popular pode aparecer numa boa classificação por dezenas de palavras-chave competitivas. Isso significa que também precisa de competir? Não necessariamente. Além disso, as grandes empresas têm um orçamento para garantir que são classificadas nas principais palavras-chave.

O especialista em SEO Neil Patel recomenda concentrar os esforços de análise do SEO da concorrência em palavras-chave capazes de gerar mais lucro ou receita. Tomando o exemplo do negócio da pet shop, não vale a pena tentar classificar os "melhores porta-chaves para cães" quando eles são vendidos por apenas 2 Euros, cada.

Pense no seu produto ou serviço de alto perfil e concentre os esforços na classificação de palavras-chave que tragam mais leads para esse produto ou linha de produtos específica. Ou crie um conteúdo que seja especialmente exclusivo e relevante para sua base de clientes, que a concorrência ainda não pensou em criar.

Numa campanha de análise do SEO de concorrentes sólidos, o sucesso depende principalmente de encontrar uma lacuna ou desconexão entre a concorrência e o público e preencher essa lacuna. Pode ser uma palavra-chave de baixa concorrência ou um artigo simples e útil muito pesquisado e que a concorrência ainda não criou.

Etapa 4: Crie e execute um plano de conteúdo

Após coletar os dados, a próxima etapa é usar esses dados para criar um relatório de análise do SEO da concorrência. Com base no relatório, poderá construir a estratégia de conteúdo do seu SEO. Para começar a fazer o plano de conteúdo, crie uma lista de palavras-chave ou uma lista de ideias de conteúdo e salve-a numa planilha simples ou use uma ferramenta como o Ahrefs.

A ferramenta de análise de concorrentes do Ahrefs disponibiliza um recurso integrado de adição de palavras-chave selecionadas, ou ideias de conteúdo numa lista específica, para que possa exportá-los numa planilha e criar um relatório de análise do SEO dos concorrentes, de forma rápida.

Etapa 5: Monitorize o progresso

Depois de publicar o novo conteúdo ou voltar a otimizar os antigos, precisa de monitorizar o desempenho. Devem ser feitas auditorias regulares às palavras-chave e devem ser gerados relatórios de análise do SEO da concorrência para verificar se a estratégia de análise competitiva funcionou ou não.

Pode usar qualquer ferramenta de SEO gratuita para isso, mas no Ahrefs, é necessário recorrer ao Explorador de palavras-chave e digitar a palavra-chave desejada. Em seguida, no lado esquerdo, clique em Traffic Share by Pages. Isso deve exibir as primeiras páginas e a sua posição.

Etapa 6: Cubra todas as bases com um modelo de análise do SEO da concorrência.

Há mais de uma maneira de implementar uma análise do SEO da concorrência de forma eficaz. Pode usar um modelo de análise do SEO da concorrência gratuito para o guiar. Ter um documento pronto ajuda-o a economizar tempo e organizar o projeto da análise do SEO da concorrência. Um modelo também torna o relatório de análise do SEO da concorrência mais preciso e rápido de gerar.

Obviamente que, uma análise completa da concorrência é um empreendimento que requer tempo e recursos, mas os resultados valem a pena. Se preferir terceirizar o trabalho, pode contratar uma agência de marketing digital especializada em serviços de SEO específicos, como análise do SEO da concorrência, franquia de SEO e SEO local. A Thrive é uma agência conceituada com anos de experiência, em análise do SEO da concorrência.

Conclusão sobre Análise da Concorrência em SEO

O que é o marketing orientado por dados, sem incluir os dados do concorrente na equação? Nem todos os proprietários de empresas conseguem comprometer-se a aprender a fazer análise do SEO da concorrência, pois são sobrecarregados com conceitos desconhecidos e isso pode parecer um processo difícil e complicado.

Outros podem não ter tempo para aprender os contornos de como gerar relatórios de análise do SEO da concorrência, usando software. No entanto, pode ser tão simples quanto observar o que os concorrentes estão a fazer e, de seguida, fazer melhor.

Apesar disso, muitos donos de empresas evitam fazer a análise do SEO da concorrência porque não têm pessoas ou recursos para o fazer. Nesse caso, a contratação de uma agência de marketing digital pode ser a melhor decisão para o seu negócio. Se necessita de ajuda profissional, a nossa equipa está pronta a ajudar.

Análise da concorrencia em SEO

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