Antes de fazer parceria com uma agência de marketing online, certifique-se que sabe com quem vai trabalhar.
Uma agência de marketing digital online pode ser um parceiro valioso para o seu negócio, no entanto poderá não se aperceber de tudo o que poderá fazer por si. Como um gestor de vendas ou de marketing, o seu trabalho é trazer clientes pela porta da frente do seu negócio.
Hoje em dia , mais de 80% dos clientes fazem pesquisa online antes de decidirem o que comprar, o que significa que é imperativo desenvolver uma presença online robusta que se envolva e atraia os clientes ao longo da sua jornada. Uma agência de marketing digital pode fazer isto por si e muito mais.
O que é Marketing Digital Online?
Marketing digital é uma estratégia multifacetada que tem como objetivo alcançar e construir relações com os clientes online, ao longo de uma diversidade de canais, para os levar a fazer uma compra e mais comprar no futuro.
Os resultados do marketing digital são dramáticos. Ter um blog, pode por si só, trazer 65% mais contactos comparativamente a uma empresa que não faz qualquer criação de conteúdos. SEO também impulsiona uma taxa de conversão de 14,6%, o que é dramaticamente mais alto do que os 1,7% originários de outros métodos convencionais.
Marketing digital Online consiste nas seguintes táticas:
- Marketing de conteúdo
- SEO – otimização para motores de pesquisa
- Marketing de vídeo
- Marketing para dispositivos móveis
- Publicidade online
- Email Marketing
- Marketing de redes sociais
Uma agência de marketing digital online utiliza uma variedade de táticas, estratégias e ferramentas online para ajudar os negócios a alcançar os seus objetivos de marketing e vendas. Isto pode fazer com que o planeamento e execução de uma campanha de marketing digital seja um projeto desafiante para a maioria dos profissionais singulares e departamentos de marketing de pequenas dimensões.
Dado o alcance do marketing digital, é útil olhar para os mais populares tipos de agências de marketing digital e os serviços que oferecem.
7 Tipos de agências de Marketing Online em Portugal
Escolher uma agência de marketing online pode ser desafiante caso não esteja familiarizado com a indústria. Algumas agências especializam-se numa só indústria ou serviço enquanto outras são mais abrangentes no que respeita aos serviços que oferecem. Lembre-se que a melhor opção para o seu negócio dependerá do seu orçamento, dos seus objetivos e de como pretende que seja feita a sua estratégia de marketing digital. Abaixo pode encontrar os 7 tipos mais comuns de agências de marketing digital online:
1. Agência de Marketing Digital
Uma agência de marketing digital alcança os seus clientes através marketing omnicanal, vários canais de marketing, ou um único canal de marketing. Com marketing de vários ou um único canal, as agências interagem com os clientes em um ou em vários canais de marketing como websites, blogs, email, redes sociais e mais. No marketing omnicanal pressupõe-se que a agência ofereça aos seus clientes uma experiência similar ao longo de todos os canais e dispositivos durante todo o ciclo de vida. Uma agência de marketing digital não oferece por norma serviços tradicionais de marketing.
2. Agência de Marketing digital “Full Service”
Uma agência de marketing digital “full-service” tende a ser maior do que os outros tipos de agências e oferecem uma variedade de serviços de marketing digital. Os negócios normalmente optam por esta opção porque contam com uma maior experiência em realizar projetos específicos que os negócios necessitam, tais como campanhas de acompanhamento de contactos ou redesig de websites. Estas agências trazem mais “músculo” a departamentos de marketing já existentes a um preço mais baixo do que reformular toda a equipa.
3. Agência de marketing de entrada
Uma agência de marketing de entrada oferece táticas e estratégias de entrada de marketing, que difere das estratégias de saída tradicionais. Agências de entrada procuram posicionar os negócios online de forma a que os clientes os possam localizar, construindo confiança ao longo do tempo e eventualmente gerar vendas. Estratégias de entrada podem produzir resultados significantes ao longo do tempo, mas requerem tipicamente um horizonte temporal maior (seis meses a um ano ou mais), até que os contactos e vendas aumentem.
4. Agência de SEO
Agências de marketing digital que se especializam em SEO ajudam os websites dos seus clientes a obter uma melhor classificação nos resultados das pesquisas. Contam com especialistas que fazem o seguinte:
- Pesquisa de palavras chave
- Auditorias de websites
- Auditorias de backlinks
- Conteúdo de websites e blogs
- Verificação da Metadata (qualidade dos URL´s, titulos, descrições, etc)
- Otimização de descrições de vídeo
- Construção de links
- Outros
Uma empresa de SEO utiliza uma variedade de análises de dados e ferramentas de desenvolvimento de websites como Google Analytics, Google Search Console, SEM Rush e SEO Moz. As agências de SEO têm por hábito a adoção antecipada das melhores práticas de otimização de motores de pesquisa, incluindo a conformidade com o algoritmo em constante mutação da Google.
A Local SEO é uma agencia especializada em SEO mas os nossos elementos tem experiencia nos mais diversos campos de marketing digital para garantir uma análise e implementação eficaz de estratégias que geram resultados para os nossos clientes. Se tiver interesse em ter uma avaliação do seu negócio pode obter uma auditoria de SEO gratuita ainda hoje.
5. Agência de anúncios digitais pagos (PPC)
Pesquisa paga, ou publicidade paga, é outra forma de gerar tráfego para o website de um negócio. Ao contrário de tráfego orgânico grátis, o tráfego pago envonve que se gaste dinheiro para licitar em palavras chave e posicionamento de anúncios nos resultados das pesquisas. Anúncios digitais podem aparecer em websites, SERP´s e canais de redes sociais.
As agências de anúncios digitais sabem como chamar a atenção para os negócios dos clientes, com anúncios ricos em palavras chave que vão de encontro ás melhores práticas das plataformas digitais onde os anúncios aparecem. Serviços populares incluem anúncios no Facebook, Instagram, Twitter, Google Ads Manager e Youtube.
6. Agência de redes sociais
As empresas recorrem a agências focadas em redes sociais quando necessitam de ajuda no estabelecimento e gestão da presença nas redes sociais. Estas agências podem gerir e criar conteúdo e ativar publicidade nas plataformas como Facebook e Instagram. Também oferecem serviços relacionados com resposta e reação ás interações dos clientes nas redes sociais. Oferecem igualmente contactos com infuencers e promovem o marketing de afiliados.
7. Agência de Web Design
Uma agência de web design é composta por designers que constroem websites customizados e otimizados, para negócios. Estes designers tratam do aspeto e funcionalidade das páginas, quer seja para um novo site de uma marca, uma actualização de um site já existente ou um projeto mais pequeno. Estas agências oferecem serviços tais como design de experiência do utilizador e de interface do utilizador (UX/UI), criação e armazenamento de imagens, desenvolvimento web e hospedagem web.
Consultoria de Marketing Digital Online
Um consultor de marketing digital é um profissional que poderá ou não estar afiliado a uma agência de marketing digital. Estes consultores têm um conhecimento alargado sobre marketing digital e podem ajudar os negócio a definir estratégias neste campo. Podem identificar fraquezas na sua estratégia atual, propor melhorias e implementar formas de obter mais ganhos. Também têm uma rede de contactos com outros profissionais da área ou agências que podem referenciar para mais assistência. A nossa equipa é composto por vários consultores de Marketing Digital e SEO que o podem ajudar a perceber qual a melhor abordagem para o seu negócio.
O que faz uma agência de marketing digital?
As empresas trabalham com agências de marketing digital devido á sua experiência em marketing online. As agências conhecem as últimas tendências, as melhores práticas e as melhores ferramentas e estratégias necessárias para obter sucesso no marketing digital.
Abaixo pode ver o que é espectável de uma agência de marketing digital:
Estas agências fazem com que o tráfego orgânico do seu website cresça
O objetivo geral de qualquer agência de marketing digital é gerar o máximo de tráfego possível para um website de uma empresa. OS profissionais de marketing nas agências digitais sabem os prós e contras de marketing de entrada, as jornadas dos clientes e os algoritmos dos motores de pesquisa. Quando trabalha com uma agência de Marketing Digital, o tráfego orgânico (tráfego de pessoas que encontram o seu site online através de um motor de pesquisa) para o seu site vai aumentar. O seu website irá atrair mais contactos com menos custos. Estes contactos serão de maior qualidade o que os levará provavelmente a fazer uma compra.
Agências de marketing digital geram contactos prontos a fazer compras
Os profissionais das agências de marketing digital irão conhecer o seu negócio, os seus objetivos de marketing, o seu funil de vendas e o seu mercado alvo ideal. Adicionalmente, terão conhecimentos das mais variadas táticas de marketing como marketing de conteúdo, marketing de redes sociais, web design e SEO.
No seu funil de vendas, diferentes táticas de marketing de entrada são mais eficazes do que outras com base no posicionamento dos seus contactos no funil de vendas. Quando trabalha com uma agência de marketing digital, será capaz de ter a sua mensagem espalhada ao longo dos meios online mais adequados, no tempo certo para cada contacto dentro do seu funil de vendas. Uma agência de marketing digital irá ajudá-lo a gerar contactos com uma intenção de compra alta, movendo estes contactos do topo para o fundo do seu funil de vendas.
Agências de marketing digital expandem o alcance da sua marca
Os seus clientes estão online. Você sabe disso e todas as gências de marketing digital sabem disso. Uma vez que as agências de marketing digital são especializadas em promover marcas online e criar relações online com clientes, elas sabem como expandir a visibilidade da sua marca online. Ao trabalhar com uma agência de marketing digital, o seu website irá ter mais visibilidade a partir da pesquisa das palavras chave e desenvolvimento do perfil do comprador feito através da agência. Se optar por uma agência de marketing digital para desenvolver o seu marketing de redes sociais, a sua marca irá ganhar presença online adicional nas mais variadas plataformas de redes sociais.
Agências de Marketing Digital melhoram o seu marketing completo
A agência de marketing digital que escolher deverá funcionar como um género de extensão da sua equipa de Marketing. O que faltar à sua equipa de marketing em termos de conhecimento ou de tempo, é o que a agência deverá complementar.
Uma agência de marketing digital irá identificar fraquezas nas suas atividades de marketing atuais. Se a sua equipa de marketing for pequena, provavelmente não irá ter a experiência necessária para que a sua campanha de marketing digital seja eficaz. Por exemplo, necessitará de web design, SEO, relações públicas, marketing de email e marketing de redes sociais. Você poderá não contar com experiência em todas estas áreas.
Uma empresa de marketing digital como a Local SEO oferece por outro lado:
- Otimização de motores de pesquisa
- Publicidade “pay-per-click” (PPC)
- Marketing de redes sociais
- Automação de marketing
- Marketing de conteúdos
- Email Marketing
- Produção vídeo
- Coordenação de eventos
- Desenvolvimento de websites
- Planeamento e implementação de estratégias
Uma agência de marketing digital é adequada ao seu negócio?
Antes de contratar uma agência de marketing digital online é necessário que primeiro identifique as necessidades reais da sua empresa. Necessita de ajuda para melhorar o seu conteúdo, implementar mudanças ao seu SEO, ou re desenhar o UX do seu website? Depois terá de avaliar as capacidades de marketing da sua empresa como habilidades e pontos fortes para determinar se uma agência, e de que tipo, pode beneficiar o seu negócio. Já tem uma equipa interna que necessita de ajuda ou todo o seu marketing é feito através por sub contratação?
Uma vez que faça estas perguntas, terá uma ideia mais clara sobre se trabalhar com uma agência é a melhor escolha. Também terá de saber que tipos de serviços de marketing digital a sua empresa necessita.
Vai contratar uma agência de Marketing Digital? Faça estas questões
No momento da escolha de uma agência de marketing digital, certifique-se que faz a sua pesquisa previamente. Terá igualmente de saber quais são os seus objetivos de marketing digital e o grau de envolvimento que deverá ser aplicado na construção de uma campanha de marketing digital.
Abaixo encontra algumas questões que deverá colocar às agencias de marketing digital com quem tem intenções de trabalhar:
- Irá existir uma pessoa de contacto designada ou um gestor de projeto?
- Quem irá executar o projeto serão especialistas internos ou freelancers?
- Qual a dimensão do nosso contrato relativamente a outros em que a agência esteja envolvida?
- Quais as ferramentas e softwares que serão utilizados?
- Qual o perfil de um bom cliente para a vossa agência? E de um mau cliente?
- Quais KPI´s utilizam para medir o sucesso e de que forma isto será comunicado nas reuniões de rotina?
- O que podemos esperar nos primeiros 90 dias (ou num periodo equivalente de ínicio) de contrato?
- Qual a periodicidade com a qual seremos informados sobre a evolução da vossa campanha de marketing digital?
- Qual é a estrutura de preços da vossa agência?
- Existem provas de sucesso de empresas como a vossa?
- O que indicam os testemunhos, classificações ou opiniões do Google?
Deve assegurar-se que está a tomar a melhor decisão para o seu negócio antes de entregar as rédeas a uma agência de marketing digital.
O que diferencia a Local SEO?
Na Local SEO, somos apologistas da estratégia de marketing personalizados, porque é desenhada para ir ao encontro da forma como os clientes de hoje em dia pensam. Podemos ajudar o seu negócio a atrair clientes quando estes estão prontos para fazer uma compra, em vez de lhes ligarmos e ficarmos na esperança de que estejam prontos para fazer essa compra.
Para isto, necessitamos primeiro de perceber como podemos melhorar o seu marketing. Sabemos que cada negócio é diferente portanto uma abordagem igual aos restantes negócios não irá certamente resultar. É por isso que utilizamos o nosso método de 6 passos de marketing para localizar falhas na sua máquina de marketing. Com este processo, iremos rapidamente identificar os problemas no seu funil de vendas e de marketing e trabalhar numa estratégia para os resolver.
A nossa equipa tem um vasto conhecimento sobre todos os aspetos do marketing e podem localizar áreas de melhoria rapidamente. No entanto, cada marketeer tem o seu “superpoder”, quer seja escrever conteúdo sensacional, gerar mais tráfego do que alguma vez achou possível ou criar gráficos que são autênticas obras de arte. Isto significa que cada membro da nossa equipa pode providenciar as mudanças que necessita que aconteçam.
Algums dos aspetos que a equipa na nossa agência de marketing digital, focada em resultados incluem:
- Crescimento de tráfego orgânico do seu website
- Gerar e manter contactos com intenção de compra
- Usar novos canais para expandir o alcance das marcas para aquisição de clientes
- Aumentar a receita
- Reduzir o custo de aquisição de contactos
Local SEO: Uma agência de marketing digital focada em informação, que o ajudará a aumentar receitas e vendas
Marketing digital eficaz pode atrair contactos e gerar clientes para o seu negócio, mas fazê-lo você pode ser um processo entediante, que consome muito tempo e é caro. Por esta razão, muito negócios optam por contratar uma agência de marketing digital online externa.
Está pronto para trabalhar com uma agência de marketing digital? Descubra como podemos melhorar a sua presença online e gerar vendas! Fale connosco ainda hoje e receba um orçamento à sua medida gratuitamente.